CONCERTO A MUITAS VOZES.

Alunos do 5º Opera Studio do Recife fazem recital no dia 31 de julho.

Desde 11 de julho, cantores líricos oriundos de Amazonas, Minas Gerais, Paraná, Ceará, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Norte estão reunidos no Conservatório Pernambucano de Música, na capital do estado, para cuidar das vozes na quinta edição do Opera Studio do Recife, projeto pioneiro no estado para qualificação de cantores líricos profissionais. As aulas prosseguem até dia 29 e, no dia 31 de julho, às 15h, no Instituto Ricardo Brennand, é hora da prova de fogo: o concerto de encerramento.
Já uma referência no Brasil, atraindo cantores de todo o país (este ano foram 70 inscritos), e também servindo como ponte entre a cena local e instituições de ensino no exterior, o Opera Studio do Recife foi criado pelo cantor e professor pernambucano Marcelo Ferreira. Este ano, dois grandes nomes do canto lírico internacional participam do corpo docente: a soprano estadunidense Cynthia Lawrence, que apresentou mais de 70 concertos ao lado de Luciano Pavarotti; e o diretor de ópera italiano Stefano Vizioli, membro do conselho artístico da prestigiada Accademia Filarmonica Romana e aclamado diretor de óperas internacionalmente renomadas.
Além destes nomes, compõem a equipe acadêmica o professor e diretor de música da Berea College, o norte-americano Mark Calkins, e a cantora brasileira Tati Helene, radicada atualmente na Alemanha, além de Vitor Philomeno, preparador vocal e agente artístico, e do próprio Marcelo Ferreira.

Sobre os professores
Cynthia Lawrence | Professora titular da University of Kentucky (EUA), ainda em plena atividade, apareceu em mais de 70 concertos com Luciano Pavarotti, em turnê por cidades e países como Doha, Quatar, Itália, Chile, Venezuela, Argentina, Alemanha, Noruega, Japão, China, Malásia, Inglaterra, Canada, África do Sul e EUA.
Stefano Vizioli | Professor convidado no Cincinnati Conservatory of Music, no Opera Theatre and Music Festival of Lucca, na Indiana University e na El Paso University of Texas. É diplomado em piano pelo Conservatório San Pietro a Majella em Nápoles e produziu programas de radio e televisão sobre o mundo da ópera.
Mark Calkins | Professor e diretor de Música da Berea College (EUA), foi coordenador das audições do NATS (sigla em inglês para Associação Nacional de Professores de Canto) para o estado do Kentucky, e coordenador das audições regionais mid-south em 2011. Ele também leciona canto no Teatro Conservatório do Kentucky.
Tati Helene | Mestre em canto lírico pelo Conservatório Antonio Buzzolla da Itália, bacharelado pela FAAM e atriz profissional formada pelo Colégio William Shakespeare. Protagonizou, em maio e junho, em São Paulo, a ópera A Voz Humana, de F. Poulenc (leia crítica).
Vitor Philomeno | Coach e pianista, professor do Estudio Voce no Rio de Janeiro. Estudou na Nebraska Wesleyan University e Northwestern University.
Marcelo Ferreira | Doutorando em Canto e Ópera pela Indiana University e Mestre em canto pela Campbellsville University. Criador e coordenador do Opera Studio do Recife.

SERVIÇO:

Concerto de encerramento do 5º Opera Studio do Recife

31 de julho, domingo, às 15h
Instituto Ricardo Brennand – Sala do Conselho (Alameda Antônio Brennand, s/n, São João, Várzea – Recife. Tel.: 81 2121-0352)

Entrada gratuita

Fonte: http://www.movimento.com/

Comentários

Postagens mais visitadas