Sebastião Teixeira está no elenco de Elixir do Amor



O barítono brasileiro Sebastião Teixeiraestará no elenco da ópera Elixir do Amor de Gaetano Donizetti no Theatro São Pedro nos dias 26, 28 e 30 de junho e 4 e 7 de julho. Sebastião Teixeira interpreta do sargento Belcore que fica noivo da doce Adina, mas a perde para o apaixonado Nemorino. Direção musical e regência de Emiliano Patarra, direção cênica de Walter Neiva, com a Orquestra do Theatro São Pedro.
Em abril e maio o barítono esteva no elenco de Carmina Burana de Carl Orff com a Orquestra Acadêmica de São Paulo, sob regência do maestro e Diretor Artístico Luciano Camargo e com o Coral da Cidade de São Paulo. As apresentações foram no Céu Butantã, no Teatro Municipal de Paulínia e na Sala São Paulo.
O mineiro Sebastião Teixeira nasceu em Caeté e teve seu primeiro contato com a música através de seu pai, mestre de bandas no interior de Minas Gerais. Iniciou seus estudos de canto lírico em Belo Horizonte com Marcos Thadeu, e Geraldo Chagas e em São Paulo estudou com Carmo Barbosa, Helly-Anne Caram e Luiz Tenaglia e se aperfeiçoa com Isabel Maresca.
Foi duas vezes premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) na categoria de melhor cantor erudito. Em 1996, participou das principais homenagens ao compositor Carlos Gomes, cantando Colombo, Fosca e Maria Tudor, em concertos no Memorial da América Latina, Teatro Municipal de Santo André e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Como o índio Tamoio, Iberê, da ópera Lo Schiavo de Carlos Gomes fez turnê por dez capitais do Brasil, papel que lhe rendeu Prêmio Carlos Gomes em 1999, como Destaque Vocal Masculino e Medalha de Honra ao Mérito da Fundação Clóvis Salgado. É um grande intérprete de Carlos Gomes.
Interpretou os papéis principais para barítono nas óperas Il Barbiere di Siviglia, La Boheme, Carmen, La Forza del Destino, Tiradentes, Don Pasquale, Madama Butterfly, Cavalleria Rusticana, I Pagliacci, Il Cappello di Paglia di Firenze, Pedro Malazarte, Dido and Eneas, Pelleas et Mélisande, Candide, Les Pêcheurs de Perles, L’Italiana in Algeri, Il Trovatore, Rigolleto, Jenufa e Salvator Rosa e os oratórios Réquiem de Fauré e Carmina Burana entre outros títulos.
Seu repertório abrange mais de trinta títulos, e constam também em seu currículo as grandes perfomances em Anjo Negro (música de João Guilherme Ripper, com texto de Nelson Rodrigues), A Tempestade, recente sucesso de público e crítica em São Paulo com música de Ronaldo Miranda e recitais nos principais teatros e salas de concerto do Brasil.
Sebastião Teixeira cantou ao lado de artistas como Elena Obraztsova, Leona Mitchell, Lando Bartolini e Arthur Thompson entre outros. Faz parte do elenco de solistas da Sociedade Brasileira de Ópera, e entre os maestros que o regeram destacam-se Eugene Kohn, Isaac Karabtchevsky, Jamil Maluf, John Neschling, Osvaldo Colarusso, Sílvio Viegas, Silvio Barbato, Ira Levin, Emíli de César, Paulo de Tarso, Luís Gustavo Petri, Karl Martin, Mário Valério Zaccaro, Roberto Tibiriçá, Leon Halegua, Roberto Minczuk, Túlio Collaccioppo, Roberto Duarte, Naomi Munakata, Ira Levin, Abel Rocha, Osvaldo Colarusso, Luiz Fernando Malheiro, Lutero Rodrigues, Aylton Escobar, Flávio Florence, Alessandro Sangiorgi, Lionel Friend, Sérgio Magnani, Percival Módulo, Mateus Araújo e Guilherme Mannis. E os diretores cênicos: Bibi Ferreira, Jorge Takla, Naum Alves de Souza, William Pereira, André Heller, Walter Neiva, Fernando Portari e Cleber Papa.
Cantou Andrea Chenier (Mathiew) de U. Giordano no Theatro Municipal de São Paulo sob a regência de Jamil Maluf, a Oitava Sinfonia de G. Mahler com a Orquestra Petrobras Sinfônica no Rio de Janeiro sob a regência de Isaac Karabtchevsky. Interpretou o papel principal (Osvaldo Cruz) na estréia da ópera O Cientista de Sílvio Barbato no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e turnê por várias capitais brasileiras e cantou Rigolleto em Ribeirão Preto, sob regência de Cláudio Cruz.
Em 2008, entre outras performances, cantou A trompa mágica do menino de G. Mahler com a Sinfônica de Sergipe e regência de Guilherme Mannis, Fidelio (Beethoven), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de R. Minczuk e concerto com árias de óperas no Festival de Inverno de Campos do Jordão, sob regência de Luis Gustavo Petri. E foi Cristovão Colombo na ópera de Carlos Gomes no Theatro Municipal de São Paulo sob regência de Roberto Duarte.
Em novembro de 2008 esteve no elenco da ópera Chagas composta pelo maestro Silvio Barbato que teve a direção musical e regência de André Cardoso, coma Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Direção cênica de Moacyr Góes. Essa obra teve a estreia mundial na sala Palestrina do Palazzo Pamphilj, sede da embaixada brasileira em Roma. Esse personagem Silvio Barbato compôs especialmente para Sebastião Teixeira. A coordenação geral do projeto foi de Helena Severo e o patrocínio, da FIOCRUZ.
Em 2010, foi agraciado com a Medalha Carlos Gomes, pela Câmara de Vereadores de Campinas, pelo trabalho de divulgação da obra do referido compositor. Ainda em 2010 esteve no elenco da ópera A Viúva Alegre no Theatro São Pedro de São Paulo sob regência de Emiliano Patarra e direção cênica de William Pereira.
Integrou o elenco da CIA Brasileira de Ópera em sua temporada de estreia, como Fígaro em "O Barbeiro de Sevilha".
Em 2012 foi Pedro Malazarte da obra de Camargo Guarnieri que integrou as comemorações da Semana de 22 no Theatro Municipal de São Paulo.
Youtube: Sebastião Teixeira como Colombo da ópera de Carlos Gomes http://www.youtube.com/watch?v=B9WB0_4TuI8 e http://www.youtube.com/watch?v=LQJWNoMA6Cc
LÁ CI DAREN LA MANO... "Don Giovanni" W.A. Mozart. Sebastião Teixeira - http://www.youtube.com/watch?v=-FNM_xnnXOY
A Viúva Alegre - Lippen schweigen - Gabriella Rossi e Sebastião Teixeira http://youtu.be/UZA8oKTKQmQ

Comentários

Postagens mais visitadas