Magda Olivero. A história viva de quase um século de ópera! Artigo de Henrique Marques Porto no blog de Ópera e Ballet.





                     Magda Olivero 103 anos!



por Henrique Marques Porto



Os amantes da ópera em todo o mundo estão em festa. Magda Olivero completa hoje (em muitos países já é dia 25 de março) 103 gloriosos anos!


Maria Maddalena Olivero nasceu em Saluzzo, em 25 de março de 1910. Uma voz e uma personalidade únicas na história do canto. Não há paralelo possível entre a Olivero e as cantoras atuais, ou mesmo entre as cantoras de sua geração. É um ícone verdadeiro do canto lírico, reforçado pela grande longevidade que ela alcança serena, lúcida e com saúde.


Sua longa carreira une mais de uma geração de grandes cantores. Cantou com Tito Schippa, Beniaminio Gigli e Giacomo Lauri-Volpi; com Mario Del Monaco, Franco Corelli, Giuseppe Di Stefano e Carlo Bergonzi; e alcançou Placido Domingo e Luciano Pavarotti. Magda Olivero é a história viva de quase um século de ópera!


Magda levantou platéias no mundo inteiro. Não apenas nos grandes teatros, mas também em países distantes e nos teatros de província. As artistas "famosas" cantavam apenas no grande circuito e gravavam muito. La Olivero cantava nos grandes centros, mas também nos teatros onde os cantoras de grande fama foram poucas vezes, se é que foram.


Magda se apresentou para os públicos de centenas de cidades de todos os países e todos os continentes. O Rio de Janeiro a recebeu em 1964. Foram apresentações inesquecíveis. Esse público -que hoje assiste óperas em DVDs ou nas transmissões ao vivo dos cinemas- teve contato direto com a arte superior e refinada de Magda Olivero e aprendeu muito com ela. Talvez por isso Magda tenha se transformado numa unanimidade entre os amantes de ópera.

Magda Olivero é chamada por muitos de “A última diva do verismo”. Talvez seja a diva verdadeira, a diva real, aquela que foi possível ver de perto, de quem se pode conseguir a atenção de uma palavra amável e um autógrafo. Magda não é um mito. É um ícone da ópera!


Buon cumpleanno, carissima Signora! E muito, muito obrigado!
 

Comentários

Postagens mais visitadas