THEATRO MUNICIPAL DO RJ COMEMORA 116 DE PORTAS ABERTAS NO DIA 14 DE JULHO.

 

Theatro Municipal e Avenida Central, 1909. (Acervo Museu da República)


No dia do aniversário de 116 anos, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro comemora a data de 14 de julho, mais uma vez, abrindo as portas para a população com uma programação cultural diversificada, totalmente gratuita, com o Patrocínio Oficial Petrobras


(Arte: Gabi Zava)

A festa inicia às 9h, com a tradicional Banda dos Fuzileiros Navais. A partir das 10h, haverá uma apresentação na escadaria interna com o Coral Francês ‘Ensemble Vocal du Conservatoire di Rouen’, sob a regência de Karl Espinasse.  


(foto: Divulgação) – Coral Francês ‘Ensemble Vocal du Conservatoire di Rouen’, sob a regência de Karl Espinasse


 

Às 11h, no Foyer, será a vez do Quarteto de Cordas Ornamentus, composto exclusivamente por mulheres, formado para realizar concertos temáticos para a Série Candlelight Concerts.



Às 12h, entrará em cena o mais recente projeto do TMRJ, Ópera do Meio-Dia, que retornou ao Theatro depois de mais de 20 anos. Sob a regência do maestro titular do Coro do TMRJ, Cyrano Sales, os solistas vão exibir a comédia A Italiana em Argel, de Gioachino Rossini, na escadaria interna.


(foto: Filipe Aguiar) – A Italiana em Argel


No Salão Assyrio, às 13h, haverá uma demonstração das alunas da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (EEDMO) e às 13h30, da Cia BEMO, Companhia Jovem da EEDMO. Já às 14h, será o Ballet do Theatro Municipal. Também às 14h, uma Visita Guiada Especial levará os participantes aos principais locais do prédio histórico. O grupo terá a oportunidade de conferir ainda a exposição "Entre o Rio dos Pássaros Pintados e o Rio de Janeiro: Diálogos artísticos uruguaios e fluminenses no Theatro Municipal", uma parceria com o Consulado do Uruguai no Rio de Janeiro.


Às 15h, no Boulevard da Av. Treze de Maio, a Ação Social pela Música, Orquestra liderada por Fiorella Solares se apresentará no Boulevard da Av. Treze de Maio.


Camerata Jovem do Rio de Janeiro – (foto: Divulgação)


Os Pequenos Mozart e Amadeus, grupos dirigidos pela violinista da OSTM, Suray Soren, que tocam vestidos a caráter, farão o espetáculo às 16h, na escadaria interna do Theatro.

(foto: Marcus Gusmão) – Os Pequenos Mozart e Amadeus

A Banda Sinfônica IBME (Instituto Brasileiro de Música e Educação), dirigida por Moana Martins, fará o concerto na escadaria externa do Municipal, às 17h. Às 18h, haverá palestra gratuita sobre a Ópera Os Pescadores de Pérolas, no Salão Assyrio.

 

E para encerrar a festa, o ensaio geral de Os Pescadores de Pérolas, de Bizet, às 19h, na Grande Sala, com solistas, Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. A concepção e direção cênica é de Julianna Santos. Os ingressos para a ópera estarão disponíveis a partir de quinta-feira, dia 10, às 14h, somente pelo site do Theatro (theatromunicipal.rj.gov.br). Cada CPF terá direito a dois ingressos.

 

Programação dia 14 de julho:

9h – apresentação Fuzileiros Navais – escadaria da frente do Theatro Municipal

10h – Escadaria interna - Coral Ensemble vocal Du Conservatoire Di Rouen – França

11h – Quarteto Ornamentus – Foyer

12h – Escadaria interna Ópera do Meio-Dia -  A Italiana em Argel, comédia de Gioachino Rossini

13h – Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (EEDMO) – apresentação de bailarinas da Escola – Salão Assyrio

13h30 – Cia BEMO – Salão Assyrio

14h – Ballet do Theatro Municipal (BTM) – Salão Assyrio

15h – ASM (Ação Social pela Música) – Boulevard da Av. Treze de Maio

16h – Escadaria interna – Grupos Os Pequenos Mozart e Amadeus

17h – Banda Sinfônica IBME – Escadaria externa do Theatro

18h – Palestra da ópera Os Pescadores de Pérolas – Salão Assyrio

19h – Apresentação Os Pescadores de Pérolas, de Bizet, no palco principal

(foto: Daniel Ebendinger) 

Serviço:

Theatro Municipal de Portas Abertas – aniversário 116 anos

Endereço: Praça Floriano, s/nº - Centro

Data: 14 de julho – segunda-feira

Horários: 9h até 19h (ver programação acima)

Entrada franca sujeita à lotação

Ingressos para o dia 14 de julho:

A retirada de ingressos será feita uma hora antes de cada apresentação na lateral da Avenida Rio Branco. Para o ensaio geral da Ópera Os Pescadores de Pérolas, de Bizet - que acontecerá no dia 14 de julho, às 19h - serão disponibilizados dois ingressos por CPF, somente através do site (theatromunicipal.rj.gov.br), a partir desta quinta-feira, dia 10, às 14h. O link dos ingressos também estará disponível nas redes sociais do Theatro.

Comentários

  1. decadence avec elegance

    ResponderExcluir
  2. É possível dizer que Juliana Santos atravessa uma fase alarmante: suas montagens recentes evocam mais o ermo congelamento institucional e a pobreza orçamentária do que qualquer revigoramento artístico. Em Manaus, o FAO < um Festival de tradição >, ignora sua encenação de "As Bodas de Figaro", (Le Nozze de Figaro)— talvez por falta de impacto da encenação de Santos, pobre e sem predicados; ou de coragem editorial. Em São Paulo, Così fan tutte, de Mozart, (2023) virou um emaranhado de espelhos e cores bagunçadas, sem eixo crítico nem tensão dramática; outro grande fracasso. No Rio, Carmen se afunda num vazio cenográfico vergonhoso, pintado de “minimalismo” com traços de abandono, ademais com um elenco medíocre e de cantores fraquíssimos , direção cênica rasa de Juliana Santos e sem qualidades musicais e interpretativas ( de Flavia Fernandes, Ciro D'Araujo, Geilson Santos, Michele Menezes e Fernanda Schleder) entre outros.

    Em resumo, mais do que ousadia moderna, suas propostas beiram o desastre: são exercícios vazios que arriscam a paciência e a paciência do público brasileiro — fruto de ambição sem verve, escassez mal disfarçada e direção alheia à coerência.

    ResponderExcluir

Postar um comentário