MARIO DEL MONACO SURPREENDE EM VÍDEO NÃO-COMERCIAL. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

   


   Em uma loja especializada em vídeos de ópera de São Paulo, me deparei com uma gravação que desconhecia e nunca tinha ouvido sequer um mísero comentário. Uma Norma de Bellini, gravação não-comercial, na qual o interessante era o tenor em questão, Mario del Monaco. Conheço seu Otello, seu Pagliacci, seu Andrea Chenier e até uma esquisita Carmen,  cantada em italiano e em russo. Mas desconhecia completamente essa versão - uma Norma com Mario del Monaco foi uma grata surpresa.
   Versão gravada no distante ano de 1967 (Eu ainda nem era nascido), em preto e branco , o regente e o teatro são desconhecidos. Consta que o soprano é a americana Elionor Ross, voz dramática, de grande impacto, volumosa e perfeitamente adaptada a Norma. Giovanna Vighi é mezzo-soprano das antigas, privilégio total aos graves, quentes e maduros, apesar de sua juventude.
   Atuações dramáticas inexistem, ninguém se preocupava com isso na época. Cantor tinha que ter um vozeirão, ficar estático no palco e mandar bala. Os cenários são arroz-com-feijão, simples e diretos. Os figurinos se limitam ao clichê dos romanos antigos, saias curtas para os homens e vestidos longos as mulheres. Os andamentos usados pelo desconhecido maestro e sua orquestra são corretos, sua sonoridade é perfeitamente compatível com a obra de Bellini.
   O destaque é Mario del Monaco: sua voz robusta, máscula e única fez dele um dos grandes tenores do século XX.As vezes metálica, mas de timbre ideal para personagens da ópera italiana, sua voz tem um poder natural que ele usava com energia, impondo-lhe uma carga dramática. Com essa voz quem precisa atuar?  Essa Norma só foi gravada porque o grande tenor italiano está presente. Sustenta as notas como ninguém e tem uma presença de palco que transforma um homem de estatura baixa em um gigante.
   Uma das atrações da ópera é descobrir essas raridades. Um dia, alguém descobre uma ópera em vídeo da Callas. No mundo da Internet tudo é possível.
Ali Hassan Ayache  

Comentários

  1. Já assisti a essa gravação diversas vezes no youtube, e também a descobri totalmente por acaso. Sou leigo no quesito "música", admito, então minha opinião pode não ter muita base, mas em termos informais, posso dizer que essa Norma foi "de cair o queixo". Atuação, cenários complexos? Totalmente dispensáveis diante de vozes tão grandes, tenho que concordar. A ária de Polione no 1º ato é impressionante, Del Monaco emite uma energia bastante peculiar neste papel. Parece-me que foi o primeiro trecho que vi desta gravação, antes de procurar a versão completa.
    Norma é uma das minhas óperas prediletas, e já vi/ouvi diversas gravações. Não que isso signifique muita coisa, mas esta é sem dúvida uma das que mais me impressionou. Com exceção de Del Monaco, desconhecia até então as demais vozes, e descobrir bons artistas é sempre agradável! A Adalgisa de Giovanna Vighi me agradou bastante, e a produção "simples" e "com cantores estáticos no palco" tem um charme que eu teria o maior prazer e alegria em ver nos palcos hoje em dia! Foi umas das coisas que primeiro me atraiu na ópera, há alguns anos: a voz ser a própria atuação e levar a história adiante.
    Descrever essa produção com tais termos pode fazer com que pareça monótona, mas o apelo que ela tem é imenso, ao menos para mim. Fiquei feliz em ver uma menção a esta ótima Norma! Fiquei até com vontade de vê-la outra vez. A propósito, qual é esta loja especializada? Gostaria de adquirir uma cópia decente!
    Imagine quantas outras produções e vozes incríveis se perderam ou são praticamente conhecidas, como neste caso? Como dito acima "no mundo da Internet tudo é possível". Bendita ferramenta! E falando em Callas, aqui um trecho de um ensaio da Norma. Trata-se do recitativo anterior à Casta Diva, um dos meus momentos preferidos: https://www.youtube.com/watch?v=8X1lT5Lb8-M

    ResponderExcluir
  2. SEgue a ficha técnica-
    Norma - Elinor Ross
    Adalgisa - Giovanna Vighi
    Pollione - Mario Del Monaco
    Oroveso - Massimiliano Malaspina
    Flavio - Mario Guggia

    Conductor - Ettore Gracis
    Berlin- 1967
    está no youtube também- https://www.youtube.com/watch?v=TCnirejucTY

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas