"TOSCA" EM CONCERTO NO THEATRO MUNICIPAL DE SP. CRÍTICA DE MARCO ANTÕNIO SETA NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.


          

  Quem vê esta foto, fica até com vontade de assistir a "Tosca" encenada verdadeiramente como ela foi escrita, quando estreou no Teatro Costanzi, em Roma, a 14 de janeiro de 1900.

A fonte da história é o drama homônimo de V. Sardou (1831-1908); cujo argumento é de efeito extremamente truculento, com violentas emoções, suspense, caracteres fortes e resoluções drásticas. Pensamos também na vitória de  Napoleão Bonaparte em Marengo, nas lutas políticas de Cavaradossi e Angelotti, na crueldade e vilania de Scarpia e no amor sincero entre Tosca e Mario.  
                 Quando iniciou sexta-feira a versão da ópera em concerto no Theatro Municipal, notou-se a aparência de um concerto sinfônico, com muita força induzida na regência de Minczuk, em andamentos acelerados e inadequados, poucas nuances em partitura tão rica e bela. Muito barulho e pouca musicalidade. 
                  O tenor Attala Ayan destacou-se com uma apresentação de alto nível: voz em fraseados bem projetados, agudos bem colocados e um timbre que já se ajusta  ao lírico spinto,  o fazem realizar uma performance musical equilibrada entre os momentos mais românticos e os dramáticos. Muito aplaudidas suas árias Recondita armonia e E lucevan le stelle. 
                  Leonardo Neiva entrou pelo corredor da plateia, para encarnar o prepotente e cruel  Scarpia,  realmente não possui o registro dramático que o papel requer. Portanto qualquer esforço para suprir a tessitura vocal do personagem, torna-se em vão. 
                  No papel de Tosca ouvimos o soprano  Carmen Giannattasio, a qual já conhecíamos de sua participação no Requiem, de Verdi, aqui no Theatro Municipal, em 2011. Expressiva e musical em seu canto, a voz encorpou e seus agudos são poderosos. A sua leitura de "Vissi d'arte" emocionou o público pela sutileza e no dueto do Ato I "Mario! Mario!....deu ótima leitura. 
                   O Coro Lírico Municipal emprestou as suas vozes para engrandecer o Ato I no majestoso Te Deum que encerra com pomposidade aquele Ato. O Cesare Angelotti foi deficiente na voz de Andrey Mira, (bem como no Carcereiro). Leonardo Pace foi o Sacristão e o Sciarrone; Ricardo Gaio (Spoletta) e Isabella Lucchi (Pastor) satisfatórios. 
Escrito por Marco Antônio Seta, em 12 de Agosto de 2023.
Jornalista inscrito sob nº 61.909 MTB / SP

Comentários

  1. Péssimo o Baritono! Faltava tudo!

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  2. MASeta parece ter usado a expressão adequada - "muito barulho, pouca musicalidade" - por parte da regência, que, aliás, parece bem complicada desde os anos do Rio de Janeiro.

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    1. ah ta, o rio é um e exemplo de boa música, melhor fase ficou muito para trás, tudo decadente , já foi melhor, não se compara nem se longe com o theatro de sp

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  3. Gostei muito, acredito que o Tenor tende a evoluir, suas notas soavam forçadas em algumas passagens, sublime soprano, irretocável. Baritono (melhor guardar o comentário…) orquestra e coral sempre de bom nível)

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  4. Nota 7, poderiam ter escolhido melhores cantores, sobretudo masculino, o Tenor até que não foi tão péssimo, já esse Scarpia poderia ter saído pela plateia e não entrado. Concordo com o autor, parecia uma fanfarra da escola Naval essa orquestra. Coral não comprometeu. Soprano muito bem, mesmo podendo ser alguma brasileira…

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  5. Realmente poderiam escolher melhores cantores para o Scarpia e os demais ( masculino ); porém fica mais fácil assim, para um maestro que não quer esquentar a cabeça com ópera.

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    1. acho melhor você não ir, não entende nada. presta um péssimo serviço

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    2. Disse tudo! So salvou o soprano!

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    3. A culpa não está no Baritono e sim em quem o escolheu para esse papel. De fato ele não detém voz para esse papel, nítido no Te Deum, foi consumido pelo coro e orquestra em consequência o segundo ato foi muito ruim, o mesmo o tenor, que acompanho já há anos e o admiro, esse papel não é para ele, forçou o timbre escurecendo a voz e nitidamente calava vários sons, logo de início na última frase da primeira ARIA, muita força empurrando o som e assim por diante. A Soprano era a única justa para o papel, voz e presença cênica, Prima Donna di Classe. Sobre o maestro, ele tenta fazer bonita, mas é muita cena e pouca música. Pontos positivos aos coadjuvantes e coral que não comprometeram. O Problema está na direção Artística e não nos cantores.

