RECITAL EM HOMENAGEM A NELSON FREIRE (1949-2021).
Como todos sabem, no dia 1º de novembro último, o mundo artístico internacional perdeu um de seus maiores intérpretes, Nelson Freire, que foi um dos mais brilhantes e expressivos representantes do universo pianístico de todos os tempos. O legado musical de Nelson é imensurável. Sua arte está para além de qualquer época e nação e não nos faltam motivos para celebrar a vida e a trajetória deste grande amigo que se foi.
A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano entende que a melhor maneira de honrar a memória de Nelson Freire é promover a música, como tem feito ao longo de mais de três décadas com sua tradicional série de concertos.
Desta forma, decidimos realizar um recital em sua homenagem inspirado em um traço marcante de sua personalidade, que pude testemunhar em diversas oportunidades: sua generosidade e acolhimento para com os pianistas mais jovens. Dentro desse espírito, esse concerto contará com a participação de 3 pianistas de diferentes gerações: eu mesmo, Érika Ribeiro e Lucas Thomazinho.
Gostaria de convidar a todas e a todos para essa apresentação, que acontecerá no dia 5 de dezembro, domingo, às 11h30 da manhã, um mês após a partida de Nelson, quando tocaremos obras de Villa-Lobos, Cláudio Santoro, Liszt e Chopin.
Este será o primeiro concerto presencial na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano depois desse longo e trágico período de pandemia.
A entrada é franca, mas pedimos que tragam um brinquedo novo a ser doado para o Natal das crianças do ITACI – Instituto do Tratamento do Câncer Infantil, ligado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
O concerto será realizado em uma área coberta, em espaço aberto, no belo parque da Fundação, com direito a manobrista. Todos os protocolos de segurança serão respeitados.
Nossos concertos em 2021 foram realizados on-line, com difusão pelo YouTube. Em função dessa homenagem, o recital com o pianista Cirstian Budu, que encerra nossa temporada, será transmitido no dia 12 de dezembro.
Contamos com a participação de todas e todos. Até lá!
Comentários
Postar um comentário