O BARBEIRO DE SEVILHA NO THEATRO SÃO PEDRO PELA COMPANHIA DE ÓPERA CURTA. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

   

   A Companhia de Ópera Curta abre a temporada 2015 com mais um título inédito em seu repertório, O Barbeiro de Sevilha -ou a História Contada e Cantada da Ópera A Inútil Precaução. O novo espetáculo é baseado na ópera O Barbeiro de Sevilha, de Gioachino Rossini.
   Ópera Curta é um formato criado para difusão de ópera. Trata-se de um modelo que cria espetáculos de teatro baseados em títulos consagrados com produção caprichada, cantores profissionais e orquestra reduzida facilitando sua circulação por diversas cidades do Estado. O ano de 2015 terá ainda títulos como Madama Butterfly de Puccini e La Traviata de Verdi. Concebido por Cleber Papa e Rosana Caramachi, com direção musical de Luís Gustavo Petri, o espetáculo utiliza recursos dramaturgos do texto criado especialmente para contar a história, utilizando as músicas originais, rearranjadas para uma formação de cinco músicos. Quarenta cidades de São Paulo receberão a Companhia Ópera Curta, para tanto exige-se uma logística enorme de adaptar a concepção a diversos tipos de teatro.
   Muito trabalho é recompensado com a divulgação da ópera para públicos que não tem acesso, simplifica-se a história textos em português e a parte cantada é na língua original, o tempo médio de noventa minutos não deixa a galera perder o foco e o melhor de tudo a entrada é grátis. Formato ideal para quem não tem convivência com a ópera. Um orçamento enxuto permite a  difusão cultural para todo o Estado de São Paulo, realmente um exemplo a ser seguido. 
Ali Hassan Ayache 


Comentários

Postagens mais visitadas