I FESTIVA INTERNACIONAL DE ÓPERA DE GOIÂNIA + I CONCURSO INTERNACIONAL DE CANTO DE GOIÂNIA.



Edital
APRESENTAÇÃO
O I Concurso Internacional de Canto de Goiânia (23/07/2018 a 12/08/2018) é parte integrante do I Festival Internacional de Ópera de Goiânia (07/06/2018 a 12/08/2018).
Este concurso destina-se a qualquer aluno de canto brasileiro ou estrangeiro com mais de 18 anos e menos de 40 até dia 23/07/2018 que queira se aprofundar na arte do canto operístico.
O I FIOG surgiu da necessidade de um aprofundamento nas técnicas de palco, teatro, domínio de distintas línguas, conhecimento operístico e de teatro musical por parte dos alunos de canto da Escola de Música e Artes Cênica da Universidade Federal de Goiás (EMAC - UFG), bem como da carência de apresentações deste gênero em nossa cidade e no Brasil.
Idealizado pelo Tenor Adriano Pinheiro, o I FIOG será realizado em parceria entre a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Cultura de Goiânia, com a Universidade Federal de Goiás, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (EMAC).
REGULAMENTO:
As inscrições do I Concurso Internacional de Canto de Goiânia acontecerão no período de 23/05/2018 a 30/06/2018 às 23:59 hs 3 (Horário de Brasília) por meio do link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1YAi6LBsdQpFgTmytKDK1zhyGXIAI7hYy46zVL226fvY/edit?usp=sharing
Os aprovados na primeira fase serão notificados por meio de correio eletrônico e deverão confirmar sua participação na FINAL em até cinco dias após o recebimento do mesmo.
Como estímulo aos cantores líricos participantes serão realizadas quatro óperas sendo elas La Serva Padrona (Pergolesi), Gianni Schicchi (Puccini), La Traviata (Verdi) e A noiva do Condutor (Rosa, Pinheiro e Falat). As óperas serão realizadas na cidade de Goiânia: no Teatro do Sesi, no Teatro Goiânia e no Teatro do ITEGO Basileu França com orquestras e regentes convidados.
Serão realizados ainda três concertos para canto e piano, com os vencedores do I Concurso Internacional de Canto de Goiânia.
Os alunos após o resultado final serão classificados como:
1 - Alunos aprovados como “bolsistas”: ganharão o certificado, a premiação de participarem como solista na montagem de uma ou mais ópera e um cachê para os dois dias de apresentação como o personagem da ópera em que foi vencedor.
Estes alunos participarão das aulas ativamente no período de 27/07/2018 a 12/08/2018 como bolsistas, recebendo diariamente aulas de canto, fisiologia da voz, estilos musicais, interpretação, dicção e fonética, expressão corporal e teatro. Estes alunos serão orientados e preparados para as óperas pelos professores do festival.
2 - Os alunos aprovados como “ouvintes”: ganharão certificado de participação como finalistas, mas não participarão como solista na montagem das óperas, salvo se do interesse e necessidades determinadas pela banca. Estes alunos poderão assistir a todas as aulas, mas, apenas como “ouvintes”. Obrigatoriamente estes alunos integrarão o coral da ópera La Traviata (Verdi).
INSCRIÇÕES:
  1. Eliminatória:
As inscrições serão realizadas unicamente por meio eletrônico no link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1YAi6LBsdQpFgTmytKDK1zhyGXIAI7hYy46zVL226fvY/edit?usp=sharing.
No ato da inscrição o candidato deverá enviar por email:
  1. Número e cópia da Carteira de Identidade ou Passaporte.
  2. Comprovante de depósito no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) que deverá ser realizado no Banco do Brasil, Agência: 1126-6, na conta poupança: 6314-2.
  3. Endereço com comprovante do mesmo (conta de água, luz ou telefone).
  4. Curriculum Vitae com cinco comprovações dos mesmos em formato word ou odt, fonte tamanho 12, espaço 1,5.
  5. Dois vídeos com duas árias de ópera (links a serem disponibilizados no youtube), de escolha do candidato. Os candidatos a papéis específicos devem enviar pelo menos uma ária do personagem principal almejado. O candidato pode concorrer a mais de um personagem desde que na audição os personagens estejam memorizados na íntegra.