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  6. Pena que foi em forma de concerto…

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  7. o melhor espetáculo de todos os tempos, municipal tem o melhor palco e público da cidade, dispensa críticos falidos que se acham. sucesso incomoda mesmo, quem entende de música entendeu a força do espetáculo. orgulho de ser brasileiro e ver nossos cantores no palco e nossos músicos com nosso melhor maestro

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    1. Que comentário mais corporativista! Beira o ridículo. Dizer que uma ópera apresentada em forma de concerto é o melhor espetáculo de todos os tempos, é hilariante. Mais um que não sabe conviver com críticas, ainda que algumas delas possam ser injustas ou infundadas.

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    2. estou falando de música pura, sem intervenção de cenários pobres e minimalistas, foi mesmo. quem aprecia a boa música entendeu, sem manifestação política. fale o que quiser, mas ver uma teatro lotado toda vez que tem espetáculo, com toda sua diversidade, mostra que críticos não são tão importantes quanto acham. se vai já para falar mal então não vai, vai assistir espetáculo no rio então, na bahia, mas não enche o saco

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  8. Scarpia deveria ter morrido antes do 1 ato. HORRÍVEL! Vergonha! LactoPurga da ópera!

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    1. Ruim mesmo, nossa😳Acabei de ver no insta dele que acabou de ser contratado pela Ópera se Viena para ser residente . Péssimo

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    2. O fato de ser ou não contratado não lhe Tira o Título de pior da noite! Aliás há anos a ópera de Viena é pura decadência, com cantores residentes de vários países que se submetem a baixos salários e fazem qualquer coisa… coitado do novo contratado!

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    3. Vixi , vai falar mal de Viena, deve ser outro frustrado

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    4. Frustrado ficou o Público…

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    5. Residente em Teatro de Ópera é igual durepox. Custa pouco e Só serve pra tampar buracos… ainda mais nessa idade. Vai Não Léo! Isso é furada!

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  9. Lendo os comentários de vocês todos, alguns dá vergonha. Qual a casa de São Paulo que mais atrai público, parece que só tem gente amarga, que vai para falar mal, quando vocês vão a um restaurante e não gostam da comida vocês voltam? Só mesmo quem é infeliz volta, já que falam tão mal dos solistas, do teatro, do maestro , da programação , fiquem em casa, não voltem. Parem de sofrer e atrapalhar o sucesso ! Gente pequena .

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    1. Arte e crítica são complementos, opniões melhoram o produto…

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  10. A crítica acima é de um Sr. abalizado em ópera e que conhece o meio operístico há décadas. Viu grandes barítonos (Scarpia) e os melhores maestros de ópera. Não é com essa versão que ele se convencerá de um grande espetáculo. Chega de enganar o público com cantores sem qualidades, mal escolhidos e muito ruins.

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  11. Muito ruim o Scarpia de Leonardo Neiva nessa versão concerto. Péssimo, chega de enganação.

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    1. Você deve ser um cantor mal resolvido kkkkkk

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    2. Péssimo Leonardo Neiva! Beira o ridículo!! Chega de enganar, o público não é Palhaço!

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  12. Sabemos que o Brasil não é um celeiro de ópera! Porém tem cantores melhores que esses ai, Atalla era um otimo cantor, mas aqui decepcionou muito. Uma pena… já o Neiva, deveria não ter aceito, em outros papéis ele se defende, aqui não.

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  13. Excelente crítica! Faz jus os comentários acima, o Baritono não tem o peso para esse papel, não quer dizer que seja ruim, mas aqui não se enquadra!

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  14. Até quando vai a ópera . Estou no interior e quero muito assistir.

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  15. onde anda o tenor Richard Bauer, ninguém chama ele pq? Vários papéis que ele podia ter feito e nada? Realmente o Leonardo vai mal e fez vários papéis, esse tipo de acerto empresário - maestro - cantor, tem que acabar. Audição existe ainda? Carmen foi a melhor!

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    1. Exatamente! Ele é bem melhor que esse Atalla, ainda mais pra esse papel.

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    2. Leonardo é horrível! Jamais deveria por os pés nesse
      Teatro!

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  16. Convenhamos que Leonardo foi uma escolha ruim, mas ele tentou fazer o que pode. Acredito que ele saiba o quanto difícil foi pra ele e não fará mais esse papel. Léo estamos com vc! Força amigão!

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    1. Isso! Força Léo. Se
      Supere, você pode mais. Estamos com você.

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    2. O artista tem que ter bom senso, uma cantor como o Neiva deveria saber seus limites. Ainda mais sendo “professor” tá na hora de entenderem o que é cantar e ensinar…. Não dá pra ficar se vangloriando e subir no palco e fazer esse papelão

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  17. Título: Ganzo Affogato vai pra Léo Neiva

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  18. O cara além de não ter voz para o papel (baritono) vem ainda sem saber a letra de cor! Muy Profissional!

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    1. Vergonhoso mesmo! Pior que quem paga somos nós… tem que banir isso e logo!

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  19. Ópera Tosca e o Scarpia é Tosco!

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