NOTAS OPERÍSTICAS: CHEIRO DE DEMISSÕES NO AR- FESTIVAL AMAZONAS DE ÓPERA 2021- ÓPERAS QUE FICARÃO PARA A "POSTERIDADE" DO FESTIVAL AMAZONAS DE ÓPERA .

   


   CHEIRO DE DEMISSÕES NO AR: Anunciada como nova gestora interina do Theatro Municipal de São Paulo a Organização Social Santa Marcelina Cultura promoverá mudanças. Um dos boatos que corre aos quatro ventos é a demissão de artistas dos corpos estáveis e das equipes técnicas. Torço para que seja somente um boato infundado, embora saiba que onde tem fumaça, tem fogo. 

   FESTIVAL AMAZONAS DE ÓPERA 2021: Analisando o festival que será apresentado de forma híbrida no ano de 2021 concluímos que tem de tudo nele, menos ópera. Crítico de ópera pensando que é compositor, jornalista faz uma de libretista, canções de Chiquinha Gonzaga e mais um monte de poetas e artistas que para você que gosta de ópera nunca ouviu falar e depois do festival nunca mais ouvirá falar. Embora seus compositores pensem que são futuros Verdis ou Puccinis.

ÓPERAS QUE FICARÃO PARA A "POSTERIDADE" DO FESTIVAL AMAZONAS DE ÓPERA “Três Minutos de Sol”, de Leonardo Martinelli, abrirá a programação no dia 25 de abril, às 19h (horário de Manaus). Ópera de câmara, com libreto de João Luiz Sampaio, aborda os relacionamentos em tempo de pandemia. Narra a história de três pessoas que estão em lugares diferentes, cada uma em sua casa, que convivem e se relacionam por meio das mídias sociais. O nome da ópera faz referência ao tempo em que uma dessas pessoas fica perto da janela esperando o sol bater diariamente por apenas três minutos. 

“O Corvo” Eduardo Frigatti,  será apresentada no dia 2 de maio, às 19h. Baseada no poema de Edgar Allan Poe, traduzido por Machado de Assis, a ópera de câmara narra a visita perturbante de um corvo a um homem que acaba de perder sua amada, e o mesmo vê a ave como uma mensageira sobrenatural. 

 “Moto-contínuo”, de Piero Schlochauer, encerrará o festival no dia 9 de maio, às 19h. Com libreto de Beatriz Porto, Isabela Pretti e Piero Schlochauer, a obra conta a história de uma inventora que recebe um pedido para construir um moto-contínuo que leve um homem viajante ao espaço. 

Ali Hassan Ayache


Comentários

Postagens mais visitadas