POLÍTICA DESBANDA BANDA. ARTIGO DE ISAAC CARNEIRO VICTAL NO BLOG DE ÓPERA 7 BALLET.


   Uma coisa pouco lembrada pelos jornalistas ocidentais (parece que esses países antes comunistas eram muito mais notícia enquanto ainda eram do eixo do mal,apesar do fim da cortina de ferro hoje pouco se fala deles) são as demissões em massa depois do fim dos terríveis regimes da Europa Oriental,dentro das medidas implementadas no intuito de aderir aos ditames do mundo livre. 

   Muita gente,ao invés de ter que lidar diariamente com a terrível burocracia dessas ditaduras socialistas,se viu levando um belo pontapé no traseiro,foram mandados para o olho da rua,sem direito ao assistencialismo do Estado! Para um Rostropovich foi uma maravilha essa mudança, passaram a ter liberdade para ir e vir as grandes estrelas,o músico médio,como a grande massa do povo, sofreu uma piora de suas condições de vida, como atestam índices da ONU mesma.

   No que se refere aos músicos e sua arte,o país que mais dissolveu orquestras na história em um curto período  de tempo foi a Alemanha logo após o fim da banda oriental e sua reunificação com o lado ocidental. Para o resto do mundo foi ótimo,pois hoje  podemos contar com os reforços vindos do leste europeu,bem como mais recentemente e em menor grau,da Venezuela.Depois do fim da cortina de ferro ficou muito mais fácil,com tanta mão de obra boa e barata disponível,qualquer cidade de porte do mundo pode ter uma excelente orquestra,basta querer!


   Voltando ao caso germânico,foram fazendo as maldades devagarzinho,até chegarem ao ponto de em 2016 desbandarem a Orquestra da Rádio de Baden-Baden e Freiburg,uma das melhores agrupações radiofônicas do país,dirigida então pelo maestro François-Xavier Roth. Este não conseguiu fazer nada, assistiu a dissolução da orquestra e perdeu também o emprego.

   Fizeram uma mistura maluca de artistas do ensemble dissolvido,um ou outro felizardo,com integrantes da Orquestra da Rádio de Stuttgart,OU SEJA NO LUGAR DE 2 ORQUESTRAS EXCELENTES AGORA TEMOS SÓ UMA!(dirigida atualmente por Teodor Currentzis). Isso é o que eu chamo de política desbanda banda!Temos que falar sobre isso,pois muita gente acha que essas barbaridades só acontecem pelas bandas de cá.

Isaac Carneiro Victal.

Comentários

Postagens mais visitadas