OS LIMITES DA OPINIÃO PESSOAL. ARTIGO DE MARCUS GÓES NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

O blog Música, Ópera e Ballet publicou artigo de Henrique Marques Porto sobre o veteraníssimo e maravilhoso soprano italiano MAGDA OLIVERO.
magda-2-600 
Nascida em 1910 e completando portanto 103 anos de vida.Vi-a muitas vezes, no TMRJ, no Metropolitan de NYC e em Milão, onde morava pertinho de Piazza San Babila, bem no centro. Apresentei-me a ela no Rio e em Milão e uma vez a cumprimentei por uma belíssima entrevista na TV. Vi-a cantando, sempre sob aplausos delirantes, ADRIANA, MEFISTOFELE, FANCIULLA. Uma grande “attrice cantante”.
No entanto – ai de mim, sempre há um “no entanto” na vida – sua voz não era de timbre sumamente agradável e dentro da tradição do grande belcanto italiano ou mesmo do verismo, apresentando certas asperezas, certo vibrato incômodo. Tudo isso era suplantado por seus variados dotes vocais e histriônicos. Magda agradava o público.
É claro que Marques Porto tem todo direito de opinião. No entanto, afirmar que “não há paralelo possível entre a Olivero e as cantoras…de sua geração” é um exagero que ultrapassa os limites do direito de opinião. Assim como não posso afirmar que Agnaldo Rayol foi o maior tenor de todos os tempos, nosso caro Marques Porto também não pode subir a tais exageros.
A geração de Magda e sua contemporaneidade com outros sopranos famosos é a geração e o tempo de CLAUDIA MUZIO, GABRIELLA BESANZONI, HELEN TRAUBEL, ROSA PONSELLE, GERMAINE LUBIN, LILY PONS, CATERINA MANCINI, ROSANNA CARTERI, MARIA REINING, MARIA MULLER, ELEANOR STEBER, GIULETTA SIMIONATO, JOAN TURNER e muitas outras, inclusive até sua contemporânea MARIA CALLAS, de menos idade, mas do mesmo tempo. Magda estreou no Metropolitan de NYC quando a Callas já findava sua carreira útil. A Callas já cantava em grandes teatros em 1947, quando a Olivero interrompia por alguns anos uma já extensa carreira.
Magda Olivero é uma grande artista e grande cantora, mas não é tão única e sem paralelos quanto quer um agiográfico Marques Porto. Aliás, única e sem paralelos nenhum soprano é ou foi. Falam da Patti, da Malibran, da Lind, da Sutherland, quase sempre sem resvalar para exageros que desautorizam uma opinião. E não confundamos opinião sobre maiores valias com gosto. Gostar mais é uma coisa, afirmar que é a maior e a melhor é outra. Maior mesmo era a Emilinha…
PS. SEMPRE ADOREI MAGDA OLIVERO…
MARCUS GÓES- ABRIL 2013

Comentários

Postagens mais visitadas