MELHORES E PIORES DE 2014 PELO BLOG DE ÓPERA E BALLET: PIOR ESPETÁCULO DE ÓPERA, TOSCA NO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO.

   
  

   A transposição temporal da ópera Tosca , apresentada no Theatro Municipal de São Paulo, desagradou a críticos e a plateia. Ambientar a obra de Puccini nos anos 70, em uma ditadura da América Latina não combinou em nada com o enredo, já que nele constam fatos históricos do século XIX. O figurinista transformou Tosca em uma pirigete dos anos 70 e Mario Cavaradossi deixa de ser pintor e vira escultor na versão amalucada de Marco Gandini. As vaias para a equipe de criação mostraram o desagrado do público em relação e essa montagem.
Abaixo segue trechos de críticas publicadas nesse blog:

 Marco Gandini mostrou-se perdido na direção cênica, a transposição temporal não funcionou pelo libreto histórico e os cenários de Italo Grassi prejudicaram ainda mais seu trabalho. Os figurinos de Simona Morresi estiveram corretos com a ideia da direção embora tenha transformado Tosca em uma pirigete dos anos 70, aquela que adora aparecer com cores berrantes e frequenta o Shopping Light. A luz de Virginio Levrio foi a salvação com sombras e cores que ajudam a narrar os acontecimentos. Parte do público vaiou a equipe de criação na estreia, sinal de maturidade, a galera não aceita mais invencionices exageradas nas montagens.
Ali Hassan Ayache

Marco Gandini optou por deslocar a história de junho de 1800 para a década de 1970. Ambientou-a para uma igreja dessa época, a qual mais se parece com um tétrico velório, descaracterizando o espaço cênico. Somaram-se a isso figurinos inadequados, feios, e de péssimo rumo, deixando-se de lado toda a beleza e o encanto do enredo e da magia desta obra teatral. Embolou a cena do Te Deum, onde injetou a distribuição da eucaristia, sem sentido naquele momento litúrgico;  fez a cantora Floria se arriscar a escalar uma escada até seus últimos degraus; introduziu um relógio marcando 8h2min. parado durante todo o 2º ato e outras mais de mal gosto.
Marco Antonio Seta.

Comentários

Postagens mais visitadas