MASTERCLASSES COM CARLO COLOMBARA.

colombara-4-x-600

Escrito por movimento.com em 29 out 2012 nas áreas Curso / Encontro, Lateral, Movimento, Programação

Carlo Colombara é considerado atualmente como uma das vozes de referência no registro de baixo.

Há alguns anos anos, Carlo Colombara procura encontrar espaço na sua própria agenda que o possa levar aos teatros do mundo todo, para ajudar as jovens vozes da lirica através de Master Class para o estudo da interpretação, do estilo, do repertório e, principalmente, da técnica. Através de um programa variado, com alunos e ouvintes, o Maestro Colombara ajuda os jovens estudantes a melhorarem diversos aspectos da técnica vocal graças a exercicios práticos que partam do próprio repertório de cada aluno: colocação, projeção, vícios de interpretação, respiração, maneira de estilo entre outros que componham o plano que o Maestro Colombara repassa e aplica em suas aulas, fornecendo aos estudantes, instrumentos para que possam continuar seguindo nas suas próprias preparações e superarem suas dificuldades interpretativas.

Carlo Colombarawww.carlocolombara.com
Carlo Colombara 250 Masterclasses com Carlo Colombara
.
É considerado atualmente como uma das vozes de referência no registro de baixo. Sua inclusão no bel canto romântico e no âmbito da cultura francesa foi acolhida com um aplauso unânime do público e da crítica e seu estilo verdiano teve grande sucesso graças ao reconhecimento como um dos melhores intérpretes do compositor italiano. O seu timbre de voz potente, amplo, profundo e ágil junto a uma grande capacidade de comunicação e convincentes dotes de ator, lhe asseguram um lugar de honra no mundo operístico contemporâneo.
Nascido em Bologna, começa a se apaixonar pela música lírica e ópera aos nove anos, depois de assistir a apresentações de Carmem no Teatro Comunale da sua cidade. Sua formação musical teve início com o estudo de piano aos 12 anos e, aos 15 anos, com o estudo de canto com o professor Paride Venturi. Em 1986, venceu a medalha de ouro como melhor cantor italiano no Concurso «G. B. Viotti» di Vercelli.
Debutou na Opera de Roma como Silva, da ópera Ernani, de Giuseppe Verdi. Sucessivamente no Teatro Comunale de Bologna, o personagem de Sêneca em L’incoronazione di Poppea e, em Fenice de Veneza, Tiresia de Oedipus rex. Em 1989, cantou, no Scala de Milão, I vespri siciliani com Riccardo Muti, e retornou em 1995 (L’amore dei tre re), 1996 (Nabucco) e 1997 (Macbeth).
Já cantou em muitos teatros prestigiosos do mundo entre eles: Staatsoper de Viena, Metropolitan de Nova York, Teatro Bolsoj de Moscow, Teatro Colón de Buenos Aires, Bastille de Paris, Convent Garden de Londres, Arena de Verona, Maggio Fiorentino de Florença, e salas de concerto como Carnegie Hall de Nova York, Royal Festival Hall de Londres, Konzerthaus de Viena, Concertgebouw de Amsterdam.
Trabalhou com importantes maestros como: Gary Bertini, Riccardo Chailly, Myung-Whum Chung, Colin Davis, Gianandrea Gavazzeni, Carlo Maria Giulini, Eliahu Inbal, Lorin Maazel, Zubin Mehta, Riccardo Muti, Daniel Oren, Antonio Pappano, Michel Plasson, Georges Pretre, Wolfang Sawallisch, Giuseppe Sinopoli e Georg Solti.
Em 1997, interpretou Timur em uma espetacular produção de Turandot na cidade de Pequim, sob a direção de Zubin Mehta e direção cênica de Zhang Yimou, sendo transmitida em mondovisione.
A temporada 2008/2009 iniciou-se com Macbeth em La Coruña, Colombara cantou I Puritani no Teatro Massimo de Palermo e participou do concerto da Missa de Requiem, de Verdi, organizado em Modena em setembro de 2008 em homenagem a Luciano Pavarotti. Entre outros, interpretou Nabucco no Reggio Emilia e Requiem de Verdi em Bruxelas, Stoccarda, San Pietroburgo e Marsiglia, Luisa Miller e Monaco di Baviera, Aida em Roma e Nabucco na Suíça. Na temporada de 2009, debutou com Mefistofeles no Festival de Savonlinna e como Escamilo na ópera Carmem de Bizet em Caracalla.
Na temporada 2009/2010, cantou Ernani em Zurich e Requiem de Verdi em uma turné pelo País Basco, la Favorita em Sevilha, Nabucco em Zurich, Lucia di Lammermoor em Catanzaro, La Sonnambula em Las Palmas, Aida em Nova York, Norma no Teatro Real de Madrid, Macbeth em Bruxelas e debutou no personagem de Don Pasquale no Festival de Peralada, como baixo bufo.
Na temporada de 2010/2011, cantou Les contes d’Hoffmann alla Aichi Triennale di Nagoya, I Masnadieri, Simon Boccanegra e Anna Bolena all’Opernhaus di Zurich, debutou o personagem protagonista di Don Giovanni (Mozart) nel Teatro del Giglio di Lucca, Anna Bolena no Teatro Liceu di Barcellona, Norma al Teatro Pérez Galdós di Las Palmas, Nabucco alla Monnaie di Bruxelles, Anna Bolena (Donizetti) e La Bohème all’Opernhaus di Zurich.
Em 2011, protagonizou Don Giovanni al Savonlinna Opera Festival, Timur em Turandot no Festival Puccini Torre del Lago, interpretou no espetáculo-concerto 1/1 prima sempre a Torre del Lago e, em setembro, inaugurou l’Umbria Music Fest com um concerto de arias de ópera acompanhado da pianista Natalia Morozova.

