GERSHWIN : UM DOS MAIORES COMPOSITORES NORTE-AMERICANOS. ARTIGO DE SPARTACO NOTTOLI NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.



 No dia 26 de setembro nasceu o compositor Jacob Gershowitz, conhecido posteriormente como George Gershwin (1898, em New York, USA).

Gershwin foi um dos maiores compositores norte-americanos; devido a sua morte prematura, como ocorreu com tantos outros músicos, privamo-nos de uma produção musical muito mais rica do que a que ele nos legou. Mesmo assim, suas obras permaneceram como um ponto de partida para outros compositores, que, aproveitando gêneros populares, como o jazz, os incorporaram em suas composições.

Entre suas obras, podemos destacar a ópera "Porgy and Bess", a "Rhapsody in Blue" e o concerto em fá maior, ambos para piano e orquestra, e o poema sinfônico "An American in Paris".

Ele escreveu a maioria de seus trabalhos vocais e teatrais em colaboração com seu irmão mais velho, o letrista Ira Gershwin, cujas letras fluentes e espirituosas, muitas vezes pontuadas com gírias, trocadilhos e jogos de palavras, receberam quase tanta aclamação quanto as composições de George.
Ele recebeu somente uma indicação para um Oscar, por "They Can't Take That Away From Me", escrita juntamente com seu irmão Ira, para o filme Shall We Dance de 1937.
George Gershwin, com 39 anos incompletos, percebeu que algo estava errado com a sua saúde. Passou a sofrer desmaios, dores de cabeça e lapsos de memória. No começo de julho de 1937, teve um desmaio e entrou em coma. Os médicos detectaram um tumor no cérebro em estado avançado.
Na manhã do dia 11, George Gershwin morreu ao lado do irmão, em Hollywood, na Califórnia.
Spartaco Nottoli

Comentários

  1. Obgda por compartilhar o texto. Minha mãe, fã da dupla de irmãos ,foi quem me apresentou ao mundo maravilhoso de Gershwin.

    ResponderExcluir

Postar um comentário