INSCRIÇÕES ABERTAS NA ESCOLA MUNICIPAL DE MÚSICA DE SÃO PAULO.

Interessados podem se inscrever em cursos sobre produção contemporânea e para formação de cantores líricos.


Escola Municipal de Música de São Paulo está com inscrições abertas até o início de fevereiro para dois cursos: o Ateliê Contemporâneo, focado na produção musical dos séculos 20 e 21, e Opera Studio, destinado a desenvolver e preparar artisticamente jovens cantores líricos.
Os dois cursos são gratuitos. O Ateliê Contemporâneo oferece, no máximo, 20 vagas e tem inscrições abertas até o dia 7 de fevereiro. Já o Opera Studio, que se destina a cantores com idade entre 18 e 34 anos, oferece, no máximo, 15 vagas, com inscrições abertas até 3 de fevereiro.

Ateliê Contemporâneo
Criado em abril de 2016 dentro da Escola Municipal de Música de São Paulo, o Ateliê Contemporâneo oferece, gratuitamente, formação em música contemporânea. O objetivo é preparar artisticamente músicos e alunos de música para atuar no repertório mais recente de concerto.
O programa conta com atividades semanais regulares com professores da Escola Municipal de Música de São Paulo. São abordadas questões históricas e estéticas, técnicas, interpretativas, além de ensaios de grupos camerísticos. Serão oferecidas ainda masterclasses e palestras com solistas, maestros e compositores.
Os candidatos deverão baixar a ficha de inscrição no site do Theatro Municipal de São Paulo, na opção Ateliê Contemporâneo do link da Escola Municipal de Música. Após preencher todos os campos, o documento deve ser enviado para o e-mail ateliecontemporaneo.ftm@gmail.com.
Importante que os interessados tenham experiência em, no mínimo, uma das seguintes áreas: instrumento, canto, regência ou composição musical. A idade mínima para ingresso é de 18 anos. É desejável também possuir conhecimento no repertório contemporâneo.
Todo o processo seletivo acontecerá em duas fases. Primeiro será feita a análise das fichas de inscrição pelos membros da banca julgadora. A partir do dia 14 de fevereiro, será publicada, no site do Theatro Municipal de SP, a lista com os nomes dos selecionados para a próxima etapa. Nessa os candidatos serão entrevistados. Além disso, a critério da banca examinadora, o candidato de instrumento ou canto poderá ser solicitado a executar um trecho de uma obra de livre escolha, que precisará ser apontada na ficha de inscrição.
O resultado final será publicado, em março, no site do Theatro Municipal. O projeto será realizado de forma gratuita nas dependências da Escola Municipal de Música de São Paulo, no centro da capital paulista, entre os meses de março e novembro de 2017.

Opera Studio
Até o dia 3 de fevereiro, a Escola Municipal de Música de São Paulo está com as inscrições abertas para uma nova turma do Opera Studio. O projeto com aulas totalmente gratuitas tem o objetivo de desenvolver e preparar artisticamente jovens cantores líricos.
Criado em 2015 pela Diretoria de Formação da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, o projeto é realizado nas dependências da Escola Municipal de Música de São Paulo, no cento da capital paulista. A nova turma terá aulas de março de 2017 a dezembro de 2018.
No curso, professores ministram aulas de todos os elementos envolvidos na produção de óperas – como interpretação musical, interpretação cênica, expressão corporal, consciência corporal para cantores líricos, história da ópera, idioma fonética e prosódia musical, além de ensaios semanais com pianista correpetidor. Além disso, serão oferecidas masterclasses e palestras com os solistas, maestros e diretores da temporada lírica do Theatro Municipal de São Paulo, bem como o acompanhamento do processo de ensaios dos espetáculos, além da montagem de espetáculos artístico-pedagógicos.
Podem participar do processo seletivo candidatos com idade entre 18 e 34 anos, completos até o dia 3 de fevereiro de 2017. Para se inscrever, é necessário baixar a ficha no site do Theatro Municipal de São Paulo na opção Opera Studio do link da Escola de Música de São Paulo, preencher todos os dados e enviar para o e-mail operastudio.tmsp@gmail.com.
A seleção será realizada em duas etapas. Primeiro será feita uma análise curricular e da ficha de inscrição pelos membros da banca julgadora. A lista com os nomes dos aprovados para a segunda fase será publicada no site do Theatro Municipal até o dia 10 de fevereiro de 2017.
Nesta segunda etapa, os candidatos deverão interpretar duas árias de ópera de compositores de períodos diferentes, em idiomas distintos, sendo uma delas obrigatoriamente em italiano. Essas peças deverão já ser apontadas na ficha de inscrição. A lista final com os nomes dos aprovados será divulgada no site do Theatro Municipal a partir do dia 4 de março. A matrícula será realizada no dia 6 do mesmo mês.

SERVIÇO:

Escola Municipal de Música de São Paulo

Curso Ateliê Contemporâneo
Inscrições abertas até 7 de fevereiro

Curso Opera Studio
Inscrições abertas até 3 de fevereiro

Fonte:  http://www.movimento.com/2017/01/inscricoes-abertas-na-escola-de-musica-de-sp/

Comentários