  6. Foto atual em ótima resolução, no mínimo 300 dpi, nos seguintes formatos: .jpg. .jpeg, .tif, .png .pdf, .doc, .docx, .txt e .rtf).
  7. Carta de recomendação de um professor de canto que possua o devido reconhecimento no meio artístico.
  8. As partituras das obras a serem cantadas devem ser enviadas em formato PDF e em ótimas condições, sendo de responsabilidade do candidato a conferência de tonalidades e idiomas originais da obra.
  9. No ato da inscrição, o candidato deve informar a quais personagens e óperas estará se candidatando. É obrigatória a apresentação de memória em idioma e tonalidade originais e o conhecimento pleno da parte dos personagens da ópera elegida e em idioma e versão apresentadas pela direção do I FIOG. Uma lista com as óperas, links para as partituras das óperas e respectivos personagens está disponível ao final deste edital.
  10. A inscrição do candidato só será válida se entregue completa até a data limite do período de inscrições. Todos os candidatos receberão uma confirmação da inscrição em até cinco dias após o último dia de inscrições. Caso isto não ocorra, o candidato deverá entrar em contato via telefone com a direção do I FIOG.
b) FINAL
  1. Na fase Final, o candidato deverá apresentar um programa com quatro árias de ópera em, pelo menos, dois idiomas.
  2. A banca reserva-se ao direito de determinar quais e quantas árias serão apresentadas em cada fase e poderá também solicitar uma ária já escolhida anteriormente se assim julgar necessário.
  3. A ordem de apresentação dos candidatos na fase eliminatória e demais fases será determinada pela organização.
  4. Em função do cronograma das óperas a serem realizadas, serão audicionados primeiro os candidatos à ópera La Traviata (Verdi). Após o resultado dos vencedores aos personagens da ópera La Traviata forem publicados, as audições para os outros papéis seguem normalmente.
  5. Árias com recitativo e cabaleta deverão ser apresentadas na íntegra.
  6. Após a confirmação da inscrição, o programa apresentado não poderá ser modificado.
O Concurso oferecerá pianistas oficiais aos candidatos:
  • Os candidatos terão direito a 1 (um) ensaio de 30 min antes de cada fase;
  • O candidato será informado de seu pianista para a FINAL, até uma semana após o resultado da Semifinal.
  • O pianista poderá ser alternado durante a realização das fases;
  • O candidato poderá apresentar-se com o próprio pianista. Neste caso, o nome do pianista deverá ser informado na ficha de inscrição;
  • Será necessário levar uma cópia das partituras para o pianista do I Concurso de Canto de Goiânia durante as fases. Se necessário, o pianista correpetidor poderá solicitar uma cópia da partitura ao candidato com antecedência.
O júri será formado por maestros, cantores, diretores artísticos, críticos e diretores. As decisões do Júri são incontestáveis.
Todos os Prêmios serão outorgados na fase final do concurso.
A Organização do Concurso se reserva o direito de efetuar modificações que julgue necessárias, tanto no regulamento como no sistema de realização de qualquer uma das três fases.
O candidato automaticamente ao se inscrever cede todos os direitos de imagem e som (fotos, áudio e vídeo) que poderão ser utilizados pela direção do I FIOG ou pela Imprensa e/ou meios de comunicação, nacionais ou internacionais, etc. Os candidatos não poderão reclamar direitos ou privilégios sobre os mesmos.
As provas também poderão ser transmitidas por rádio, televisão e internet sem quaisquer ônus à direção do I FIOG.
O candidato concorda, ao se inscrever no concurso, com este regulamento e com todas as decisões tomadas pela Direção, Organização e Júri do I Concurso de Canto Adriano Pinheiro sabendo ainda, que a decisão desta é soberana, não cabendo nenhum tipo de recurso.
PREMIAÇÃO
Os vencedores do I Concurso de Canto de Goiânia, se apresentarão nos recitais de premiação e nas óperas para as quais forem aprovados. A premiação será dividida de acordo com as personagens das óperas realizadas no I FIOG.
