A OPORTUNA REEDIÇÃO DO LIVRO " 150 ANOS DE MÚSICA NO BRASIL" DE LUIZ HEITOR. ARTIGO DE OSVALDO COLARUSSO NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.
Villa-Lobos: curiosidades
No longo capítulo dedicado a Villa-Lobos (Villa-Lobos e a descoberta do Brasil), nos deparamos com um dos pontos altos mas também discutíveis deste trabalho. Diversas informações de cunho pessoal que foram passadas diretamente pelo compositor, no entanto, revelam uma certa credulidade do musicólogo. Ele descreve, por exemplo, um Choros (o de Nº 13 ou 14) cuja existência sempre foi questionada. Fala de um concerto para piano e orquestra que Villa-Lobos teria escrito baseado em temas de Ernesto Nazareth (que eu saiba a única referência a Nazareth de Villa-Lobos é seu Choros Nº 1 para violão), que ao que parece não existe. Mas, ao mesmo tempo, demonstra uma riqueza de informações como quando ele fala de uma obra altamente experimental de Villa-Lobos, e que é completamente desconhecida no Brasil: “Suíte sugestiva”, uma partitura que exige até a presença de três metrônomos em meio aos instrumentos. Não há dúvida: mesmo com estas aparentes (e poucas) inexatidões, o livro de Luiz Heitor é obrigatório para quem quer ter uma mais apurada visão da história da música brasileira.
Osvaldo Colarusso
Serviço: “150 anos de música no Brasil (1800-1950)” de Luiz Heitor. Prefácio de Ricardo Tacuchian. Editora da Biblioteca Nacional. Encontrável na Livraria da Travessa (www.travessa.com.br) por R$ 36,00 (um décimo do que é pedido nos sebos que ainda possuem a primeira edição).
Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/falando-de-musica/oportuna-reedicao-livro-150-anos-de-musica-no-brasil-de-luiz-heitor/
Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/falando-de-musica/oportuna-reedicao-livro-150-anos-de-musica-no-brasil-de-luiz-heitor/
Comentários
Postar um comentário