DEZ REAIS O INGRESSO: ORQUESTRA SINFÔNICA HELIÓPOLIS HOMENAGEIA TCHAIKOVSKY.


No domingo, 3 de junho, a Orquestra Sinfônica Heliópolis sobe ao palco do Theatro Municipal de São Paulo com o regente Edilson Ventureli, para apresentar em concerto duas importantes obras de Piotr I. Tchaikovsky. A apresentação, às 12h, com preços populares, conta com o piano solo de Alvaro Siviero, solista convidado para a obra que dá início ao concerto.

As duas obras do russo Tchaikovsky, ambas geniais e bem conhecidas, têm grande intensidade dramática, e uma história que vale a pena conhecer. A primeira obra interpretada é o 'Concerto Para Piano nº 1', que o compositor apresentou pela primeira vez no natal de 1874 para seu colega Nicolai Rubinstein. Na época, a reação de seu colega músico, e também maestro, foi das piores. Ele execrou a obra. No entanto, Tchaikovsky não mudou uma linha e a enviou a Hans vob Bülow, que a estreou com enorme sucesso. Com o tempo, o concerto não apenas conquistou o coração dos principais intérpretes de seu tempo - inclusive, Rubinstein, como se tornou uma das mais célebres peças de todo o seu repertório. 

Em seguida, outra obra importante do legado deixado por Tchaikovsky será apresentada: a Sinfonia nº 6 – Patética, última escrita por Tchaikovsky, envolta em certo mistério, onde o compositor trata de temas que o preocuparam durante toda a vida. O termo patético, que, pelo dicionário, refere-se àquele que "tem capacidade de provocar comoção emocional nos outros, um sentimento de piedade, tristeza, horror, tragédia", perpassou toda a trajetória do compositor e o modo como ele entendia a vida, o amor, a ideia de felicidade, a solidão. É disso tudo que fala a Sinfonia. E para entende-la basta estar aberto a essa jornada de vida transformada em música – uma jornada que se inicia aos poucos, quase em silêncio, e a ele retorna no fim da peça, com a qual, tantas décadas depois, ainda somos capazes de nos relacionar.

PROGRAMA
3 JUN DOM 12H Theatro Municipal de São Paulo | R$ 10
ORQUESTRA SINFÔNICA HELIÓPOLIS
EDILSON VENTURELI regente
ALVARO SIVIERO piano
PIOTR I. TCHAIKOVSKY
Concerto nº 1 Para Piano em Si Bemol Menor, Op.23
Sinfonia nº 6 em Si Menor, Op.74 – Patética

INGRESSOS

Comentários

Postagens mais visitadas