ANTONIO MENESES, VIOLONCELISTA BRASILEIRO E UM DOS PRINCIPAIS MÚSICOS DE SUA GERAÇÃO MORRE AOS 66 ANOS. TEXTO DE SPARTACO NOTTOLI NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

 


Morreu no sábado (03/08/2024), na Basileia, Suíça, o violoncelista Antonio Meneses, aos 66 anos, um dos principais músicos brasileiros de todos os tempos. Ele faleceu menos de dois meses após ter sido diagnosticado com um tumor cerebral maligno.

Antonio Meneses nasceu no Recife em 1957, e foi criado no Rio de Janeiro. Aos dezessete anos deixou o Brasil e foi estudar na Europa, onde fez uma bela carreira, inclusive integrou, durante dez anos, o Beaux Arts Trio, que marcou época na música de câmara.
O violoncelista se apresentou como solista em alguns dos mais prestigiados palcos do mundo, ao lado de grandes orquestras e renomados regentes, como o austríaco Herbert von Karajan e os italianos Claudio Abbado e Riccardo Muti, e registrou a qualidade superior da sua arte em inúmeras gravações.
Além de sua carreira de concertista, Meneses também dava aulas ao redor do mundo e lecionou na Universidade de Artes de Berna, na capital da Suíça, de 2008 a 2023.
Spartaco Nottoli

Comentários