SÉTIMO CONCERTO ON-LINE DA SÉRIE CLÁSSICA BRASILEIRA GANHA OS PALCOS VIRTUAIS DIA 19/11.


 

Orquestra Sinfônica Brasileira apresentará obras de Haydn, Fuchs, José Siqueira, Zequinha de Abreu e Clovis Pereira

 

 

Na próxima quinta-feira, dia 19 de novembro, a OSB avança com a Série Clássica Brasileira, que chega a seu sétimo programa. O concerto virtual será transmitido pelas páginas da orquestra no Youtube e no Facebook, às 19h, e contará com obras dos compositores brasileiros José Siqueira, Zequinha de Abreu e Clovis Pereira Filho, acompanhados de peças de Haydn e Fuchs.

 

Abrindo a apresentação, o grupo executará “Achieved is the glorious work” do austríaco Joseph Haydn, parte do oratório “A Criação”, em versão para quarteto de trombones. Haydn compôs a peça em 1797-98 para orquestra, coro e solistas e seus textos são baseados na Gênesis da Bíblia e no poema de Milton “O paraíso perdido”. Terminada a criação do mundo, esta parte consiste num canto de Aleluia exaltando a glória do nome do Senhor para todo o sempre.

 

Na sequência, o público ouvirá o “Trio nº1 Op. 1” para flauta, clarineta e fagote, do alemão Georg Friedrich Fuchs. Aluno de Haydn, foi professor do Conservatório de Paris desde sua fundação, em 1795. Compôs um grandioso número de músicas de câmara, sempre com ênfase na clarineta. Este trio é o primeiro de um conjunto de três, compostos em 1790.

 

Dando início à sequência de música brasileira, os músicos apresentarão “Toada”, do paraibano José Siqueira, um dos fundadores da OSB, em 1940. Suas composições revelam um nacionalismo baseado nas diversas regiões e segmentos culturais brasileiros. Esta característica está fortemente presente em Tenda, composta para quarteto de cordas.

 

“Sururu na cidade”, do paulista Zequinha de Abreu, será executada em seguida pelo naipe de percussão. Composto em 1924, o choro fez grande sucesso devido à forma bem-humorada com a qual retratava os dias agitados da Revolução Paulista daquele ano. Zequinha de Abreu é famoso por suas composições de grande êxito e repercussão até internacional, como “Tico-Tico no Fubá”.

 

Fechando o concerto virtual, “Mourão in Quartet”, do compositor, pianista e regente pernambucano Clovis Pereira. “Mourão” foi consequência de uma iniciativa de Ariano Suassuna, que, pesquisando sobre música nordestina, encontrou um jingle composto em 1951 por César Guerra-Peixe. Porém, achando que o tratamento dado à peça era muito simples, propôs a Clóvis Pereira a adaptação do tema para orquestra de câmara, devido ao potencial da partitura. Devido a um arranjo do Quarteto de São Paulo, passou a chamar-se “Mourão in Quartet”.

 

 

A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

 

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 80 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Responsável por revelar talentos como Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Antônio Menezes e pioneira na criação de projetos de democratização da música de concerto, como o Aquarius e os Concertos da Juventude, a OSB chega aos 80 anos com fôlego para levar ao público uma temporada especial e comemorativa, com destaque para a música brasileira e os artistas nacionais, tendo sua própria história como fio condutor da programação.

 

Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem a NTS - Nova Transportadora do Sudeste - como mantenedora, a Vale como patrocinadora master, a Brookfield como patrocinadoraSergio Bermudes Advogados e Eletrobras como patrocinadores e o Itaú como patrocinador da Série Clássica Brasileira, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.


Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.

 

 

PROGRAMA:

JOSEPH HAYDN – Achieved is the glorious work, do oratório “Criação” (quarteto de trombones)

GEORG FRIEDRICH FUCHS – Trio nº1 Op.1 (flauta, clarineta e fagote)

JOSÉ SIQUEIRA – Toada (Quarteto de cordas)

ZEQUINHA DE ABREU – Sururu na Cidade (percussão)

CLÓVIS PEREIRA | GUERRA PEIXE – Mourão in Quartet

 

 

SERVIÇO:

OSB – Série Clássica Brasileira VII (Concerto on-line)

Dia 19 de novembro de 2020 (quinta-feira), às 19h

Facebook – /orquestrasinfonicabrasileira

Youtube – /sinfonicabrasileira

Acesso gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas