CAMARGO GUARNIERI: UM DOS GRANDES NOMES DA MÚSICA ERUDITA BRASILEIRA. ARTIGO DE SPARTACO NOTTOLI NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.


 

Dia 1º de fevereiro: comemoramos o nascimento de um dos grandes nomes da música erudita brasileira, Camargo Guarnieri (1907, em Tietê, Estado de Sao Paulo).

Guarnieri é, com toda a certeza, um dos principais nomes no cenário musical do Brasil; regente e pedagogo, ele exerceu grande influência sobre os compositores ditos nacionalistas.
Ele deixou um legado dos mais consistentes de toda a história da música brasileira - são mais de setecentas obras. De acordo com o escritor Vasco Mariz (em sua História da Música no Brasil), o catálogo das obras de Camargo Guarnieri "é o maior conjunto de criação musical que o Brasil produziu, depois de Villa-Lobos, e não lhe fica muito atrás nem em número, nem em qualidade."
Faleceu em São Paulo em 13 de janeiro de 1993, após ter sido agraciado com o prêmio “Gabriela Mistral”, pela OEA, como “Maior Compositor Contemporâneo das Três Américas”.
Spartaco Nottoli

Comentários