TORIBA É MAIS QUE UM HOTEL, É UM POLO CULTURAL DE CAMPOS DO JORDÃO. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

 


O Toriba é mais que um hotel, é um polo cultural de Campos do Jordão. São tantos eventos que fica difícil enumerar todos. Na música o projeto Toriba Musical apresenta a cada semana música lírica de qualidade para os hospedes do hotel e ao público em geral. Além disso apresentações de óperas, dança, concurso de piano, participação no Festival de Inverno da Campos do Jordão são constantes na casa.

No dia 27 de Setembro o soprano Leda Monteiro acompanhada do pianista Juvenal de Moura levou sua experiência de 35 anos de carreira lírica sendo que 25 anos no Coro Lírico Municipal de São Paulo à Sala da Lareira. Dois de seus alunos a acompanharam na apresentação. 

Árias de óperas, temas de musicais, canções da música brasileira fizeram parte do repertório. Diversidade musical representada por compositores como Mozart, Claudio Santoro e Villa-Lobos unida com boas vozes mostraram um repertório bem ensaiado e uma sintonia entre o pianista e solistas. Destaque para o Baixo Vinicius Junior, jovem com graves exuberantes e bom domínio técnico.

O V Festival Toriba Musical apresentado entre Agosto e Setembro teve mais de 100 apresentações de música clássica, ópera, música brasileira, viola entre outros. Inundou Campos do Jordão de cultura. 

 Tudo isso só é possível devido a Aref Farkouh, sócio-diretor do Toriba e um dos maiores incentivadores da música clássica no Brasil. Pena que temos poucos como ele. Imagina o que seria se toda cidade turística tivesse um incentivo desse porte.

Ali Hassan Ayache

 

Comentários