TEMPORADA DE DANÇA EM MANAUS.

Corpo de Dança do Amazonas faz temporada de espetáculos no Teatro Amazonas antes de viajar em turnê.


Depois de convidar o público para uma série de ensaios abertos para ajudar no processo criativo de construção de seus espetáculos, na iniciativa CDA de Portas Abertas, o Corpo de Dança do Amazonas abre uma temporada de apresentações gratuitas, de 30 de junho a 3 de julho, no Teatro Amazonas, em Manaus. Estarão em cena os espetáculos Cabanagem, A Sagração da Primavera e Milongas.
Nos dias 30 de junho e 1º de julho, às 20h, sobe ao palco o espetáculo Cabanagem, de Mário Nascimento, que traduz o espírito de resistência, de luta, de revolta, de preservação das culturas do período regencial, no qual negros, índios e mestiços insurgiram contra a elite política na Região Norte do Brasil. Diversas batalhas fizeram com que o movimento ficasse marcado pela violência, o que é possível sentir ao longo da apresentação, com movimentos bem marcados e rápidos. O espetáculo tem sua coreografia baseada nas obras Uma breve história do Amazonas, de Márcio Souza, eNo País das Amazonas, de Marilene Corrêa.
No sábado, 2 de julho, também às 20h, o Corpo de Dança interpreta mais uma vez o aclamado A Sagração da Primavera, releitura da obra dos russos Vaslav Nijinsky e Igor Stravinsky, com coreografia assinada pelos bailarinos Adriana Góes e André Duarte. A atual releitura se passa no Ritual da Moça Nova, um costume característico da tribo Tikuna, onde uma jovem índia chamada Worecü, ao menstruar pela primeira vez, é retirada do convívio social e dedica-se a trabalhos manuais atribuídos às mulheres.
E no domingo, 3 de julho, às 19h, o Corpo de Dança interpreta o espetáculo Milongas,de Monique Andrade, mesclando as técnicas do balé clássico às da dança contemporânea, sempre com referência ao tango tradicional e ao tango eletrônico.
A programação, cuja entrada é franca, precede a viagem em turnê do Corpo de Dança ao estado de Pernambuco, onde participa do projeto Um Norte que Dança, criado pelo projeto do Casarão de Ideias.
Foto: cena de A Sagração da Primavera, por Bárbara Umbra

SERVIÇO:

Temporada de espetáculos: “Cabanagem”, “A Sagração da Primavera” e “Milongas”
Corpo de Dança do Amazonas

30 de junho, 1 e 2 de julho, às 20h; e 3 de julho, às 19h
Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião, s/n, Centro – Manaus)

Entrada gratuita

Fonte:  http://www.movimento.com/

Postagens mais visitadas