A MAGIA DO BALÉ NO LIVRO "OUTROS CONTOS DO BALÉ " DE INÊS BÓGEA. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

   Livros sobre balé são raros em português, poucos são os títulos que tratam do assunto. Sempre procurei um livro de balé que explicasse e descrevesse os libretos e nunca encontrei nada  que atendesse minhas expectativas. Na ópera temos o Kobbé, livro que explica em detalhes as histórias e trás inúmeras informações importantes. O livro Outros Contos do Balé da bailarina e diretora da São Paulo Cia de Dança, Inês Bogéa vem sanar parte desse problema. 
   Outros Contos do Balé é o segundo livro da série, rico em fotos, uma mais bonita e interessante que a outra. Desfilam bailarinas em ensaios e se apresentando no palco. Descreve minuciosamente cinco grandes balés do repertório: A Sílfide, O Corsário, La Bayàdere, O Quebra Nozes e O Pássaro de Fogo. Fala dos grandes bailarinos que dançaram esses títulos e das grandes produções mundiais.
   Para quem não conhece a fundo a profissão de bailarino o livro trás descrição das grandes companhias de dança do mundo. Descreve os mais diversos profissionais que fazem o espetáculo acontecer  e mostra, com detalhes, os principais passos do balé clássico.
   Todos que gostam de dança, que estudam balé ou trabalham no ramo devem ter um exemplar de Outros Contos do Balé. Um belo manual sobre o assunto, interessante e instigante. Dá vontade assistir aos balés descritos no livro.
 Balé da Cidade de São Paulo
   Suplico aos editores que enviem um livro para  os diretores do Theatro Municipal de São Paulo, principalmente para a diretora do Balé da Cidade de São Paulo. Quem sabe ela se sensibilizam e monta algum desses maravilhosos balés. O Balé da Cidade de São Paulo não dança um balé clássico ou romântico completo há décadas. Ficam só nos passos moderninhos, nos pulos e acrobacias, na maioria das vezes sem graça. Esse livro pode ser a luz no fim do túnel, uma inspiração para que o Balé da Cidade de São Paulo saia da mesmice.
Balé da Cidade de São Paulo
Ali hassan Ayache.  

Comentários

Postagens mais visitadas