ANNA NETREBKO, SOPRANO EXEMPLO DE EVOLUÇÃO VOCAL. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.


  


   O mais famoso soprano da atualidade se apresentará na Sala São Paulo no dia 06 de Agosto pela temporada do Mozarteum Brasileiro. Oportunidade rara de ver cantora de tal gabarito nessas terras. Pena que o preço dos ingressos seja salgado. De R$ 500 a R$ 1200,00, impagável para a maioria dos mortais. 
  Perspicaz e sábia, assim pode-se definir Netrebko. Soube fazer a voz evoluir com o passar dos anos.De soprano lírico e ligeiro caminha para papéis dramáticos. Da delicada e sutil Adina da ópera "O Elixir do Amor" de Donizetti para a difícil Elvira da ópera "I Puritani" de Bellini. Atualmente tem em seu repertório Leonora da ópera "Il Trovatore", Lady Macbeth da ópera "Macbeth" ambas de Verdi e Manon Lescaut de Puccini entre outros papéis pesados e dramáticos. O soprano não pulou etapas, planejou a evolução vocal conforme a idade e por isso se mantém no auge. Que sirva de exemplo para sopranos apressadas, que pulam etapas e detonam a voz.
     Anna Netrebko está sintonizada com o que há de mais moderno em ópera. Isso pressupõe uma bela voz: a sua é densa, adocicada, entra nos ouvidos com prazer. Atuação cênica impecável, ela incorpora o personagem,  sua juventude e seu vigor permite que corra riscos. O último atributo é físico: a ópera não aceita mais cantoras gordinhas e estáticas no palco. Netrebko irradia uma beleza que encanta os marmanjos e deixa as senhoras morrendo de inveja. Quem tiver a sorte e puder gastar uma bolada para vê-la que aproveite. 
Ali Hassan Ayache
   
   

Comentários

  1. Nossa,havia pensado que este blog comentaria sobre a mudança vocal dela e eis aqui o comentário!Realmente os preços estão exorbitantes,com relação à Netrebko sou meio cético em relação aos casos de cantores que mudam de registro,principalmente dado que essa mudança sempre parece ser no sentido de se adequar a voz aos papéis principais das óperas mais populares do final do século XIX e início do século XX,portanto parece que fazem isso por razões de mercado e não musicais.Como nos esportes se procura com auxílio de certas substâncias,adquirir força.destreza e massa muscular em curto espaço de tempo.Todo esse vigor dura uns bons momentos,depois em muitos casos advém uma irremediável decadência.Netrebko além de linda é inteligente,soube se tornar uma mulher e artista madura sem entrar em decadência,mas o ponto é que existem pessoas que nasceram para cantar Turandot e outras para cantar Liú,como Birgit Nilsson e Margaret Price,respectivamente.Dito isto,as pessoas são livres,quem sou eu para dar conselhos.Sentem-se leves e líricas demais e querem crescer e se tornar fortes e imponentes,sigam enfrente,pois a arte é um terreno com tantas possibilidades que até a citada Margaret Price,uma Pamina exemplar,se saiu muito vem como Isolda,portanto não vamos tentar impor limites aos artistas,tentamos classificá-los mas não conseguimos .Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas