JOICE DIDONATO, MEZZO-SOPRANO ESTRELA. CRÔNICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET



Toda arte tem suas estrelas. Essa é uma verdade universal e estrelas de todas as grandezas têm os seus chiliques. A última moda é cancelar apresentações em cima da hora -  pouco importa se os fãs reservaram os ingressos com meses de antecedência, se pagaram caro  ou se viajaram de longe só para ver o artista.  A vontade dos divos e principalmente das divas é suprema: se não quiserem cantar não cantam e pronto. Muitos fazem isso para criar a lenda em torno de si, fica uma aura de importante. Se o cantor cancela uma apresentação no Scala de Milão ou no Covent Garden de Londres é porque tem moral. As pessoas o acham importante. Divas inventam desculpas esfarrapadas, e  indisposição é a preferida.
   O maior cancelador de todos os tempos foi Luciano Pavarotti.  Cancelou tantos espetáculos no Metropolitan Opera House de Nova Iorque que fizeram uma placa especial para avisar o público. Fez a alegria dos doppiones (cantores substitutos), já que com o tio Pava escalado o cachê estava quase garantido. Mas todas as regras tem suas exceções. 

   Joyce Didonato é mezzo-soprano de fama mundial. Tenho com ela várias gravações em DVD que considero excelentes. Hercules, La Cenerentola e Il Barbiere di Siviglia são algumas delas. Foi em 2009, em uma récita do Il Barbiere di Siviglia na qual  nossa amiga interpretava a Rosina, quando tropeça no palco do Royal Opera House de Londres e quebra sua fíbula direita (quem não sabe o que é fíbula que vá pesquisar).  Uma diva normal teria um chilique, botaria a culpa em alguém e pararia a récita com cara de poucos amigos.
   Didonato não:  termina o primeiro ato mancando, volta no segundo com muletas e liquida a fatura. Mas seu heroísmo não pára por aí. Quem pensa que ela cancelou as outras cinco apresentações programadas se enganou. A mulher canta todas elas de cadeira de rodas, mas não canta só por cantar. Mesmo sentada,  consegue mostrar seu talento vocal. O público foi ao delírio. Outras, por muito menos,  cancelaram diversos espetáculos. Didonato mostrou sua grandeza, provou que pode ser uma estrela e profissional ao mesmo tempo. Se tivesse cancelado  suas apresentações todos entenderiam, mas não, preferiu encarar o público. Mostrou sua estrela , fez furor e conquistou o público.
Ali Hassan Ayache

Comentários

Postagens mais visitadas