Ana Paula Brunkow – coordenação geralwww.anapaulabrunkow.com
ana paula 2 250 Masterclasses com Carlo Colombara
.
A soprano possui uma voz que se diferencia por sua unicidade de timbre e cor. Soprano lírico PIENO com coloratura, consegue interpretar diversos personagens do seu vasto repertório com facilidade nos registros médio, grave e agudo com grande riqueza de harmônicos, com uma tessitura homogênea. Possui uma “voz sonora que se projeta e se sente sendo muito eficaz no grande espaço teatral”.

Nascida em Curitiba, iniciou seu estudos de música aos 8 anos estudando o piano, o estudo do canto iniciou em 1990 com os professores e cantores Neyde Thomas e Rio Novello. Foi integrante do Coral Lírico do Teatro Guaíra, (1990/1998) com o qual participou de diversas óperas e concertos. Solista em diversos concertos nos quais interpretou Santuzza (Cavalleria Rusticana), Leonora (Il Trovatore), Elizabeta (Don Carlo), Elvira (Ernani), Floria Tosca (Tosca) entre outros com o Coral Lírico do Teatro Guaira e Orquestra Sinfônica do Paraná em Curitiba sob a regência dos Maestros Emanuel Martinez , Alessandro Sangiorgi e Andrea Di Mele.
Em 1993, estreou na Ópera “A Flauta Mágica”, de Mozart, – como 3º Gênio com Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do Maestro Oswaldo Colarusso. Desde então, sua carreira vem crescendo e debutou como protagonista principal da opera Colombo de Carlos Gomes no festiva de Campos de Jordão em 1996 regida pelo Maestro Aylton Escobar. Foi finalista dos concursos: Carlos Gomes (Campinas/ 1994), Concurso de Canto Neyde Thomas (Curitiba/1996), Paolo Tosti (Curitiba/1997) e Maria Callas (Jacareí / 1999), 2º lugar do Concurso Aldo Baldin em 2004, recebeu o prêmio de menção honrosa, finalista do Concurso Paolo Tosti na Itália em 2008.
Em 2001, interpretou, pela primeira vez no Teatro Municipal de SP, Leonora na Opera Il Trovatore, de Verdi, sob orientação do Maestro Marcello Mechetti, com Orquestra Sinfônica da cidade de São Paulo e regência do Maestro Mário Valério Zaccaro. De 2001 a 2005, participou de diversos eventos líricos pelo Brasil, concertos e festivais.
Em 2006, interpretou D. Anna na ópera D. Giovanni, de Mozart, num intercâmbio com o Conservatório de Buzzolla na Itália na cidade de Adria na Provínzia de Rovigo, cantando em agosto/2006 no Teatro Guaíra com Orquestra Sinfônica do Paraná e outubro/2006 no Teatro Comunale da cidade de Adria, sob a regência do Maestro Alessandro Sangiorgi e Orquestra da Cidade de Adria (Itália).
Em 2007, cantou nos Concertos Líricos em homenagem a data nacional da Itália e a Garibaldi, com Orquestra Sinfônica do Paraná e regência do Maestro Andrea Di Mele – Diretor e Preparador da Orquestra do Teatro Marrucino da cidade de Chieti-Abruzzo na Itália. Vem participado da série Vesperais Líricas do Teatro Municipal de São Paulo desde 2002, onde já interpretou Leonora de Il Trovatore e Amélia de Un Ballo in Maschera (Verdi), tem se destacado no cenário nacional por suas interpretações dramáticas.
Numa audição oficial no Teatro Marrucino de Chieti na Itália, foi aprovada para cantar no papel de Tosca e Turandot, em produções futuras de 2009/2010. Em fevereiro de 2009, estreou na Itália como Princesa Turandot, da ópera Turandot, de Puccini, numa co-produção com o Teatro L’Opera de Roma e Art Society Japan, com grande sucesso pessoal.
