ÓPERA PRESENTE / FUTURO: O CANTAR BRASILEIRO NO THEATRO MUNICIPAL DE SP.


O Theatro Municipal de São Paulo apresenta o evento “Ópera Presente|Futuro”, um encontro entre estudiosos de ópera aberto ao público público, que tem como tema central “Cantar Brasileiro”,  termo usado por Mário de Andrade. Com curadoria de Flávia Toni, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB/USP), e da dramaturgista Ligiana Costa, o evento é uma oportunidade única para discutir a presença e a evolução do canto lírico em português no Brasil. O ponto de partida para as discussões é a montagem da ópera “O Contractador de Diamantes”, de Francisco Mignone, em cartaz no Theatro Municipal de São Paulo nos dias 28, 29, 30/6 e 2/7 (acesse aqui). Nesta versão inédita, a ópera que originalmente foi composta em italiano, será cantada em português, num esforço para repatriar a obra, se aproximando da peça de origem de Affonso Arinos e da essência estética do próprio Mignone. O compositor foi um defensor fervoroso do canto “brasileiro”, tendo inclusive participado do Congresso da Língua Nacional Cantada, evidenciando seu compromisso com a promoção do idioma nacional no universo operístico.

O encontro será composto por duas mesas de discussão. A primeira mesa terá um enfoque histórico e musicológico, abordando diversos aspectos do canto em português ao longo da história da música de concerto no Brasil. Essa sessão promete enriquecer o entendimento sobre as raízes e a evolução do canto lírico nacional. A segunda mesa terá um caráter mais relacionado ao processo de criação, centrando-se na ópera “O Contractador de Diamantes”. Nesta discussão, serão compartilhadas colaborações sobre os procedimentos de adaptação da obra para o português, destacando os desafios e as complexidades enfrentadas por cantores e maestros. A troca de experiências e conhecimentos visa não apenas celebrar a obra de Mignone, mas também fomentar a reflexão sobre o futuro da ópera cantada em português, reafirmando a identidade cultural brasileira no cenário lírico.

MESA 1 – CANTAR BRASILEIRO: HISTÓRIAS, POÉTICAS E EXPERIÊNCIAS
Das 10h às 11h30
Integrantes da mesa: Flávia Toni (IEB/USP), Maria Alice Volpe (UFRJ) e Juliana Starling (Unesp e TMSP), participantes
Camila Fresca, mediação

MESA 2 – O CONTRACTADOR DE DIAMANTES COMO PROCESSO DE CRIAÇÃO E PRÁXIS
Das 11h30 às 13h
Integrantes da mesa: Ligiana Costa, Licio Bruno (Fames – Faculdade de Música do Espírito Santo) e Alessandro Sangiorgi, participantes
Ruthe Pocebon (TMSP), mediação

Duração aproximada 180 minutos
Classificação livre para todos os públicos 
Ingresso gratuitos

Antes de participar deste evento, consulte a classificação indicativa e recomendações disponíveis no Manual do Espectador (acesse aqui).

Programa sujeito a alteração

Theatro Municipal

29/06/2024 • 10h

Comentários

Postagens mais visitadas