Secretaria de Cultura se manifesta sobre mudanças no Teatro São Pedro - leia nota oficial



A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo divulgou nota a respeito da saída do Maestro Roberto Duarte da direção artística da Orquestra do Teatro São Pedro. O caso ganhou repercussão após a divulgação da carta de pedido de demissão do maestro, em que o maestro citava a falta de independência da direção artística na escolha dos títulos da temporada 2012 como a principal causa de sua saída.

Leia abaixo na íntegra a nota divulgada pela Secretaria de Cultura:
“A Secretaria de Estado da Cultura tem buscado, desde 2010, reestruturar e requalificar o Theatro São Pedro como casa para óperas e espetáculos de música erudita, tanto de acordo com as diretrizes do Sistema Paulista de Música como com relação à sua programação, levando em conta as características estruturais e físicas do edifício histórico em que está instalado. Esse trabalho, que começou com a criação e o fortalecimento da Orquestra do Theatro São Pedro – cujo crescimento tem sido apontado pelo público e pela crítica especializada –, passou pela mudança administrativa realizada no final do ano passado, com a assinatura do contrato de gestão entre a Secretaria e o Instituto Pensarte.
A partir da mudança de gestão, foi definida a criação de um conselho artístico, com estatuto próprio, e de um organograma para o teatro, que não existiam anteriormente. O conselho tem se reunido com o diretor geral do São Pedro, Paulo Esper, para definir um perfil de programação e realizar adequações nas propostas feitas pela direção. É importante esclarecer que não houve corte no orçamento do teatro, que é rigorosamente o mesmo dos anos de 2010 e 2011.
A Secretaria lamenta a decisão do maestro Roberto Duarte – cujo trabalho como diretor artístico da orquestra foi essencial para sua criação e seu crescimento desde 2010 – de desligar-se de seu cargo. No momento, a orquestra segue seu trabalho sob o comando do maestro Emiliano Patarra, regente titular também desde a criação do conjunto. A direção do teatro e o conselho artístico trabalham na proposta de programação para 2012, que deve ser anunciada em breve.”
Fonte: http://www.concerto.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas