PRATELEIRA NELES: GRAVAÇÕES QUE MERECEM FICAR MOFANDO NA PRATELEIRA, OTELLO COM LUCIANO PAVAROTTI.


Otello,  de Giuseppe Verdi, foi cantado com maestria por tenores consagrados como Mario del Monaco, Ramon Vinay, John Vickers e Placido Domingo entre outros. O libreto de Arrigo Boito é um dos melhores da história da ópera e retrata com fidelidade a obra de William Shakespeare, uma obra prima à parte. 
  Pavarotti cantou inúmeras óperas com grande qualidade vocal, como Otello sua voz não é adequada ao personagem: pequena, lírica e sem o peso necessário. Seu Otello nessa gravação ficou monocromático com sua voz já apresentando sinais de decadência. Bem que o tenor italiano se esforça, mas Otello e Pavarotti não foram feitos um para o outro. 
   Kiri te Kanawa é mediana, seu timbre nunca me emocionou. O destaque dessa gravação fica aos cantores secundários, todos em noite inspirada. Mas a força de Otello se baseia em 3 personagens principais, e esses deixaram muito a desejar. 
   A regência de Solti é rotineira e sem vibração. A gravação é ao vivo, sobram chiados e sons estranhos advindos da platéia, ou sei lá de onde.
  Prenúncio de uma gravação ruim, a foto de Pavarotti na capa está fora de foco. 
  Amigos, prateleira neles.Essa merece ser fincado em uma espada moura.
Ali Hassan Ayache 

Comentários

  1. Nao estou de acordo
    Pavarotti não foi Otello certp.pero Te Kanawa foi muito bem como Desdemona com sua bela voz de soprano.lirica.Ela fez a ópera com.Vickers em.1974 no seu debut no Metropolitan e o video do Covent Garden de 1992 com Placido Domingo regidos por Solti foi excelente.Verdi queria Desdemona numa voz e personalidade como a Te Kanawa a Katia Ricciarelli a Mirella Freni Renee Fleming .ou a Renata Tebaldi vozes líricas e não dramáticas como a Leoni Risanek que tambem.gravou a personagem.De acordo que Pavarotti foi uma escolha errada num papel para um tenor dramático como Del Monaco Vickers Vinai Domingo e na atualidade Jonas Kaufman nunca um lírico como Pavarotti.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho este CD comprei no Carrefour quando tinha 16 anos...Faz tempo...Paguei R$ 28,00 se não me engano...Realmente é uma curiosidade, pois Othello está longe de ser um papel para Pavarotti.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas