LA FURA DELS BAUS NO MUNICIPAL DE SP.

Orquestra Sinfônica Municipal, sob regência de seu maestro residente, Eduardo Strausser, participa das apresentações.


A companhia catalã La Fura Dels Baus retorna ao Theatro Municipal de São Paulo com curta temporada do espetáculo El Amor Brujo – El Fuego e La Palabra. A atração é apresentada de 27 a 31 de julho – quarta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 17h. AOrquestra Sinfônica Municipal (OSM), sob regência do maestro residenteEduardo Strausser, integra as apresentações. O grupo catalão esteve no TMSP em 2014.
Com direção da própria Fura e de Carlus Padrissa, e coreografia de Pol Jimenez, fazem parte ainda do espetáculo Esperanza Fernándezcantaora (cantora de flamenco), e Miguel Ángel Cortés, na guitarra flamenca. A montagem homenageia o compositor Manuel de Falla – em 2016, completam-se 140 anos de nascimento e 70 anos de morte. Além disso, a primeira versão de El Amor Brujo estreou no Teatro Lara, em Madri, no dia 15 de abril de 1915.
O espetáculo conta com projeções de José Val del Omar, de Granada, que representam sonhos, combinando sequências musicais – que serão interpretadas pela OSM –, dança e números acrobáticos cheios de movimento, luz e efeitos especiais. Além de El Amor Brujo, fragmentos de peças anteriores de Falla poderão ser vistas, como Noches en los Jardines de España, La Vida Breve e peças de flamengo, comoVidalita.
Para Padrissa, El Amor Brujo é a obra mais universal, brilhante e arrebatadora de Manuel de Falla. Para o diretor, o compositor conseguiu combinar harmonicamente os folclores andaluz, cigano e flamenco com a música clássica. Mesmo mais de um século depois, a obra de de Falla segue moderna, com melodias vibrantes do compositor e o argumento passional de María Lejárraga. A partir daí, La Fura se propõe a fazer um espetáculo mágico, repleto de efeitos especiais, com vigor de movimentos corporais dos bailarinos e com as projeções que ultrapassam o cenário. Sobre a música de de Falla e a poesia de Lejárraga está a luz cinematográfica de Val del Omar, que faz ‘transbordar’ os limites da tela de projeção.

Participação especial
Alunas da Escola de Dança de São Paulo farão parte das apresentações de El Amor Brujo – El Fuego e La Palavra. A companhia catalã solicitou que as candidatas mostrassem uma coreografia, de até dois minutos, com traços de dança flamenca. Depois de uma rigorosa seleção, das 36 inscritas, 12 foram escolhidas. As garotas, com idades de 16 a 22 anos, aparecerão em oito momentos coreográficos. A Escola de Dança de São Paulo é dirigida por Susana Yamauchi.
Ficha técnica
Miranda Alfonso, Fuensanta Blanco, Yaiza Espigares, Julio González, Pol Jiménez, María Muñoz, Montse Selma e Axel Téllez – bailarinos
La Fura dels Baus / Carlus Padrissa – direção de cena
Pol Jimenez – coreografia
Chu Uroz – figurinos
Carles Rigual – iluminação
Thomas Bautenbacher – efeitos especiais
Manel G. Frasquiel – montagem de vídeo
Esperanza Fernández – cantaora
Miguel Ángel Cortés – guitarra flamenca
Com a participação de bailarinas do curso de formação e cursos livres da Escola de Dança de São Paulo
Programa
M de Falla – El Amor Brujo | Danza del Fin del Día (Danza del Fuego)
Burlería / Improvisación
M de Falla – Noches en los Jardines de España | En el Generalife
Popular – Farruca
M de Falla – El Sombrero de Tres Picos (Introducción) | La Vida Breve | Danza Española, n. 1
Popular – Vidalita
M de Falla – El Amor Brujo | Gitanería, em um ato e dois quadros, versão 1915

SERVIÇO:

“El Amor Brujo – El Fuego e La Palabra”
La Fura Dels Baus

Esperanza Fernández, “cantaora”
Miguel Ángel Cortés, guitarra flamenca
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Eduardo Strausser, regência

27 a 30 de julho, quarta-feira a sábado, às 20h, e 31 de julho, domingo, às 17h
Theatro Municipal de São Paulo (Praça Ramos de Azevedo, s/n, Centro – Tels.: 11 3053 2100 e 3053 2090)

Ingressos: de R$ 25 a R$ 90, com meia-entrada para estudantes

Capacidade: 1.500 lugares
Sugestão etária: acima de 10 anos
Duração aproximada: 120 minutos
Fonte\;  http://www.movimento.com/

Comentários

Postagens mais visitadas