VENCEDOR DO CONCURSO DE PIANO HOTEL TORIBA TOCA NO CENTRO DE MÚSICA BRASILEIRA.

 


No dia 20 de setembro, sábado, às 18h, Lucas Gonçalves toca pelo Centro de Música Brasileira na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Higienópolis. O pianista foi o vencedor do Concurso de Piano Hotel Toriba 2024. Grátis!

Além Concurso de Piano Hotel Toriba 2024, Lucas Gonçalves venceu o Concurso Internacional de Interpretação Pianística da Obra do Compositor Osvaldo Lacerda, I Piracicaba International Piano Concerto Competition, Lorenzo Fernândez, Arnaldo Estrella e Nascente/USP. No repertório o pianista interpretará Camargo Guarnieri, Fernando Cupertino, Mignone, Osvaldo Lacerda e Villa-Lobos.

Programa

Lucas Gonçalves (piano)  

Osvaldo Lacerda - Variações sobre "Mulher Rendeira"

Mozart Camargo Guarnieri

Valsa nº 9

Chôro "Torturado"

Francisco Mignone

Valsa de Esquina nº 9 

Serenada Humorística

Fernando Cupertino - Tocata

Heitor Villa-Lobos

Choros, n. 5: "Alma Brasileira"

Rudepoema

 

Temporada 2025 do Centro de Música Brasileira

Sempre aos sábados, às 18h, na Universidade Presbiteriana Mackenzie – Campus Higienópolis

* Recital Prêmio pelo Concurso de Piano Hotel Toriba 2024

 

25 de outubro

Olivia Tebaldi (piano) - Menção honrosa *

Orquestra de Cordas Laetare – regente Muriel Waldman

 

29 de novembro

Eliseth Gomes e Jessye Ariane, canto e Antônio Carlos Magalhães (cravo)

 

Currículo

Lucas Gonçalves é doutorando em performance musical pela ECA-USP e obteve o primeiro lugar nos principais concursos de piano do país: Concurso Toriba Musical, Concurso Internacional de Interpretação Pianística da Obra do Compositor Osvaldo Lacerda, I Piracicaba International Piano Concerto Competition, Lorenzo Fernândez, Arnaldo Estrella e Nascente/USP. Já atuou como solista junto a orquestras como as Sinfônicas do Estado de São Paulo (OSESP), de Campinas, de Ribeirão Preto, de Guarulhos, Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório e Banda Sinfônica de Cubatão, trabalhando com os maestros Neil Thomson, Victor Hugo Toro, Reginaldo Nascimento, Emiliano Patarra, Carlos Moreno e Thiago Tavares. Como recitalista, se apresentou na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, no Centro Cultural UFG, em Goiânia e no Auditório Cláudio Santoro, durante o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, com a performance, na íntegra, da suíte Prole do Bebê n. 2, Os Bichinhos, de Heitor Villa-Lobos, objeto de sua dissertação de mestrado. Já tocou também na Itália e na França. Colaborou com músicos como Elisa Fukuda, Fábio Presgrave (Festival Internacional de Campos do Jordão) e com a violista Jennifer Stumm (Fundação Maria Luisa e Oscar Americano). No início de seus estudos, foi aluno do Conservatório de Cubatão e bolsista na classe de Ciro Gonçalves Dias Júnior. Durante seu bacharelado na USP, foi orientado por Eduardo Monteiro e Luciana Sayure. Fez cursos com Ewa Kupiec, Amy Lin e Cristina Ortiz. Atualmente, é professor de piano no Centro Suzuki de Educação Musical e pianista da Orquestra Experimental de Repertório no Theatro Municipal de São Paulo.

 

Centro de Música Brasileira - CMB tem 40 anos de existência e é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. O compositor Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011.
O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA. Realizou 368 apresentações em São Paulo, e um total de 48 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Desde 2022, as apresentações acontecem no 
Auditório Escola Americana do Mackenzie.
Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros, parceria com a 
Universidade Presbiteriana Mackenzie que cede o auditório e por anuidades de músicos interessados, R$ 250,00 (individual) e R$ 400,00 (casal).
Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.
Realizou um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira

 

Serviço:

Recital de Piano do Centro de Música Brasileira

20 de setembro, sábado, às 18h

Lucas Gonçalves (piano)  

Local: Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Piauí, 130
Higienópolis
Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie
Tem acessibilidade

250 lugares
Duração: 1h

Classificação Livre

Grátis!

 

Foto de Julio Acevedo

Comentários