SÃO PAULO CIA DE DANÇA REPRESENTA O ESTADO DE SÃO PAULO NA EXPO DUBAI.

 


                                        Ensaios das ações aconteceram no Ginásio do Ibirapuera | Fotos: Charles Lima


Entre 25 e 31 de outubro, bailarinos estreiam coreografia e fazem intervenções com moda e artes visuais no país árabe 

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, embarca nesta semana para os Emirados Árabes Unidos com o objetivo de representar o Estado na Expo Dubai, feira internacional voltada ao desenvolvimento de negócios e cooperação entre diferentes nações.

Entre 25 e 31 de outubro, a Companhia se une à intensa programação da São Paulo Expo Week, momento no qual o Pavilhão Brasil será ocupado por apresentações artísticas que exaltam a tradição e a modernidade do Estado e revelam o caráter único e vibrante de São Paulo.

A participação da SPCD envolve ações que exaltam a força da dança brasileira e seus cruzamentos com as mais diferentes esferas da sociedade, como a moda e as artes visuais. A cada dia, ao longo de 8 horas, os bailarinos se revezam em intervenções como um desfile dançante com roupas da UMA – Raquel Davidowicz e interação com artistas durante a pintura de painéis. Além disso, haverá a estreia de uma nova obra, Paixões Brasileiras, com coreografia de Milton Coatti, gerente de ensaio da SPCD, figurinos de UMA – Raquel Davidowicz e música executada ao vivo pela Orquestra Brasil Jazz Sinfônica. O dia encerra com a participação dos bailarinos em uma gala festiva que inclui a presença dos cantores Fabiana Cozza e Wilson Simoninha em interpretações de grandes clássicos do cancioneiro nacional. A produção é da Agência SRCOM, com direção geral e de criação do VP de criação da SRCOM, Abel Gomes, além de direção artística de Leonardo Fiorito e direção de conteúdo e roteiro de Bruno Levinson.

“Foi com alegria que a São Paulo Companhia de Dança recebeu o convite para representar São Paulo, esse Estado tão plural e multicultural, na Expo Dubai. Esta será nossa primeira viagem internacional desde março de 2020, e estamos em diálogo com diferentes artistas para revelar um pouco do espírito da SPCD a todos os visitantes desse evento tão importante”, afirma Inês Bogéa, diretora artística e executiva da SPCD.

A São Paulo Expo Week é promovida pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da InvestSP e é custeada integralmente com investimento privado.   

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA


Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 764 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por cerca de 145 cidades em mais de 1.000 apresentações e acumulando mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

INÊS BOGÉA - Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM). É autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão/TV Globo de 2016 a 2021. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.

Comentários

Postagens mais visitadas