A direção do I Festival Internacional de Goiânia e I Concurso Internacional de Canto de Goiânia, visando homenagear aos importantes professores de canto e celebridades da lírica goiana que tanto fizeram pelo canto erudito em Goiânia, oferecerá a cada prêmio outorgado o nome de um professor de canto ou personalidade de renome.
Prêmios e Homenageados:
Ópera La Traviata
Prêmio Ângela Barra: Para a soprano vencedora que interpretará a personagem “Violeta”, na ópera La Traviata (Verdi).
Prêmio Ângelo Dias: Para o barítono vencedor que interpretará o personagem “Giorgio Germont” da ópera La Traviata (Verdi).
Prêmio Adriano Pinheiro: Para o tenor vencedor que interpretará o personagem “Alfredo Germont” da ópera La Traviata (Verdi).
Prêmio Rosari Esteves: Para a soprano vencedora que interpretará a personagem “Annina” da ópera La Traviata (Verdi).
Prêmio Edmar Ferretti: Para o tenor vencedor que interpretará o personagem “Gastone” da ópera La Traviata (Verdi).
Prêmio Ruy Esteves: Para o barítono vencedor que interpretará o personagem “Barão Douphol” da ópera La Traviata (Verdi).
Prêmio Maristela Cunha: Para o baixo vencedor que interpretará o personagem “Marquês d'Obigny” da ópera La Traviata (Verdi).
Prêmio Marshal Gaioso: Para o baixo vencedor que interpretará o personagem “Dr. Grenvil” da ópera La Traviata (Verdi).
Ópera Gianni Schicchi (Puccini)
Prêmio Angelo Fernandes: Para o barítono vencedor que interpretará o personagem “Gianni Schicchi” da ópera Gianni Schicchi (Puccini).
Prêmio Liliana del Conde: Para o soprano vencedora que interpretará a personagem “Lauretta” da ópera Gianni Schicchi (Puccini).
Prêmio Ricardo Ballestero: Para o tenor vencedor que interpretará o personagem “Rinuccio” da ópera Gianni Schicchi (Puccini).
Prêmio Josani Pimenta: Para a mezzo-soprano ou contralto vencedora que interpretará a personagem “La Vecchia” da ópera Gianni Schicchi (Puccini).
Prêmio Amauri Rene: Para o tenor vencedor que interpretará o personagem Gherardo da ópera Gianni Schicchi (Puccini).
Prêmio Heloisa Barra: Para o soprano vencedora que interpretará a personagem Nella, esposa de “Gherardo” da ópera Gianni Schicchi (Puccini).
Prêmio Miriam Costa Manso: Para a criança cantora ou mezzo-soprano vencedora que interpretará a personagem “Gherardino”, filho de Gherardo e de Nella da ópera Gianni Schicchi (Puccini).
Prêmio Emilio di Cesar: Para o baixo ou barítono vencedor que interpretará o personagem “Betto di Signa” da ópera Gianni Schicchi (Puccini).
Prêmio Da. Belkiss Spenciere: Para o baixo ou barítono vencedor que interpretará o personagem “Simone” da ópera Gianni Schicchi (Puccini).
Prêmio Glacy Antunes: Para o baixo ou barítono vencedor que interpretará o personagem “Marco” da ópera Gianni Schicchi (Puccini).
Prêmio Norton Morozowics: Para o mezzo - soprano vencedora que interpretará a personagem La Ciesca” da ópera Gianni Schicchi (Puccini).
Prêmio Tânia Cruz: Para o barítono vencedor que interpretará o personagem “Mestre Spinelloccio”, médico da ópera Gianni Schicchi (Puccini).
Prêmio Vanessa Bertolini: Para o barítono vencedor que interpretará o personagem Pinellino, da ópera Gianni Schicchi (Puccini).
Prêmio Denise Felipe: Para o barítono vencedor que interpretará o personagem Guccio, da ópera Gianni Schicchi (Puccini).
Ópera A Serva Patroa – La Serva Padrona (Pergolesi)
Prêmio Marília Álvares: Para a soprano vencedora que interpretará a personagem Serpina na ópera La Serva Padrona.
Prêmio Zwinglio Faustini: Para o baixo vencedor que interpretará o personagem Uberto na ópera La Serva Padrona (Pergolesi).
