AQUI! MÚSICA CLÁSSICA BARATA! ARTIGO DE ISAAC CARNEIRO VICTAL NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.
Estes são músicos excelentes que ocupam posições de pouca relevância. Os descobri recentemente graças ao SPOTIFY, pois se dependesse das gravadoras esses discos nunca chegariam ao nosso país,ou se dependesse dos agentes nunca os escutaria ao vivo,pois este artistas não possuem conexões que lhes possibilitem ter uma carreira internacional.
Henning Kraggerud - Violinista da Noruega que se aventurou a gravar um arranjo das Variações Goldberg de Bach,bem como deixou sua marca em interpretações bem originais de peças gravadas ad nauseam,como as 4 Estações de Vivaldi e o concerto de Sibelius. Também gravou concertos mozartianos apresentando ao público suas próprias interessantes cadências.Quem o conhece?
Guro Kleven Hagen - Outra violinista da Noruega. Realizou uma gravação de concertos de Bruch e Prokofiev (o segundo) que mereceu ser indicada como um dos melhores lançamentos do ano pela revista inglesa Gramophone. Essa nem desenvolve uma carreira exclusiva como solista,é spalla da orquestra da ópera norueguesa em Oslo. Consultando o site da artista, podemos observar algumas datas dessa jovem como solista e camerista.Vou enfiar no meio um terceiro nome que é o do regente das gravações das obras solísticas com orquestra desses 2 violinistas,o compatriota deles Bjarte Engeset.Tanto no caso dos concertos de Bruch.Prokofiev ou Sibelius,que acompanhamento perfeito!Um pouco mais leve a orquestra que o de costume.O final tão famoso da peça de Sibelius traz um caráter bem dançante de "polonesa finlandesa" que só encontrei também na gravação de Segerstam e Kuusis to.
Umberto Clerici - Violoncelista italiano líder do naipe dos cellos da Sinfônica de Sydney.Esse de acordo o site dele,a agenda como solista ou camerista não mostra nenhuma apresentação.Por outro lado gravou uma versão algo camerística do famoso cavalo de batalha de Shostakovich,o primeiro de seus concertos para esse instrumento,que me pareceu uma colaboração tão interessante!Finalmente os sopros parecem estar bem equilibrados com o solo principal nessa peça,o fato do solista não ser uma estrela parece que ajudou detalhes da partitura a apareceram mais.Parabéns ao maestro Ola Rudner e ao músicos do conjunto de Bolzano e Trento,todos brilharam.Fora isso temos apenas um concerto de Saint Saens e as Variações Rococó gravadas por esse instrumentista como solista,todas excelentes gravações.
Jeffey Swann - Pianista norte-americano.Teve a ousadia de gravar algumas das principais e mais endiabradas obras para piano e orquestra de Liszt ao vivo,com a orquestra italiana de Bolzano e Trento antes citada.Alcançou ótimos resultados.Possui um vasto repertório registrado,mas é virtualmente desconhecido.A despeito da pouca fama,chegou ao segundo lugar no famoso Concurso Rainha Elizabeth,na Bélgica,um dos pontos altos na carreira desse virtuose.
Latica Honda-Rosenberg - Violinista alemã. Foi medalha de prata no concurso Tchaikovsky em 1998,abrindo espaço para alemães neste concurso onde até então não tinham muita chance.Hoje é professora na Universidade das Artes em Berlim.Também gravou muito pouco,o destaque fica pelo disco com os famosos cavalos de batalha de Tchaikovsky e Shostakovich para violino e orquestra.Também os diálogos entre os sopros e a solista estão muito bem equilibrados nessa gravação da composição mais recente,assim como pode-se ouvir na gravação do concerto para cello do mesmo compositor aqui mencionada anteriormente. A orquestra se trata da RTV Slovenia,que acabou de se apresentar no Brasil,nesta produção discográfica dirigida por Lior Shambadal.Este disco saiu pela Arte Nova(pode-se achar também uma versão que lançou a Oehms),juntamente com a Naxos,temos aqui dois selos onde podemos encontrar ótimas performances de artistas que não estão em alta no mercado musical.
Isaac Carneiro Victal.
Comentários
Postar um comentário