MELHORES E PIORES DE 2018 PELO BLOG DE ÓPERA & BALLET: MELHOR DIREÇÃO DE CENA.

   

                                                           Jorge-Takla_credito-jairo-goldflus.jpg
   
   O prêmio de melhor direção de cena do ano de 2018 vai para o sempre competente Jorge Takla. Suas montagens das óperas "La Traviata" de Verdi apresentada noTheatro Municipal de São Paulo e pela Fundação Clóvis Salgado/MG e "Sonho de Uma Noite de Verão", de Britten no Theatro São Pedro/SP mostra encenações que unem o moderno com o tradicional regadas com ideias inteligentes e inspiradoras. 

Trecho de críticas das óperas dirigidas por Jorge Takla:

"O toque de modernidade, que não agride a versão e não foge do contexto, fica na criatividade do diretor de cena Jorge Takla. Insere no último ato dançarinos que vem buscar a personagem principal para sua viajem ao além e os mesmos dialogam com as cenas diversas vezes. No restante consegue movimentações coerentes e corretas que beneficiam as vozes já que quase sempre estão na ponta do palco." Ali Hassan Ayache, ópera "La Traviata", Theatro Municipal de São Paulo, Blog de Ópera & Ballet.

"A resposta está exemplificada nesta aposta acertada na tradição sintonizada com a contemporaneidade em encenação assumida, com raro brio, pelo experimentado comando cênico de Jorge Takla. Que, mais uma vez, trouxe para o universo musical da ópera a exploração do componente formal, dramático/gestual, necessário à progressão da narrativa e ao devido dimensionamento psicológico dos personagens." Wagner Corrêa de Araújo, ópera "La Traviata", Theatro Municipal de São Paulo, Blog de Ópera & Ballet. 

"Jorge Takla optou por uma encenação dentro de seu contexto "de época" respeitando a sua originalidade com certos ares mais modernizados. O resultado é muito bom, inteligente e fiel à origem do enredo. Homem de teatro que é, acertou em cheio." Marco Antônio Seta, ópera "La Traviata", Theatro Municipal de São Paulo, Blog de Ópera & Ballet.

Comentários

Postagens mais visitadas