OBRAS SINFÔNICAS (SEM CANTO) OBRIGATÓRIAS PARA CONHECEDOR

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Esta lista foi totalmente feita de memória e não pretende estabelecer ou impor primazias, graus, posições, supremacias ou preferências do autor.

Trata-se de um apanhado geral da música orquestral dentro de um período escolhido pelo autor. Como lista de obras e peças para formações orquestrais, inclusive reduzidas, não se dá relevo a compositores que pouco compuseram para orquestra “sola”.
A lista se destina a colaborar com quem queira ter uma boa e abrangente discoteca. Correções, opiniões, criticas e acréscimos serão benvindos e respondidos.
Não houve preocupações com datas, com linguagens técnicas  e muito menos com falsamente eruditas citações de opus e tonalidades, aqui somente citados quando imprescindíveis à identificação da obra.

01 – Doze “concerti  grossi’’ op. 6 de Corelli;
13 – Todos os seis concertos de Brandenburgo de Bach;
19 – Quatro aberturas (suítes) bwv 1066/1069, de Bach;
23 – Dois concertos para violino bwv 1041/1042, de Bach;
25 – Concerto para dois violinos bwv 1043, de Bach;
26 – Concerto em fá menor para cravo e orquestra de Bach;
27 – Peças orquestrais extraídas da ópera Les Indes Galantes, de Rameau;
28 – Sinfonia n. 9, de Glück;
29 – Parte de ballet de Orfeo et Euridice, de Glück;
30 – As quatro estações, de Vivaldi;
31 – L´estro armonico, de Vivaldi;
32 – Il cimento dell´armonia e dell´invenzione, de Vivaldi;
33 – Fogos de artifício, de Händel;
34 – Música aquática, de Händel;
35 – Abertura de Zemira, de José Maurício Nunes Garcia;
36 – Sinfonias 39, 40 e 41, de Mozart;
39 – Concertos 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26 e 27 para piano e orquestra, de Mozart;
47 – Aberturas de As bodas de Fígaro, Don Giovanni, Cosí fan tutte e A flauta mágica, de Mozart;
51 – Concerto para clarineta e orquestra, de Mozart;
52 – Eine kleine Nachtmusik, de Mozart;
53 – Sinfonias 3, 5, 6, 7 e 8, de Beethoven;
58 – Concertos 3, 4 e 5 para piano e orquestra, de Beethoven;
61 – Concerto para violino e orquestra, de Beethoven;
62 – Abertura Leonora n.3, de Beethoven;
63 – Abertura da ópera O barbeiro de Sevilha, de Rossini;
64 – Abertura da ópera Guilherme Tell, de Rossini;
65 – Sinfonias  “a grande” e “inacabada”, de Schubert;
67 – Sinfonias 1, 2, 3 e 4, de Mendelssohn;
71 – Concerto em mi menor para violino e orquestra, de Mendelssohn;
72 – Concerto n.1 para piano e orquestra, de Mendelssohn;
73- Suíte “Sonho de uma noite de verão”, de Mendelssohn;
74 – Abertura da ópera Euryanthe, de Weber;
75 – Abertura da ópera Der Freischütz, de Weber;
76 – Concertos nos. 1 e 2 para piano e orquestra, de Weber;
78 – Concertos nos. 1 e 2 para piano e orquestra, de Chopin;
81 – Marcha  Húngara, da ópera A danação de Fausto, de Berlioz;
82 – Sinfonia Fantástica, de Berlioz;
83 – Haroldo na Itália, de Berlioz;
84 – O Carnaval Romano, de Berlioz;
85 – Os Prelúdios, de Liszt;
86 – Concertos nos. 1 e 2 para piano e orquestra, de Liszt;
88 – Sinfonias nos. 1, 2, 3 e 4, de Schumann;
89 – Concerto para piano e orquestra, de Schumann;
90 – Concerto para violoncelo e orquestra, de Schumann;
91 – Os seis concertos para violino e orquestra, de Paganini;
97 – Música do ballet “Giselle”, de Adolphe Adam;
98 – Abertura da ópera Russlan e Ludmilla, de Glinka;
99 – Concertos nos. 1 e 2 para piano e orquestra, de Brahms;
101 – Sinfonias 1, 2, 3 e 4, de Brahms;
105 – Concerto duplo para violino e violoncelo e orquestra, de Brahms;
106 – Variações sobre um tema de Haydn, de Brahms;
107 – Concerto para violino e orquestra, de Brahms;
108 – Aberturas “Trágica” e “Festival Acadêmico”, de Brahms;
109 – Sinfonia n.7, de Brucker;
110 – Aberturas das óperas Nabucco, Luisa Miller, Rigoletto, La traviata, Les vêpres siciliennes, Un ballo in maschera, La forza del destino e Aida, de Verdi;
118 – Música de ballet da ópera Luisa Miller, de Verdi;
119 – Música de ballet da ópera Les vêpres siciliennes, de Verdi;
120 – Música de ballet e marcha triunfal da ópera Aida, de Verdi;
121 – Música do ballet Dança das horas, da ópera La Gioconda, de Ponchielli;
122 – Aberturas  de O navio fantasma, Tannhaüser, Lohengrin(1º ato) e Lohengrin (3º ato), Os mestres cantores, Tristão e Isolda e Parsifal, de Wagner;
129 – Prelúdios dos 1º ato da Walkiria, dos 1º, 2º e 3º atos de Siegfried, de Wagner;
