SÃO PAULO CIA DE DANÇA REALIZA TEMPORADA VIRTUAL COM TRANSMISSÕES GRATUITAS DE "GISELLE" - ATO II E "AGORA".

 

Gravadas no Teatro Sérgio Cardoso, apresentações terão exibições únicas e não ficarão gravadas 



Carolina Pegurelli e Vinícius Vieira em Giselle – Ato II, remontagem de Lars Van Cauwenbergh
│ Foto: Charles Lima

São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, promove uma temporada virtual com exibições de apresentações gravadas direto do palco do Teatro Sérgio Cardoso, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, considerado tradicional palco das temporadas da SPCD na capital paulista. As atividades serão exibidas de graça no canal da Companhia no YouTube (youtube.com/AudiovisualSPCD) e na plataforma Cultura em Casa (www.culturaemcasa.com.br).

 

Nos dias 02 e 03 de outubro, será possível conferir de casa a estreia de Giselle – Ato II, em remontagem de Lars Van Cauwenbergh, e Agora, de Cassi Abranches. As transmissões acontecem às 20h (sábado) e às 17h (domingo), com elencos distintos a cada dia. Giselle – Ato II terá ainda uma faixa especial com acessibilidade para pessoas com deficiência visual e estará disponível com audiodescrição. As exibições serão apenas em tempo real e não ficarão disponíveis posteriormente.

 

Aos que desejam mergulhar no universo dessas criações, haverá palestras virtuais de mediação sobre o programa. Conduzidos por Inês Bogéa, os bate-papos reúnem artistas envolvidos na criação das obras e serão exibidos 1 hora antes das apresentações virtuais.

 

No dia 29 de setembro haverá ainda duas exibições on-line gratuitas de Giselle – Ato II com mediação específica para estudantes e pessoas da terceira idade. As sessões acontecem às 10h e às 15h no canal da SPCD no YouTube e na plataforma Cultura em Casa.

 

Temporada 2021

Intitulada de Tempo da Travessia, a Temporada 2021 da SPCD reúne dois nomes com trajetórias coreográficas intrinsecamente ligadas à SPCD: Lars Van Cauwenbergh e Cassi Abranches. Depois de assinar A Morte do Cisne, em 2019, para a São Paulo, Lars – que também é professor da Companhia – lança Giselle – Ato II, inspirada livremente no original de 1841 de Jules Perrot (1810-1892) e Jean Coralli (1779-1854). Apontada por estudiosos como o ápice do romantismo na dança clássica, Giselle vem recebendo inúmeras releituras ao longo dos séculos e agora chega ao repertório da São Paulo com cenário original de Vera Hamburger, que incorpora imagens de florestas brasileiras retratadas por Debret, De Clarac, Von Martius e Cássio Vasconcellos. A iluminação é assinada por Wagner Freire, e os figurinos são de autoria de Marilda Fontes.

 

O programa conta também com a premiada Agora. Eleita a melhor coreografia de 2019 pelo júri do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), a obra tem trilha original de Sebastian Piracés, iluminação de Gabriel Pederneiras e figurinos de Janaína Castro. Ela se soma a outras três criadas pela coreógrafa Cassi Abranches para o repertório da Companhia, que inclui ainda Gen (2014), o segundo ato de Schumann ou Os Amores do Poeta (2018) e Respiro (2020).

 

“Queremos levar a linda Temporada 2021 a um público ainda mais amplo com essas transmissões gratuitas no meio digital, que transportam a emoção e a energia de Giselle - Ato II Agora para dentro dos lares das pessoas, proporcionando uma experiência única”, explica Inês Bogéa, diretora executiva e artística da São Paulo Companhia de Dança.

 

A Temporada 2021 da São Paulo Companhia de Dança é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Itaú, apoio de CDF, parceria institucional com a Amigos da Arte, parceria com Giuliana Flores e realização da Associação Pró-Dança/São Paulo Companhia de Dança, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Secretaria Especial da Cultura (Ministério do Turismo, Governo Federal).

 

 

Serviço:

São Paulo Companhia de Dança | Temporada virtual 2021, gravada no Teatro Sérgio Cardoso


Programa on-line

Repertório: Estreia de Giselle – Ato II, remontagem de Lars Van Cauwenbergh, com opção em audiodescrição | Agora, de Cassi Abranches

Datas: 02 e 03 de outubro

Horários: sábado, às 20 | domingo, às 17h

Online: www.youtube.com/AudiovisualSPCD e www.culturaemcasa.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas