O MEIO MUSICAL NACIONAL. ARTIGO DE ISAAC CARNEIRO VICTAL NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.


Em plena quarentena, muitos dos colegas pela primeira vez puderam sentir o que é ficar meses a fio sem desfrutar de apresentações ao vivo. Nosso blog sempre denuncia o elogio e a bajulação depois das apresentações, a falta de sinceridade nas apreciações dos críticos, o medo de entrar em polêmicas, etc.Outra coisa que gostaríamos de denunciar,como é ridiculamente pequeno o público desse tipo de eventos no Brasil!

Não existe nenhum país ocidental tão populoso com tão poucos teatros de ópera e salas de concerto como o nosso, por exemplo. O sexto país mais populoso da Terra, para mostrar para o mundo dos concertos internacionais, apresenta duas orquestras profissionais com uma estrutura adequada e nenhum teatro de ópera que funciona! Muitas vezes os jornalistas especializados não se dão conta disso,pois vivem numa bolha em São Paulo ou no Rio,circulando em ambientes universitários ou nos salões,bajulando quem deveriam criticar.Estão mais interessados em esnobar que assistem concertos na Europa do que nos problemas do Brasil.

Muitos entendidos de nossa terra já chegaram a dizer que SP possui uma vida cultural digna dos grandes centros musicais. John Neschling, o maestro escreveu no blog dele uma observação importante,ela vai totalmente contra essa festa toda dos críticos.Ele afirmou o que mais ouviu regendo por essas bandas foi "isso para São Paulo está bom!"

Não consigo calar a boca, esse ambiente minúsculo uma paróquia, o público elitista, a qualidade das apresentações muitas vezes deixa a desejar, os artistas sempre competindo por alguma das limitadíssimas oportunidades que aparecem, o governo tratando essa classe como vagabundos dependentes do estado, um país onde para quem quer ser artista,nascer em família de classe média por exemplo,com recursos,não é o suficiente.Quem consegue ter uma carreira a maioria que eu conheço, já nasceu no meio artístico,numa família com tradição nesse tipo de atividades,ou seja quando veio ao mundo já caiu dentro da panelinha!Uma desgraça total!

TEMOS QUE DENUNCIAR ESSE ATRASO!

Isaac Carneiro Victal

Comentários

Postagens mais visitadas