133 – Final orquestral de O crepúsculo dos deuses, de Wagner;
134 – Encantamento da sexta- feira santa, da ópera Parsifal, de Wagner;
135 – O idílio de Siegfried, de Wagner;
136 – Música  de ballet da ópera Fausto, de Gounod;
137 – Música  do Bacanal, da ópera Sansão e Dalila, de Saint-Saëns;
138 – Música dos ballets  Dom Quixote e La bayadère, de Ludwig Minkus;
140 – Música do ballet Coppelia, de Leo Delibes;
141 – Sinfonias nos. 2, 4, 5 e 6, de Tchaikovsky;
145 – Concerto para piano e orquestra n.1, de Tchaikovsky;
146 – Concerto para violino e orquestra, de Tchaikovsky;
147 – Abertura 1812, de Tchaikovsky;
148 – Música dos ballets O lago dos cisnes, A bela adormecida, O quebra-nozes, de Tchaikovsky;
151 – Fantasia Romeu e Julieta, de Tchaikovsky;
152 – Suíte para orquestra Peer Gynt, de Grieg;
153 – Concerto para piano e orquestra, de Grieg;
154 – Dança dos sete véus, da ópera Salomé, de Richard Strauss;
155 – Suíte orquestral da ópera O cavalheiro da rosa, de Richard Strauss;
156 – Poemas sinfônicos Don Juan, Vida de herói, Till Eulenspiegel, Assim falou Zarathustra e Morte e transfiguração, de Richard Strauss;
161 – Concerto para trompa e orquestra, de Richard Strauss;
162 – Aberturas  das óperas Il Guarany, Fosca, Salvator Rosa, Maria Tudor e Lo Schiavo, de Carlos Gomes;
167 – Alvorada, da ópera Lo Schiavo, de Carlos Gomes;
168 – Noturno da ópera Condor, de Carlos Gomes;
169 – Música de ballet de Il guarany, de Carlos Gomes;
170 – Intermezzo da ópera Cavalleria Rusticana, de Mascagni;
171 – Intermezzo da ópera Os palhaços, de Leoncavallo;
172 – Intermezzo da ópera Manon Lescaut, de  Puccini;
173 – Meditação, da ópera Thais, de Massenet;
174 – Finlandia, de Sibelius;
175 – O cisne de Tuonela, de Sibelius;
176 – Sinfonia Ao novo mundo, de Dvorak;
177 – Quadros de uma exposição, de Moussorgsky;
178 – Prélude à l´après-midi d´un faune, de Debussy;
179 – La mer, poema sinfônico de Debussy;
180 – Shéerazade, de Rimsky-Korsakov;
181 – Capricho espanhol, de Rimsky-Korsakov;
182 — A grande páscoa russa, de Rimsky-Korsakov;
183 – Bolero, de Ravel;
184 – Pavane pour une enfante défunte, de Ravel;
185 – Schéerazade, de Ravel;
186 – Concerto em sol maior para piano e orquestra, de Ravel;
187 – Concerto para a mão esquerda para piano e orquestra, de Ravel;
188 – La valse, de Ravel;
189 – Sinfonias 4 e 5, de Mahler;
191 – Noite transfigurada, de Schoenberg;
192 – Concerto para violino e orquestra, de Schoenberg;
193 – Concerto para violino e orquestra, de Alban Berg;
194 – Concerto para violino e orquestra no.1 em sol menor, de Max Bruch;
195 – Seis peças para grande orquestra, de Webern;
201 – Uma noite no Monte Calvo, de Moussorgsky;
202 – O aprendiz de feiticeiro, de Paul Dukas;
203 – Insônia, de Francisco Braga;
204 – Serenata, de Alberto Nepomuceno;
205 – Bachianas Brasileiras nos. 1, 2, 4 e 8, de Villa-Lobos;
209 – Parte orquestral de A floresta do Amazonas, de Villa-Lobos;
210 – Choro n.10 – Rasga coração – de Villa-Lobos;
211 – Momoprecoce para piano e orquestra, de Villa-Lobos,
212 – Erosão, de Villa-Lobos;
213 – Le sacre du printemps, de Stravinsky;
214 – Petrouchka, de Stravinsky;
215 – O pássaro de fogo, de Stravinsky;
216 – Sinfonia Clássica, de Prokofiev;
217 – Concerto n. 3 para piano e orquestra, de Prokofiev;
218 – Sinfonia n. 2, de Katchaturian;
219 – Quinta Sinfonia, de Shostakovitch;
220 – Congada,de Francisco Mignone;
221 – Rapsody in blue, de Gershwin;
222 – Appalachian Spring, de Aron Copland;
223- Maracatu do Chico-Rei, de Francisco Mignone;
224 – Le boeuf sur le toit, de Darius Milhaud;
225 – Sinfonia n.8, de Cláudio Santoro;
226 – Suíte Brasiliana, de Edino Krieger;
227 – Fanfarras Modulares, de Edino Krieger;
228- Cartas Celestes, de Almeida Prado ;
229 – Suíte sinfônica no.1, de Guerra Peixe;
230 – Batuque, de Lorenzo Fernandez;
231 – Suíte sinfônica de Gloriana, de Britten;
232 – Suíte Villa Rica, de Camargo Guarnieri;
232 – Estruturas sinfônicas, de Ricardo Tacuchian;
233 – Toccata Sinfônica, de Ricardo Tacuchian;
234 – Hayastan, de Ricardo Tacuchian;
235 – Xingu para orquestra, de Marlos Nobre;
236 – Mosaico para orquestra, de Marlos Nobre;
237 – Concerto no.1 para percussão e orquestra, de Marlos Nobre;
238 – Movimentos Sinfônicos para orquestra, de Marlos Nobre.

MARCUS GÓES – MARÇO/2012
LABOR OMNIA VINCIT.

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