Prêmio Hugo Zorzetti: Para o ator que interpretará o personagem Vespone na ópera La Serva Padrona (Pergolesi).
Opereta A Noiva do Condutor (Noel Rosa, Adriano Pinheiro e Carlos Falat)
Prêmio Bartira Bilego Morais: Para o tenor vencedor que interpretará o personagem Joaquim da opereta A Noiva do Condutor (Noel Rosa, Adriano Pinheiro e Carlos Falat).
Prêmio Honorina Barra: Para a soprano vencedora que interpretará o personagem Helena da opereta A Noiva do Condutor (Noel Rosa, Adriano Pinheiro e Carlos Falat).
Prêmio Ciro de Castro: Para o barítono vencedor que interpretará o personagem Dr. Henrique da opereta A Noiva do Condutor (Noel Rosa, Adriano Pinheiro e Carlos Falat).
Prêmio Lenice Prioli: Para a mezzo-soprano vencedora que interpretará a personagem “Joana” da opereta A Noiva do Condutor (Noel Rosa, Adriano Pinheiro e Carlos Falat).
Prêmio Leci José Maria: Para o barítono vencedor que interpretará o personagem “J. Barbosa” da opereta A Noiva do Condutor (Noel Rosa, Adriano Pinheiro e Carlos Falat).
Prêmio Carlos Falat: Para o cantor / ator vencedor que interpretará o personagem “Locutor da rádio” da opereta A Noiva do Condutor (Noel Rosa, Adriano Pinheiro e Carlos Falat).
Prêmio Denise Felipe: Para a cantora vencedora que interpretará o personagem “Cantora da Rádio 1” da opereta A Noiva do Condutor (Noel Rosa, Adriano Pinheiro e Carlos Falat).
Prêmio Vanessa Bertolini: Para a cantora vencedora que interpretará o personagem “Cantora da Rádio 2” da opereta A Noiva do Condutor (Noel Rosa, Adriano Pinheiro e Carlos Falat).
Prêmio Da. Tânia Cruz: Para a cantora vencedora que interpretará o personagem “Cantora da Rádio 3” da opereta A Noiva do Condutor (Noel Rosa, Adriano Pinheiro e Carlos Falat).
Prêmio Maestro Linus Lerner: para o primeiro lugar masculino e feminino do I Concurso Internacional de Canto de Goiânia: Participação em montagem Ópera ou Concerto, com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – 2018 ou 2019, ou com a Southern Arizona Symphony Orchestra - SASO com cachê e demais custos inclusos.
Prêmio Maestro Joaquim Jayme: para o segundo lugar masculino e feminino do I Concurso Internacional de Canto de Goiânia: Participação em montagem Ópera ou Concerto junto a Orquestra Jovem Joaquim Jayme.
Prêmio Orquestra Sinfônica de Goiânia: para o terceiro lugar masculino e feminino do I Concurso Internacional de Canto de Goiânia: Participação em montagem Ópera ou Concerto, frente a Orquestra Sinfônica de Goiânia.
Os prêmios para os personagens secundários receberão no certificado o título de menção honrosa, com o nome do prêmio e devido certificado de participação.
Outros prêmios poderão ser outorgados pela banca do I Concurso Internacional de Canto de Goiânia.
ÓPERAS E PERSONAGENS:
  1. LA TRAVIATA (VERDI)
Violetta Valéry (soprano)
Flora Bervoix (soprano ou mezzo)
Annina (soprano)
Alfredo Germont (tenor)
Giorgio Germont (barítono)
Gastone, o Visconde de Létorières (tenor)
Barão Douphol (barítono)
Marquês d'Obigny (baixo)
Dr. Grenvil (baixo)
Giuseppe, servo de Violetta (tenor)
Empregado doméstico de Flora (baixo ou barítono)
Comissionário (baixo ou barítono)
Coral – 40 a 50 integrantes (sopranos, mezzos, tenores e baixos)
2) GIANNI SCHICCHI (PUCCINI)
Gianni Schicchi (barítono)
Lauretta (soprano)
Buoso Donati (morto, não canta)
Velha Zita, prima de Buoso (contralto)
Rinuccio, neto de Zita, noivo de Lauretta (tenor)
Gherardo, sobrinho de Buoso (tenor)
Nella, esposa de Gherardo (soprano)
Gherardino, filho de Gherardo e de Nella (contralto)
Betto di Signa (baixo)
Simone (baixo)
Marco (barítono)
La Ciesca (mezzo-soprano)
Mestre Spinelloccio, médico (baixo ou barítono)
Pinellino, sapateiro (baixo ou barítono)
Guccio, pintor de paredes (baixo ou barítono)
3) A SERVA PATROA - La Serva Padrona (PERGOLESI)
Será realizada em português brasileiro (partituras a serem solicitadas no ato da inscrição). Tradução: Wesley Lacerda; adaptação para o português brasileiro: Marília Álvares; transcrição e editoração: Adriano Pinheiro.
