OS RECITAIS DO MuBE. ARTIGO DE VIVIANE CARNIZELO NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

  

                                   MuBE. Foto Internet.
   
   Para a agenda cultural do domingo, o Museu Brasileiro de Escultura oferece uma programação musical que muitos desconhecem: os recitais de piano.
   Oferecidos no período da tarde, com início às 15hs30 e direção artística de Silvio Vargas, os Recitais trazem, semana a semana, jovens e proeminentes pianistas que se especializam em universidades ou são grandes alunos de professores gabaritados no aperfeiçoamento do piano.
Com trabalhos dignos de grandes salas de apresentação, o MuBE recebeu recentemente pianistas como Cristian Budu, vencedor do Concurso Internacional de Piano Clara Haskil, na Suíça, Leonardo Hilsdorf, vencedor do Pianale KlavierAkademie, concurso da Alemanha/França e Silvia Molan, vencedora do Prelúdio, concurso de música erudita da TV Cultura.
   Inexplicavelmente, as récitas dos domingos permanecem um tanto vazias, mesmo apresentado pianistas, execuções e escolhas de repertório de alto nível. Para os jovens que ainda não tiveram contato com a música clássica, o MuBE é uma boa oportunidade de aproximação, pois oferece um ambiente intimista e muito menos formal que outras salas de concerto da cidade. Para quem sempre quis conversar com um jovem músico sobre seu trabalho, o pianista costuma receber o público em tom bastante informal logo após a apresentação.
   Vale ainda ressaltar que o MuBE oferece um ambiente agradável para um café e bate papo entre amigos, que geralmente termina com uma visita pelo museu. O Museu da Imagem e do Som, MIS, que divide terreno com o MuBE, também permanece aberto após os recitais e oferece um ambiente descolado para um lanche. A feirinha de artesanato, o aquário das carpas e os bancos debaixo das árvores tornam o passeio o fim de tarde ainda mais atraente.
   Para quem ainda não conhece o espaço, vale a visita. Para quem nunca pensou que um recital de piano pudesse ser uma descontraída atividade cultura, vale a tarde de domingo no MuBE. A programação das apresentações é divulgada mês a mês e pode ser encontrada no site do museu http://mube.art.br/programacao/musica/. As entradas custam 20 reais e oferecem meia.

Viviane Carnizelo. 

Comentários

Postagens mais visitadas