ESCOLA ESTADUAL DE DANÇA MARIA OLENEWA 94 ANOS - LANÇAMENTO DO E-BOOK COMEMORATIVO.
Professores que Construíram Nossa História: Escola Estadual de Dança Maria Olenewa 94 anos
No dia 27 de abril, próxima terça-feira, a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa completa 94 anos! Com o patrocínio Ouro Vale, a mais antiga e tradicional escola de formação em ballet clássico no Brasil apresenta mais uma #AulaEmCasa, desta vez para falar sobre a trajetória da EEDMO e do lançamento do e-book “Professores que Construíram Nossa História: Escola Estadual de Dança Maria Olenewa 94 anos”. Com realização e pesquisa de Paulo Melgaço e Miguel Alves, a live vai abordar a trajetória dessa Instituição de Ensino tão amada por inúmeras gerações.
O Diretor da EEDMO, Hélio Bejani considera esta data muito especial: ”Estamos homenageando todos os professores que, nestes 94 anos, deram continuidade ao legado técnico, artístico e pedagógico deixado pela Mestra Maria Olenewa.”
Foto: acervo Escola
Desde 1927, graças aos esforços de sua fundadora Maria Olenewa, a EEDMO vem formando gerações e gerações de bailarinos que atuam nacional e internacionalmente na arte da dança. A escola, além de formar bailarinos com excelente qualidade técnica e artística, forma também cidadãos conscientes da importância da educação e da cultura na identidade de um país. A Escola conta atualmente com 280 alunos e todos têm acesso gratuito, com um elenco de professores de ponta da dança clássica do país.
O professor e pesquisador da Escola, Paulo Melgaço, conhece bem a importância de um grande mestre:
“Para comemorarmos o aniversário de 94 anos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, estamos homenageando todos os mestres que por aqui passaram e contribuíram para o desenvolvimento e a formação de milhares de alunos ao longo dos tempos” – destaca o pós-doutor em Educação pela UFRJ.
Foto: Javier Gamboa
A bailarina e professora da EEDMO, Liana Vasconcelos, aproveita a data para revelar o quanto a trajetória dentro da Escola foi fundamental para o desenvolvimento de estudos acadêmicos. Liana é Bacharel em Produção Cultural pela UFF, Mestre em Memória e Acervos pela Fundação Casa de Rui Barbosa/UFRJ e Doutoranda em Artes Cênicas pela UNIRIO, com pesquisa sobre o trabalho de pontas da professora Jacy Jambay:
“Trago neste breve texto uma reflexão sobre três palavras fundamentais ao pensarmos na importância de uma escola de formação em Ballet Clássico. São elas: memória, tradição e evolução. A memória, segundo Pollack , exerce um papel fundamental ao proporcionar o sentimento de continuidade necessário para a construção dos sentidos de pertencimento social, de um indivíduo ou de um grupo. Nós professores, ensinamos aos nossos alunos, ao longo dos seus nove anos de formação, a importância da valorização da memória de nossa escola e de todos aqueles que fizeram parte da história da mesma” – ressalta Liana.
Depoimentos de diversos professores estarão no e-book que será disponibilizado nas redes oficiais do Theatro a partir de terça - feira (27).
Meu sonho ser uma bailarina profissional pena que esse sonho pode se acabar
ResponderExcluirMeu sonho pode acabar se desmoronando mais vai que um dia eu tenho uma oportunidade para ser uma bailarina profissional
ResponderExcluir