Uberto (Baixo Buffo)
Serpina (Soprano)
Vespone, ator (não canta)
4) A NOIVA DO CONDUTOR (Noel Rosa, Adriano Pinheiro e Carlos Falat)
Será realizada em seu idioma original (português brasileiro).
Joaquim (tenor ou baritenor com Sib 4)
Helena (soprano ou mezzo-soprano agudo)
Diretor da rádio (ator não canta)
Rádio-ouvinte (mezzo-soprano)
Pai de Joaquim (Barítono ou Baixo)
Pai de Joaquim (barítono ou tenor com graves)
Cantora de rádio 1 (soprano)
Cantora de rádio 2 (mezzo-soprano ou soprano)
Cantora de rádio 3 (contralto)
Assistente de rádio (barítono ou tenor com graves)
CRONOGRAMA
Inscrições:
23/05/2018 a 30/06/2018
- Período de inscrições.
01/07/2018
  • Resultado dos aprovados para a FINAL do I Concurso de Canto de Goiânia, disponibilizado online na página do I FIOG (incluir o endereço da página).
I Concurso Internacional de Canto de Goiânia:
23/07/2018 (Teatro Sesi)
  • 10:00 - Recepção dos candidatos (Teatro Sesi).
  • 14:00 - Abertura do I Concurso Internacional de Canto de Goiânia e apresentação da banca e professores.
  • 20:00 - Recital de abertura do I Festival Internacional de Ópera de Goiânia com professores do festival.
24/07/2018 (Centro Cultural UFG)
  • 10:00-12:00 - Apresentação de trabalhos científicos relacionados a Ópera e Performance – Professores: Dr. Ricardo Ballestero, Dr. Linus Lerner, Dra. Marília Álvares, Me. Adriano Pinheiro.
  • 12:00-14:00 - Confirmação das inscrições e definição da ordem das audições do I Concurso Internacional de Canto de Goiânia.
  • 14:00-16:00 - Mesa redonda – Profissão cantor lírico com os professores: Dr. Ricardo Ballestero, Dr. Linus Lerner, Dra. Ângela Barra, Ms. Adriano Pinheiro.
  • 16:00-18:00 - Explicações sobre as audições do I FIOG e I Concurso Internacional de Canto de Goiânia.
25/07/2018 (Teatro Sesi)
Em função da agenda das montagens, serão audicionados os candidatos da ópera La Traviata.
  • 10:00-13:00 Final do I Concurso de Canto de Goiânia
  • Intervalo
  • 14:00-20:00 Final do I Concurso de Canto de Goiânia para as personagens de La Traviata
  • 21:00 Resultado do I Concurso de Canto de Goiânia para as personagens de La Traviata
26/07/2018 (Teatro Sesi)
  • 10:00-13:00 Final do I Concurso de Canto de Goiânia para as personagens das óperas A Serva Patroa, Gianni Schicchi e A Noiva do Condutor.
  • 14:00-20:00 Final do I Concurso de Canto de Goiânia para as personagens de A Serva Patroa, Gianni Schicchi e A Noiva do Condutor
  • 21:00 Apresentação dos vencedores do I Concurso Internacional de Canto de Goiânia Final do I Concurso de Canto de Goiânia para as personagens de A Serva Patroa, Gianni Schicchi e A Noiva do Condutor.
26/07/2018 (Teatro Sesi)
  • 10:00-12:30 Ensaio pré – geral da Ópera La Traviata (Verdi) – Regência Dr. Linus Lerner, Direção Cênica Dra. Ângela Barra.
