BRUNO MADEIRA E PAULO GORI NO RECITAL DO CENTRO DE MÚSICA BRASILEIRA NO MACKENZIE HIGIENÓPOLIS.


 

No dia 13 de abril, sábado, às 18h, o Centro de Música Brasileira apresenta dois grandes músicos premiados, o violonista Bruno Madeira e o pianista Paulo Gori, no Mackenzie Higienópolis. Grátis!

Bruno Madeira interpreta Camargo Guarnieri, Eunice Katunda, Maria Ignez Cruz Mello, Osvaldo Lacerda, Radamés Gnatalli, Sergio Assad e Villa-Lobos. Em 2022, o violonista lançou seu primeiro álbum, “Colunas” (ProAC/SP), com música latino-americana para violão solo.

Paulo Gori tocará obras de Brazílio Itiberê, Lorenzo Fernandez, Osvaldo Lacerda e Villa-Lobos. Em 2017, participou da gravação da obra integral para piano de Osvaldo Lacerda.

Programa

1ª parte - Bruno Madeira (violão)

Heitor Villa-Lobos - Prelúdio nº 1
Camargo Guarnieri - Valsa-choro nº 1
Osvaldo Lacerda - Melodia
Eunice Katunda - Prelúdio nº 1
Maria Ignez Cruz Mello - Desterro - Noite
Sérgio Assad - Valseana
Radamés Gnattali - Pequena Suíte

2ª parte – Paulo Gori (piano)

Osvaldo Lacerda
Brasiliana n° 1 (Dobrado, Modinha, Mazurca e Marcha de Rancho)

Valsa nº 1

Suíte n° 1 (Dobrado, Choro, Toada e Baião)

  

Villa-Lobos - Saudades das Selvas Brasileiras I & II

Lorenzo Fernandes – Valsa Suburbana

Brazílio Itiberê –  A Sertaneja Opus 15 (Fantasia característica sobre temas brasileiros)

 

Currículos

Bruno Madeira é premiado em mais de vinte concursos nacionais e internacionais e vem se destacando como solista, professor e pesquisador. Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas, o violonista se apresentou como solista e camerista (em duos com flauta, piano, canto e violino) em diversos festivais, salas e séries de concerto do Brasil, Argentina, Alemanha, Equador, República Tcheca e Eslováquia. Em 2022 lançou seu primeiro álbum, “Colunas” (ProAC/SP), com música latino-americana para violão solo. Foi professor da Universidade do Estado de Santa Catarina e da Universidade Federal de São Carlos e é regularmente convidado para realizar concertos e masterclasses em universidades, conservatórios e festivais.

Paulo Gori é um pianista brasileiro premiado no prestigioso Concurso Internacional de Piano “Rainha Elisabeth” em Bruxelas, e no Concurso Internacional de Piano “Paloma O’Shea” em Santander na Espanha. Suas apresentações pela Europa incluíram concertos com orquestras como a Bach Solisten na Alemanha, a Orquestra Nacional da Bélgica, além de inúmeros recitais e concertos de música de câmara. Empenhando na divulgação da música brasileira de concerto, resgatou obras fundamentais ausentes das salas de concerto, como as “Fantasias Brasileiras” para piano e orquestra de Francisco Mignone, e o Concerto para piano e orquestra de Souza Lima. Apresentou em primeira audição com a presença dos compositores a 2ª Sonata para piano de Villani-Côrtes em 2002, e a 1ª Suíte Brasiliana de Osvaldo Lacerda em 1966, obra que veio a gravar posteriormente para a Coletânia da Obra Integral desse compositor. Em concerto comemorativo aos 65 anos da OSB - Orquestra Sinfônica Brasileira, foi solista no 4º Concerto de Saint-Saëns no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a batuta de Ira Levin. Artista versátil e dono de vasto repertório abrangendo até o modernismo, abriu com recital solo executando obras de Schoenberg, Webern, e Berg o “Ciclo Contrapontos Vienenses” da Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro. Em parceria com o célebre violista húngaro-brasileiro Perez Dworecki gravou os CD’s “O Canto da Nossa Terra”, “Gaiato” (indicado ao Prêmio Tim de Música em 2005) e “Bach & Vivaldi” lançado em 2007. A convite da pianista Eudóxia de Barros participou da gravação da obra integral para piano de Osvaldo Lacerda lançada em 2017. Se apresentou no Equador na cidade de Quito executando o Concerto nº 4 para Piano & Orquestra de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica Nacional do Equador sob a regência de Jorge Oviedo. No Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi um dos solistas no Hexameron de Liszt (obra para 6 pianos & orquestra) juntamente com os mais destacados pianistas brasileiros e a Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro sob a regência de Júlio Medaglia, e em 2015 foi um dos solistas dos concertos de Mozart e Bach no “Concerto em homenagem a Gilberto Tinetti” realizado na Sala São Paulo com a  Orquestra Sinfônica Heliópolis sob a regência de Isaac Karabtchevsky. Atualmente vem se dedicando ao projeto de recitais com a integral dos “Prelúdios” de Claude Debussy, obra que vem apresentando pelo país como na série “Piano na Sala” da Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro.

Centro de Música Brasileira - CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. O compositor Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011.
O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA. Realizou 356 apresentações em São Paulo, e um total de 48 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Em 2022, as apresentações acontecem nos auditórios da 
Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros, parceria com a 
Universidade Presbiteriana Mackenzie que cede o auditório e por anuidades de músicos interessados, R$ 150,00 (individual) e R$ 280,00 (casal).
Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.
Realizou um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira

Vídeos

Bruno Madeira - Maria Ignez Cruz Mello - Desterro https://youtu.be/ECxndpDUrws?si=W6mqw4uaEQUWFVsx

Eunice Katunda – Valsa https://youtu.be/xh_pHy3YDI4?si=BHnkwdoAggtVc2ge

 

Serviço:

13 de abril, sábado, às 18h

Recital do Centro de Música Brasileira

Bruno Madeira (violão)

Paulo Gori (piano)

Local: Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Piauí, 130
Higienópolis
Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie
Tem acessibilidade

130 lugares
Duração: 2h

Classificação Livre

Grátis!

Comentários

Postagens mais visitadas