FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE MG ANUNCIA DESISTÊNCIA DE ACORDO PARA GERIR SALA MINAS GERAIS, CASA DA FILARMÔNICA. ARTIGO DE EDSON COSTA NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.


O acordo firmado entre a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), por meio do Sesi Minas, e a Codemig para a gestão conjunta da Sala Minas Gerais está cancelado.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (16) pelo presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, durante a abertura do evento de moda Minas Trend. O distrato do acordo foi protocolado na Codemge, empresa que gere a Codemig.

“Entramos no projeto na perspectiva de ajudar. Segundo os relatórios da Filarmônica, há 130 dias vagos na sala Minas Gerais. Nós, com um espaço maravilhoso que é a Sala Minas Gerais, usada por um pequeno grupo, elite intelectual, econômica, que não tenho nada contra, mas que pode sim dialogar com outros movimentos culturais, e está é a proposta que a Fimg ia colocar na mesa, primeira vez que vejo alguém ser rechaçado antes de apresentar a proposta. Soltaram uma nota dizendo que nunca tinham sido comunicados, tenho comunicações com o presidente do conselho da Filarmônica. Nós dialogamos e toda a proposta que fiz foi negociada em acordo, é lamentável tanta desinformação”, afirmou Roscoe.

No início de abril, o Sesi e a Codemig assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para administrar, de forma conjunta, a Sala Minas Gerais.

Segundo a Codemig, o prédio, que tem 1.500 lugares, está subutilizado e tem um alto custo de manutenção, estimado em R$ 4,5 milhões por ano. O acordo com a iniciativa privada tinha como objetivo ampliar o uso das instalações e reduzir as despesas dos cofres públicos.

O prédio, inaugurado em fevereiro de 2015, recebe, atualmente, concertos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Outro edifício, que também fica no mesmo quarteirão, no chamado Centro Cultural Presidente Itamar Franco, a Mineiraria, também seria administrado de forma conjunta entre os dois órgãos e, segundo o acordo, receberia uma escola de gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Edson Costa

Fonte: https://www.itatiaia.com.br/politica/2024/04/16/fiemg-anuncia-desistencia-de-acordo-para-gerir-sala-minas-gerais-casa-da-filarmonica

Comentários

Postagens mais visitadas