  • 14:00-18:00 Ensaio pré – geral da Ópera La Traviata (Verdi) – Regência Dr. Linus Lerner, Direção Cênica Dra. Ângela Barra.
27/07/2018 (Teatro Sesi)
  • 10:00-12:30 Ensaio geral da Ópera La Traviata (Verdi) – Regência Dr. Linus Lerner, Direção Cênica Dra. Ângela Barra.
  • 14:00-18:00 Ensaio geral da Ópera La Traviata (Verdi) – Regência Dr. Linus Lerner, Direção Cênica Dra. Ângela Barra.
28/07/2018 (Teatro Sesi)
- Primeira récita da Ópera La Traviata (Verdi) – Regência Dr. Linus Lerner, Direção Cênica Dra. Ângela Barra.
29/07/2018 (Teatro Sesi)
  • Segunda récita da Ópera La Traviata (Verdi) – Regência Dr. Linus Lerner, Direção Cênica Dra. Ângela Barra.
30/07/2018 (Teatro Sesi)
  • 20 h – Recital de Canto com os vencedores do I Concurso de Canto Adriano Pinheiro.
31/07/2018 ( )
  • 20 h – Recital de Canto com os vencedores do I Concurso de Canto Adriano Pinheiro.
01/08/2018
- 20 h – Recital de Canto com os vencedores do I Concurso de Canto Adriano Pinheiro.
01/08/2018
- Aulas individuais e coletivas de 9h às 12h.
- 14h às 16h – ensaio da Ópera A Serva Patroa (Pergolesi), Regência Isaac Kerr, Direção Musical de Marília Álvares, Direção Cênica Adriano Pinheiro.
02/08/2018
- Aulas individuais e coletivas de 9h às 12h.
- Ensaio pré-geral da Ópera A Serva Patroa (Pergolesi), Regência Isaac Kerr, Direção Musical de Marília Álvares, Direção Cênica Adriano Pinheiro.
03/08/2018
- Aulas individuais e coletivas de 9h às 12h.
- Ensaio geral da Ópera A Serva Patroa (Pergolesi), Regência Isaac Kerr, Direção Musical de Marília Álvares, Direção Cênica Adriano Pinheiro.
04/08/2018
- Aulas individuais e coletivas de 9h às 12h.
- Durante o dia Ensaio da Ópera Gianni Schicchi (Puccini), Regência Ângelo Fernandes.
05/08/2018
- Segunda Récita da Ópera La Serva Padrona (Pergolesi), Regência Isaac Kerr, Direção Musical de Marília Álvares, Direção Cênica Adriano Pinheiro.
-Ensaio pré-geral da Ópera Gianni Schicchi (Puccini), Regência a definir.
06/08/2018
- Primeira Récita da Ópera Gianni Schicchi (Puccini), regência Ângelo Fernandes, Direção Cênica Adriano Pinheiro.
07/08/2018
- Segunda Récita da Ópera Gianni Schicchi (Puccini), regência Ângelo Fernandes, Direção Cênica Adriano Pinheiro.
08/08/2018
- Terceira Récita da Ópera Gianni Schicchi (Puccini), regência Ângelo Fernandes, Direção Cênica Adriano Pinheiro.
09/08/2018
- Ensaio Pré-geral da opereta A Noiva do Condutor (Noel Rosa, Pinheiro e Falat), regência Eliseu Ferreira, Direção Cênica Adriano Pinheiro.
10/08/2018
- Ensaio Geral da opereta A Noiva do Condutor (Noel Rosa, Pinheiro e Falat), regência Eliseu Ferreira, Direção Cênica Adriano Pinheiro.
11/08/2018
- Primeira Récita da opereta A Noiva do Condutor (Noel Rosa, Pinheiro e Falat), no Teatro do Itego Basileu França, regência de Eliseu Ferreira, Direção cênica de Adriano Pinheiro.
12/08/2018
- Segunda Récita da opereta A Noiva do Condutor (Noel Rosa, Pinheiro e Falat), no Teatro do Itego Basileu França, regência de Eliseu Ferreira, Direção cênica de Adriano Pinheiro.
Encerramento do I Festival Internacional de Ópera de Goiânia.

Comentários

Postagens mais visitadas