SOPRANO ELIANE COELHO CANTA COM A ORQUESTRA SINFÔNICA DE PIRACICABA.



Principal nome do canto lírico no Brasil apresenta-se com a Sinfônica de Piracicaba


Aplaudida nas principais casas internacionais de ópera e radicada há quase cinco décadas na Europa, a soprano Eliane Coelho apresenta-se com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) no sábado, 28, às 20h30, no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central. Sob regência do maestro convidado Gabriel Rhein-Schirato, o concerto gratuito traz obras do italiano Giuseppe Verdi. A Temporada 2017 tem o patrocínio da Raízen, ArcelorMittal e Caterpillar Brasil, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo.

Eliane Coelho é classificada como a maior cantora lírica brasileira desde Bidu Sayão. Sua trajetória na Europa começa na década de 1970, na Alemanha. Por vários anos, a carioca atuou na Ópera de Viena, que lhe concedeu o título de Kammersängerin (cantora de câmara). Apresentou-se na Itália, França, Rússia, Japão, entre outros países. Foi regida por nomes como o maestro indiano Zubin Mehta e integrou apresentações com tenores como Luciano Pavarotti e Plácido Domingo.

Para a regência do concerto em Piracicaba, a OSP recebe o maestro Gabriel Rhein-Schirato, paulistano formado na USP e que se especializou por quatro anos na Alemanha. Atualmente, coordena o Opera Studio, do Theatro Municipal de São Paulo, na Escola Municipal de Música da capital paulista. Ele regeu diversas obras do repertório sinfônico e operístico na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, onde atuou, entre 2011 e 2014, como maestro-assistente.

“São raras as ocasiões em que uma orquestra do interior tem a chance de receber uma solista celebrada e reconhecida como a maior cantora lírica brasileira em atividade e a principal representante do nosso país na Europa”, diz o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP, que convidou Gabriel Rhein-Schirato em função da especialidade do jovem maestro para óperas. “Será uma apresentação memorável, especialmente para quem acompanha o trabalho de reestruturação da Orquestra, iniciado em 2015”, completa o maestro.

Sete peças de Verdi estão no repertório, que começa por Ritorna Vincitor, primeiro ato da ópera Aida, peça sobre a história da filha do rei da Etiópia e o seu dilema entre o país de origem, a família e o amor. Na sequência, o programa traz o Prelúdio, primeiro ato da ópera La Traviata, baseada na história real de Violetta Valéry, musa da alta sociedade parisiense.

Entre as mais conhecidas de Verdi, a obras Canção do Salice e Ave Maria, ambas integrantes do quarto ato da ópera Otello, também integram a apresentação, que traz ainda a abertura de Nabucco e a ária Ecco l’orrido campo, da ópera Un Ballo in Maschera. Além disso, Eliane Coelho canta, no encerramento, duas partes da ópera La Forza del Destino: a abertura e Pace, Pace, Mio Dio.

Diferente dos meses anteriores, o ensaio geral no período da tarde não terá a participação da solista, como forma de poupar a voz da soprano, pois a récita contém trechos de grande exigência vocal. Ainda assim, a OSP manteve a palestra para as 16h30, quando o maestro Gabriel Rhein-Schirato fala sobre ópera. Às 17h, os músicos da OSP apresentam as mesmas árias e aberturas de Verdi do concerto noturno.

A Temporada 2017 da OSP comemora os 250 anos de Piracicaba. São correalizadores a Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio das secretarias da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e de Educação. A OSP tem o copatrocínio do Grupo Pizzinatto, Occitano Apart Hotel e das Indústrias Marrucci, o apoio institucional da Empem, Oscip Pira 21 e Cultura Artística, e apoio de mídia da Rádio Educativa FM, Revista Arraso e Jornal de Piracicaba.

SERVIÇO – Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado, 28 de outubro, às 16h30 (palestra sobre ópera e apresentação de árias e aberturas pela orquestra) e às 20h30 (concerto com a solista Eliane Coelho). Entrada gratuita. Distribuição de ingressos nos dias 25, 26 e 27, das 15h às 18h, na bilheteria do Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Doutor Maurice Allain, Parque do Engenho Central). Informações: (19) 3413-5212 e www.sinfonicadepiracicaba.org.br.

Comentários

Postagens mais visitadas