PRATELEIRA NELES: GRAVAÇÕES QUE MERECEM FICAR MOFANDO NA PRATELEIRA, SYMPHONIE FANTASTIQUE COM O ROYAL DANISH BALLET.

    

   O selo VAI faz um trabalho de arqueologia. Desenterra raridades da ópera e do balé inacessíveis e os coloca no mercado. Mas nem tudo que é antigo é sinônimo de qualidade.
  Symphonie Fantastique é uma das mais importantes e revolucionárias obras de Hector Berlioz. Os produtores se esquecem de citar na capa o nome do compositor. O nome do coreografo Léonide Massine e do Royal Danish Ballet estão na lá e parecem ser mais importantes.
   A música é apresentada em redução para piano. A gravação original de 1948 está sem som, tentaram sincronizar a música do piano com a dança. O resultado é estranho, perde-se toda a riqueza melódica da Symphonie Fantastique.
   A coreografia  é esquisita e não lembra em nada o trabalho de Berlioz. Música de um lado e dança para o outro.  Muitas vezes descoordenados, parecem passistas de escola de samba. Os figurinos são peças de ensaio do dia a dia, ficam engraçados e destoam de tudo.
   Symphonie Fantastique relata um artista que tenta se suicidar com ópio. Frustrado pelo amor não correspondido. Mas a dose não é o suficiente para matá-lo, e ele vai ao delírio. Alucinações , sensações e lembranças reais são transpostas para a música com um tema recorrente. A coreografia não mostra a complexidade psicológica da obra. A redução para piano enfraquece o enredo e os figurinos são amadores.
   Amigos, Prateleira Neles. Esse merece ser queimado com ópio da pior qualidade.   
Ali Hassan Ayache

Comentários

  1. Se quiser dar pra mim, aceito o DVD! Gostaria muito de conhecer o trabalho...
    Achei uma gravação que, talvez, você goste mais: é da Ópera de Paris, 1997, com a música orquestrada. Talvez esse te deixe mais animado em assistir...
    https://www.youtube.com/watch?v=XoKt06xIEJM&

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas