LEILA GUIMARÃES NO YOUTUBE. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

                                                                      Leila Guimarães, foto Internet

Confesso que não sou fã do youtube. Sucesso na Internet fez de todo mundo um cineasta, muitos acham que realmente o são, 99,9% deles não passam da mediocridade. Amigos de toda hora me indicam ver um vídeo ou ouvir um trecho de ópera. Mas sou exigente, gosto da peça completa, não me satisfaço com trechos, quero o bolo inteiro. Sempre olhei com muitas restrições, de soslaio os vídeos do youtube.
  O tempo altera pensamentos, muda as pessoas. Deparo-me com gravações do soprano Leila Guimarães. Conhecia sua La Bohème com Luciano Pavarotti, vídeo de 1982 , gravado em San Francisco, uma das melhores versões já gravadas. Resenhei anos atrás sua Missa de Nossa Senhora da Conceição de Carlos Gomes, um primor. Assisti esse soprano no Teatro Municipal de São Paulo, 2004, na ópera Lohengrin de Richard Wagner. Uma cantora excepcional.
   Meio preguiçoso, sem vontade vou abrindo uns vídeos. . Muitos estão em áudio, ilustrados com fotos da cantora e imagens dela em cena. Começo com as Bachianas Brasileiras número 5 de Villa-Lobos. Quando Leila solta a voz, percebo porque ela é uma grande cantora. Minha teimosia me fazia perder coisas interessantes.
   A voz se adapta com o personagem, nunca perde a qualidade em qualquer registro. Penetrante, pujante, suas gravações mostram as diversas facetas e a evolução da cantora. Da inocente Mimi à  força de Adalgisa. Passa pela Amneris e  caminha para Melodias Sentimentais & Lundú. Destaco a ária "O Ciel di Parahyba" da ópera Lo Schiavo de Carlos Gomes, magistral.
  As gravações mostram uma cantora versátil, que evoluiu com o tempo. Do lírico ao dramático, não se acomodou a um pequeno grupo de personagens. Defendeu por toda a vida o eclético na ópera. Fez carreira na Europa, cantou em grandes teatros, foi dirigida por maestros famosos. Não se refugiou em falsas identidades, muitos se dizem ítalo-brasileiros, hispano-brasileiros e vai por ai. Isso para facilitar a carreira, dizem que passaporte europeu abre portas, nem sei se isso é verdade.
   Pacientemente vou ouvindo todo seu repertório disponível na rede, vou imaginando como foram essas récitas. Sua voz me faz viajar por mundos inacessíveis, transmite estados da alma, fico pensando como foi sua atuação a cada momento.  Guardo com carinho uma foto sua autografada, ela está como Amneris, da ópera Aida de Giuseppe Verdi, ópera de Dijon, França. Leila Guimarães no youtube, recomendo. 

Comentários

Postagens mais visitadas