CONCURSO MARIA CALLAS PROVA QUE NÃO PRECISAMOS DOS GRINGOS. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.


  
 O Décimo Segundo Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, realizado nos dias 30 de Março a 05 de Abril de 2014 nas cidades de São Paulo e Jacareí/SP pela Cia Ópera São Paulo é uma grande motivação ao desenvolvimento de vozes líricas nacionais. Lembramos que o concurso está em sua décima segunda edição, em um país onde projetos dificilmente tem vida longa é um milagre que ele esteja de pé, firme e forte.
   Este ano o concurso apresentou um recital com uma grande estrela do canto lírico mundial, o soprano Dimitra Theodossiou. Só a conhecia em vídeos, tivemos a chance de ver Theodissoiu cantando no palco do São Pedro. Devido a problema de saúde a voz do soprano não se apresentou no seu auge, mesmo contundida ela conseguiu mostrar um grande domínio técnico vocal. O júri formado por uma banca com grande qualificação internacional, Theodossiou inclusive, mostrou a grandeza e a seriedade do concurso.
   Os candidatos passaram por diversas seletivas e onze chegaram à final, foram selecionados nove vencedores, um  dos objetivos do concurso é a escolha de personagens para e ópera O Barbeiro de Sevilha de Rossini, ópera a ser apresentada em Julho nas cidades de Jacareí e São José dos Campos.
   O Recital dos Vencedores realizado na cidade de Jacareí/SP mostrou novos talentos da ópera brasileira, destaco a Revelação Lírica do Blog de Ópera e Ballet de 2013, Aníbal Mancini vencedor do Prêmio Personagem Conde de Almaviva. O soprano Carla Domingues em uma bela interpretação da ária Reganava del Silenzio da ópera Lucia de Lammermoor de Donizetti vencedora do Prêmio Especial do Público e o soprano estadunidense Meghan Dawson vencedora do Prêmio Personagem Rosina. Todos os demais se apresentaram de maneira satisfatória. O Primeiro Grande Prêmio Absoluto dado a Elisa Machado pode ser motivo de polêmica, a moça cantou a ária da ópera Louise de Charpentier, Depuis le Jour. Não me pareceu ser a melhor voz da noite embora eu não tenha assistido as finais.
   O Décimo Segundo Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas fomenta e incentiva os cantores líricos nacionais e revela talentos. Parabenizo a Cia Ópera São Paulo dirigida por Paulo Ésper pela sua realização. No recital de abertura dezenas de cantores talentosos se encontravam na plateia para prestigiar os colegas, dá uma dor no coração ver tantas belas vozes sem trabalhar devido a opção da administração do Theatro Municipal de São Paulo pelos estrangeiros.
Ali Hassan Ayache
    

Comentários

Postagens mais visitadas