EM CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA, THEATRO MUNICIPAL DE SP APRESENTA "RESSURREIÇÃO", CLÁSSICO DE GUSTAV MAHLER.

                                                   Foto: Rafael Salvador/Divulgação

Após 130 anos desde a data de sua finalização pelas mãos de Mahler, Ressurreição será apresentada no Municipal de São Paulo, com a participação da soprano Marly Montoni e da mezzo-soprano Carolina Faria, celebrando o feriado de páscoa nos dias 29/03, às 20h, e 30/03, às 17h

A Sinfonia nº 2, mais conhecida como Sinfonia da Ressurreição, é uma das obras mais bem-sucedidas e conhecidas do regente e compositor tcheco-austríaco Gustav Mahler. Partindo da questão "por que se vive?", atravessando a liturgia cristã, esta obra narra a vitória sobre a morte e a redenção final do ser humano. Com a Orquestra Sinfônica Municipal, regida por Roberto Minczuk, o Coro Lírico Municipal e o Coral Paulistano, o espetáculo será apresentado na Sala de Espetáculos nos dias 29/03, às 20h, e 30/03, às 17h, com duração de 80 minutos e ingressos de R$12 a R$66 (inteira).

Além dos corpos artísticos da casa, Ressurreição contará com a participação da soprano Marly Montoni e da mezzo-soprano Carolina Faria. Montoni estreou no Theatro Municipal de São Paulo em 2017 como Leonora em Fidelio, de Beethoven. De lá pra cá, trabalhou sob direção musical de nomes como Silvio Viegas, Luiz Fernando Malheiro, André dos Santos, Ligia Amadio e Pedro Messias. Já Carolina Faria, iniciou sua vida artística profissional aos 19 anos no coro

do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e trabalhou em vasto repertório de ópera, oratório, canção sinfônica, música de câmera e vanguarda, com especial ênfase à Música Brasileira Colonial e honrosa participação gravações históricas.

“A escolha de fazermos a segunda sinfonia na Semana Santa, é por tratar do assunto da ressurreição”, explica o maestro Roberto Minczuk. “O texto reflete a crença de que haverá um dia onde todos ressuscitarão dos mortos, como vários textos falam sobre a ressurreição, inclusive, a bíblia que foi o texto que mais inspirou Mahler neste momento. Ela reflete certa esperança”, pontua.

Formada por dez trompas, oito trompetes, grande número na percussão, cordas, grande coro e duas solistas, esse é provavelmente o trabalho mais aclamado de Mahler, que até hoje exerce influência na cultura erudita e popular. Curiosamente, a obra ganhou destaque no filme Maestro, dirigido por Bradley Cooper, sobre a vida do compositor, maestro e regente Leonard Bernstein, que concorreu à categoria de Melhor Filme no Oscar.

A morte é tema recorrente em Mahler. Após terminar a composição de sua Primeira Sinfonia (1888), iniciou o Poema Sinfônico chamado Totenfeier (Rito Funeral). Em seguida, começou a trabalhar com a ideia de continuar a composição, escrevendo nos moldes da grande Sinfonia, como a Nona de Beethoven.

“A sinfonia que começou como de fato um poema sinfônico fúnebre. O primeiro movimento é um grande cortejo fúnebre e trata-se da trajetória de um de um herói, de uma pessoa estimada. Os demais movimentos refletem sobre as alegrias passadas, vividas na terra. O grand finale fala sobre a esperança, da glória da vida após a morte”, finaliza.

Assessoria de imprensa

Laila Mahmoud - (11) 99183-3223

laila.mahmoud@theatromunicipal.org.br

André Santa Rosa - (82) 99329-6928

andre.lima@theatromunicipal.org.br

SOBRE O COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes

e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras).

Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado. Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebido para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.

Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.

Quem apoia institucionalmente nossos projetos, via Lei de Incentivo à Cultura: Nubank, Bradesco, IGC Partners, Lefosse, Banco Daycoval e Grupo Splice. Pessoas físicas também fortalecem nossas atividades através de doações incentivadas.

SOBRE A SUSTENIDOS

A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, do Theatro Municipal de São Paulo e dos programas Musicou, Som na Estrada e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Big Bang. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Quem apoia nossos projetos: Nubank, CTG Brasil, VISA, Bradesco, IGC Partners, Lefosse, Banco Daycoval, Bayer, Cipatex, Sicoob, Grupo Splice, Lei Paulo Gustavo e Microsoft.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas