ÓPERA ESTÚDIO ABRE INSCRIÇÃO PARA 16 VAGAS.

 

Curso voltado a cantores líricos e pianistas é uma parceria cultural entre OSPA, CORS e FTSP


Após duas edições de sucesso que proporcionaram aulas gratuitas para dezenas de artistas, o Ópera Estúdio – Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos e Pianistas Correpetidores está de volta e traz novidades. Neste ano, serão abertas 16 vagas para alunos de canto e de piano, além de 5 vagas para suplentes. O período de inscrições começa em 3 de abril e vai até 5 de maio, em ospa.rs.gov.br/opera-estudio, onde já está disponível o edital com todas as informações. A terceira edição do projeto, cujo objetivo é fomentar a arte da ópera no Rio Grande do Sul, é realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), por meio da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), e conta com a parceria cultural da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS) e da Fundação Theatro São Pedro (FTSP). 


Após seleção por audições, os candidatos aprovados terão aulas entre setembro e dezembro deste ano na Casa da OSPA e no Complexo Theatro São Pedro e Multipalco. Em aulas regulares, workshops e masterclasses, eles aprenderão sobre canto, repertório, expressão corporal e cênica, entre muitos outros assuntos. Ao mesmo tempo, vão compartilhar o aprendizado em três apresentações abertas ao público: o recital “A Voz em Conjunto”, o espetáculo cênico “Puccini e a Essência Lírica” e a montagem completa da ópera “Gianni Schicchi”, do compositor italiano Giacomo Puccini. Para cada apresentação, será pago cachê aos alunos. 


Desde a primeira edição, em 2022, o Ópera Estúdio tem proporcionado aulas gratuitas para cantores líricos que desejam se profissionalizar. Já passaram pelo quadro docente algumas das maiores referências da música no Brasil, tornando o projeto único no país. Em 2024, a equipe de professores  inclui Eiko SendaFlávio LeiteSérgio Sisto e Carlota Albuquerque, além do pianista correpetidor Patrick Menuzzi. Para os módulos intensivos, foram escalados Vitor PhilomenoJoão Guilherme RipperJulianna Santos Cristine Guse. O compositor e professor Celso Loureiro Chaves fará uma aula inaugural sobre Puccini, figura central da história da ópera que em 2024 completa 200 anos de nascimento e será homenageado pelo Ópera Estúdio.


coordenação-geral do Ópera Estúdio 2024 é ddiretor artístico da OSPA, Evandro Matté. Além de professor, Flávio Leite é o diretor pedagógico do projeto. 



SECRETARIA DA CULTURA DO RS E ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE

 Ópera Estúdio – Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos e Pianistas Correpetidores

Inscrições, matrículas e aulas gratuitas

*Período de inscrições: de 3 de abril até 5 de maio de 2024, em ospa.rs.gov.br/opera-estudio.

Período letivo: de 9 de setembro até dezembro, na Casa da OSPA e no Complexo Theatro São Pedro e Multipalco.

Mais informações no edital disponível em ospa.rs.gov.br/opera-estudio e pelo e-mail atendimento.ospa@gmail.com.

*Além de preencher a ficha de inscrição, os candidatos devem anexar currículo e carta de intenção. Cantores devem gravar duas árias de ópera em idiomas diferentes; pianistas devem gravar uma Fuga a 4 Vozes de Bach e um trecho de ópera tocando e cantando ao mesmo tempo. 


DISCIPLINAS REGULARES SEMANAIS


  • Canto: aulas individuais abordando os cinco pilares da técnica vocal: postura, respiração, emissão, articulação e ressonância. Professores: Eiko Senda e Flávio Leite. 

  • Preparação, Consciência e Expressão Corporal e Cênica: aulas coletivas de preparação corporal, com base em técnicas diversas de percepção, sensibilização, improvisação e expressão corporal. Professora: Carlota Albuquerque.

  • Correpetição: estudo individual dos papeis operísticos, conjuntos e coros. Professores: Sérgio Sisto e Eiko Senda.


MÓDULOS INTENSIVOS COM PROFESSORES CONVIDADOS – PALESTRAS E WORKSHOPS


  • Aula inaugural Puccini/Trittico/Gianni Schicchi: Celso Loureiro Chaves.

  • Preparação de repertório e práticas profissionais: Vitor Philomeno.

  • Workshop “O cantor-ator”: Cristine Guse.

  • Interpretação e experiência cênica para cantores: Julianna Santos.

  • A ópera brasileira contemporânea/ Relação compositor-intérprete: João Guilherme Ripper.



FICHA TÉCNICA ÓPERA ESTÚDIO


Coordenação Geral: Evandro Matté.

Direção Pedagógica: Flávio Leite.

Produtora: Brenda Knevitz.

Professores regulares: Flávio Leite, Eiko Senda, Carlota Albuquerque e Sérgio Sisto.

Professores convidados: Celso Loureiro Chaves, Vitor Philomeno, Cristine Guse, Julianna Santos e João Guilherme Ripper.

Pianista da Classe de Canto e Correpetidor: Patrick Menuzzi.

Comentários

Postagens mais visitadas