COMPOSITORES DE UMA ÓPERA SÓ: MASCAGNI E LEONCAVALLO, COROADOS ANTES DE SEREM REIS. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

 
    Cena da ópera Cavalleria Rusticana onde o personagem Turiddu desafia Alfio para o duelo mordendo-lhe a orelha. Tradição siciliana. 

  Cavalleria Rusticana  foi a primeira ópera de Pietro Mascagni. Até então um desconhecido professor de música, compôs o petardo em dois meses, obteve sucesso mundial instantâneo. Seu intermezzo foi tema de filmes e novelas e é tocado em casamentos. Faz mães de noivas se derreterem em lágrimas. 
   Mas nem tudo foram flores em sua vida. Sua produção prosseguiu com óperas de grande valor, foram 17 no total, mas que ficaram relegadas a segundo plano, ofuscadas pelo sucesso da Cavalleria Rusticana. Quando pensamos em Mascagni vem sempre a mente Cavalleria Rusticana. Poucos conhecem óperas como IrisZanetto, Il Piccolo Marat L'Amico Fritz , são trabalhos de grande qualidade que não pegaram. 
   Cavalleria Rusticana é apresentada geralmente em programa duplo com a ópera Pagliacci, isso ocorreu pela primeira vez no Metropolitan Opera House de Nova Iorque, em Dezembro de 1893. Ambas são curtas, densas, podem ser cantadas pelo mesmo elenco e pertencem à mesma escola musical. Um casamento perfeito. 
   Expressões máximas do verismo, onde desfilam pessoas comuns, crimes passionais, situações da vida cotidiana e um modo de cantar que privilegia a potência vocal. Pouco interessa se a Cavalleria Rusticana de Mascagni foi a primeira ópera verista ou não. Se Pagliacci tem melhor estrutura musical. A discussão vai longe, o que posso afirmar é que a música dessas óperas emociona muita gente - inclusive este que vos escreve. 
   Leoncavallo compôs uma dezena de óperas e diversas operetas. Seu maior erro foi inventar de concorrer com Puccini, quebrou a cara. Sua La Bohéme caiu no esquecimento. Até hoje não conheço nenhuma gravação em vídeo dessa ópera, comercial ou não. Em áudio exitem gravações comerciais. Quando se fala o nome de Leoncavallo se lembra somente do Pagliacci e nada mais.  
Ali Hassan Ayache

Comentários

Postagens mais visitadas