Em maio de 2009, interpretou Suor Angélica pelo Projeto Opera Ilustrada no Teatro da Capela Santa Maria em Curitiba, sob direção artística da professora Neyde Thomas.
Em julho do mesmo ano, interpretou Santuzza da Opera Cavalleria Rusticana de Mascagni, pela Cia Ópera de São Paulo no Teatro São Pedro, com Orquestra Jovem de Guarulhos e regência do Maestro Emiliano Patarra e regia do argentino Boris, tendo grande sucesso da critica presente e do público.
Em fevereiro de 2010, protagonizou a montagem da ópera Suor Angélica no Teatro Marrucino de Chieti na Itália, com um dos maiores maestros da Europa, Donato Renzetti. Em maio de 2010, interpretou Tosca de Puccini no Teatro São Pedro de São Paulo sob a regência da Maestrina Lígia Amadio, o que lhe rendeu uma crítica na revista l´opera de Milão de seu belo trabalho e interpretação “Sulla scena una compagnia valida a partire della soprano Ana Paula Brunkow, una debutante Tosca, che fa ben sperare che questo potrà essere un personaggio duraturo della sua carriera: la cantante è stata impeccabile, con bel fraseggio e correto registro grave e acuto; ha ben evidenziato le varie sfacettature del suo personaggio, brillando nella aria ((Vissi d´arte)) lungamente applaudita”. – (Norberto Modeda) l´opera n. 250 di 2010
Ainda em 2010, debutou como Norma de Bellini no Teatro São Pedro de São Paulo sob a regência do Maestro Emiliano Patarra. Em 2011, participou do Projeto Ópera Ilustrada na Capela Santa Maria produzido pela Fundação Cultural de Curitiba “A Voz Humana” como protagonista e direção cência de Carlos Harmuch e ministrou curso para o Festival de Musica de Ponta Grossa sobre interpretação e atuação para ópera.
Em 2012 ,organiza Master Classes de Alto Aperfeiçoamento Lírico com um dos maiores cantores da atualidade o Baixo Carlo Colombara, sendo um grande sucesso de alunos totalizando em 3 cidades do Brasil mais de 100 participantes. Atualmente prepara seu repertório com os maestros italianos Andrea Di Mele e Alessandro Sangiorgi e Carlo Colombara.


OS EVENTOS

- Dia 09.11 – Teatro São Pedro – SP
Produção conjunta com Paulo Ésper, através do Theatro São Pedro e da Secretaria de Cultura, no Projeto Grandes Vozes.
Recital de canto e piano com Carlo Colombara e Ana Paula Brunkow. Anderson Brener ao piano.
Master Class de 10 a 15 de novembro das 15 às 19 h., vagas somente para ouvintes
Obs.: não existem mais vagas para alunos efetivos.

- De 20 a 23 de novembro – Fundação Avatar – Niterói – RJ
Apenas Master Class no Rio de Janeiro
Obs.: ainda há vagas para o masterclass. Fazer contato com Ana Paula no masterclasscolombara@yahoo.com.br
- De 24 a 29 de novembro – Porto Alegre
Master class de 24 a 28 e Recital no dia 29
Promovido pelo Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS
Obs.: ainda há vagas para o masterclass. Fazer contato com Ana Paula no masterclasscolombara@yahoo.com.br
- Dia 05.12 – Museu Oscar Niemayer – Auditório Poty Lazaroto – às 20:30h. – Curitiba
Recital de canto e piano com Carlo Colombara e Ana Paula Brunkow. Priscila Bomfim ao piano.
Master class de 30 de novembro a 8 de dezembro das 14 às 20 h., no Auditorio DEARTES
Vagas ainda para o master class, informações no email masterclasscolombara@yahoo.com.br

Fonte: http://www.movimento.com/

Comentários

Postagens mais visitadas