SÃO PAULO CIA DE DANÇA ANUNCIA ATIVIDADES VIRTUAIS.
Programação gratuita inclui aulas abertas e novos episódios do podcast Contos do Balé e da websérie SPCD na Estrada
A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, divulga a programação do selo #SPCDdigital para a quinzena de 23 de março a 04 de abril com diferentes conteúdos para o público se manter próximo da dança durante o período de isolamento social.
Na primeira semana, os bailarinos da Companhia comandam duas Aulas Abertas, ao vivo, no perfil da companhia no Instagram. No dia 23/03, às 16h, Artemis Bastos ministra uma aula de balé clássico de nível intermediário. Já no dia 25/03, às 16h, Joca Antunes compartilha técnicas e exercícios de preparação corporal para a dança. Planejadas para serem realizadas dentro de casa, as aulas são gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia, e têm uma hora de duração.
As crianças também estão contempladas com o lançamento do novo episódio do podcast Contos do Balé, no dia 26/03, às 11h. Dessa vez, a diretora artística da SPCD, Inês Bogéa, se une a Rodolfo Dias Paes (DiPa), técnico de som da SPCD, para narrar a história do balé A Menina Mal Olhada (La Fille Mal Gardée), obra de Jean Dauberval (1742-1806) que apresenta o desafio de Lise e Colas em viver seu amor uma vez que a mãe da jovem planeja casá-la com Alain, um rapaz nada atraente mas muito rico. Com roteiro escrito por Inês, retirado de seu livro Contos do Balé, da Editora Sesi-SP, o episódio é conduzido pela divertida sonorização produzida por DiPa, que ressalta o humor presente na história. O conteúdo estará disponível nos canal da SPCD no YouTube e na playlist especial criada no perfil da Companhia no Spotify, além dos principais tocadores de áudio online.
No dia 31/03, às 18h, o público vai viajar com a Companhia para a cidade paulista de Araras na estreia de um novo episódio da websérie SPCD na Estrada, que propõe um novo olhar para cartões postais do Estado de São Paulo a partir do diálogo desses espaços com a dança. No vídeo, os bailarinos interpretam trecho de Aparições, criação da coreógrafa Ana Catarina Vieira, tendo como cenário a fachada do Teatro Estadual de Araras, obra assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) que recebe a Companhia em suas turnês. O episódio terá transmissão nos canais da São Paulo Companhia de Dança no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.
A São Paulo Companhia de Dança também está preparando uma ação especial para festejar o Dia Internacional da Dança, em abril. Até o dia 04/04, brasileiros presentes em qualquer estado ou país podem enviar vídeos dançando uma coreografia de autoria própria ou improvisa, em qualquer ritmo musical e em um cenário especial. A gravação deve ter entre 2 e 3 minutos e ser realizada com a câmera na horizontal e em alta resolução. A ação conta com curadoria musical do compositor André Mehmari e tem como objetivo promover uma celebração à dança presente na vida de todos.
A quinzena também contempla duas edições do projeto Meu Amigo Bailarino, que busca ampliar o acesso à arte por meio de visitas a diferentes instituições na região metropolitana de São Paulo. Adaptada ao contexto de isolamento social, a atividade será realizada de forma virtual exclusivamente para pessoas atendidas pelo Lar Batista (no dia 23/03) e o Ballet Paraisópolis (em 24/03). Esta versão do projeto contará com apresentações de trechos de coreografias da SPCD seguidas por um bate-papo com bailarinos da Companhia, que irão compartilhar suas vivências nesta arte.
O selo #SPCDdigital pode ser conferido em todas as redes sociais da SPCD: Facebook (@spciadedanca), Instagram (@saopaulociadedanca), Twitter (@spciadedanca), YouTube (São Paulo Companhia de Dança) e Spotify (São Paulo Companhia de Dança). A iniciativa se soma à ação #CulturaEmCasa, criada pelo Governo do Estado de São Paulo em enfrentamento à disseminação do novo coronavírus (COVID-19), estimulando a permanência das pessoas em suas casas.
#SPCDdigital – Cronograma de 22 de março a 04 de abril
Data: 22/03 (segunda-feira), às 14h
Conteúdo: Playlist SPCD Aulas Abertas
O que é: Antecipando as duas aulas abertas da semana (Balé Clássico e Preparação Corporal), a Companhia libera em seu perfil no Spotify as faixas que serão utilizadas nas atividades
Meio: Playlists disponíveis no perfil da Companhia no Spotify
Data: 23/03 (terça-feira), às 16h
Conteúdo: Aula Aberta – Balé Clássico Intermediário
O que é: A bailarina da SPCD, Artemis Bastos, ministra uma aula pública de balé clássico para bailarinos e estudantes interessados em conhecer a rotina de condicionamento do elenco da Companhia.
Meio: Ao vivo no perfil da São Paulo Companhia de Dança no Instagram
Data: 25/03 (quinta-feira), às 16h
Conteúdo: Aula Aberta – Preparação Corporal para a Dança
O que é: O bailarino da SPCD, Joca Antunes, irá compartilhar com o público os exercícios e técnicas utilizados por ele em seu treinamento corporal diário.
Meio: Ao vivo no perfil da São Paulo Companhia de Dança no Instagram
Data: 26/03 (sexta-feira), às 11h
Conteúdo: Podcast Contos do Balé – Ep.#09 A Menina Mal Olhada
O que é: Lançamento do nono episódio do podcast voltado ao público infantil que apresenta a história de grandes clássicos do balé. O enredo da vez apresenta os personagens da obra de Jean Dauberval (1742-1806) com narração de Inês Bogéa, diretora da São Paulo Companhia de Dança, e Rodolfo Dias Paes (DiPa), técnico de som da SPCD. O roteiro é assinado por Inês e faz parte de seu livro Contos do Balé, da Editora SESI-SP. A sonorização é de DiPa.
Meio: Canais da SPCD no YouTube e no Spotify, além de demais tocadores de áudio online (como Apple Podcasts, Google Podcasts, entre outros)
Data: 31/03 (quarta-feira), às 18h
Conteúdo: SPCD na Estrada – Ep.#04 Araras
O que é: Lançamento do quarto episódio da websérie que presta homenagem a cidades paulistas visitadas pela Companhia em suas turnês pelo Estado. Desta vez, os bailarinos interpretam trecho de Aparições, criação da coreógrafa brasileira Ana Catarina Vieira, tendo como palco o Teatro Estadual de Araras
Meio: Transmissão da íntegra nos canais da São Paulo Companhia de Dança no YouTube, Facebook, Instagram e Twitter.
Data: Até 04/04 (domingo)
Conteúdo: Prazo final de inscrições para a ação do Dia Internacional da Dança
O que é: A SPCD recebe inscrições para uma ação especial que será apresentada no Dia Internacional da Dança, em abril. O vídeo deve conter você e/ou seu grupo interpretando coreografia ou improviso de autoria própria em qualquer ritmo e estilo de dança. A gravação deve ter entre 2 e 3 minutos, em formato horizontal, e ter alta resolução.
Meio: Inscrição e envio de vídeo pelo site da SPCD
SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA
Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa
Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 762 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.000 apresentações. Desde sua criação, a Companhia já conquistou quase 40 prêmios e indicações nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.
INÊS BOGÉA - Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e autora dos textos do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de setenta documentários sobre dança.
Este release está disponível para download no site da SPCD em www.spcd.com.br em Comunicação | Releases.
Comentários
Postar um comentário