COMPANHIA DE DANÇAS DE DIADEMA COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DA DANÇA E ANIVERSÁRIO DE 27 ANOS COM ESPETÁCULOS GRATUITOS NO TEATRO CLARA NUNES.
Comemorando o Dia Internacional da Dança (29 de abril), a Companhia de Danças de Diadema apresenta dois espetáculos de seu repertório, no Teatro Clara Nunes - Centro Cultural Diadema. Trata-se do infantil Crocodilo Embaixo da Cama e de SCinestesia, respectivamente nos dias 29 de abril (sexta, às 15h) e 30 de abril (sábado, às 20h). Os ingressos são gratuitos com distribuição no local, 30 minutos antes das sessões. Após cada apresentação, os integrantes participam de bate-papo com o público.
Ainda no dia 29 de abril, acontece o evento do Múltipla Cias de Dança SP - movimento unificado das companhias de dança do Estado - que realiza ações simultâneas em várias cidades em comemoração o Dia Internacional da Dança. Em Diadema, a programação traz a performance Espectro de Nós (Grupo Divinadança / São Paulo), às 19h30, no saguão do Teatro Clara Nunes, e abertura no palco com a Companhia de Danças de Diadema e o trabalho 1+ Um (de Henrique Rodovalho), às 20h. Na sequência, outras produções locais: Vozes da Dor (de Penélope Hartvite, com a Cia. de Dança NR) e Riso Triste (com coreografia e interpretação de Arlene Ramos). O paulistano Divinadança encerra o evento com Porto Inseguro (de Andrea Pivatto) e Estranho Lugar (de Igor Vieira).
A Companhia de Danças de Diadema - que comemora seu 27º aniversário em 1º de maio de 2022 - tem apoio da Prefeitura do Município de Diadema, Secretaria de Cultura de Diadema e Associação Projeto Brasileiro de Dança.
Crocodilo Embaixo da Cama
Foto: Fábio Vera Cruz
Com coreografia de Clébio Oliveira e direção geral de Ana Bottosso, o espetáculo foi concebido em 2021, durante a pandemia. Pela ótica infantil, Crocodilo Embaixo da Cama é uma viagem poética sobre o nosso tempo, sobre a pandemia, sobre nossas condições mentais que, diante de algo desconhecido, pode desencadear monstros, sejamos crianças ou adultos. O enredo explora o imaginário infantil, repleto de bichos, fantasmas e monstros que provocam medo a qualquer hora do dia, principalmente na hora de dormir. Medos e fobias fazem parte do desenvolvimento da criança, da descoberta do mundo, do discernimento real e fantasia, mas o que acontece quando esse imaginário é afetado por uma pandemia assustadora? Como seria enxergar o mundo atual pela ótica infantil? Como fica o estado mental da criança nesse momento? Quais as reflexões, expressões e reações da criança ao se defrontar com o desconhecido?
FICHA TÉCNICA - Direção geral: Ana Bottosso. Criação coreográfica, pesquisa de material cênico: Clébio Oliveira. Bailarinos criadores: Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Guilherme Nunes, Leonardo Carvajal, Noemi Esteves, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves. Ligth designer: Mirella Brandi. Música original: Matresanch. Concepção e confecção de figurino: Salomé Abdala. Assistência de confecção de figurino: Felipe Lemos. Assistente de direção e produção administrativa: Ton Carbones. Assistência de coreografia: Carolini Piovani. Assistência de ensaio: Zezinho Alves. Aderecistas: Marcos Sanchez e Patrícia Lopes. Técnico de luz: Luan Vinícius. Professores de dança clássica: Márcio Rongetti e Paulo Vinícius. Professor de dança moderna: Reinaldo Soares. Professores de dança contemporânea: Ana Bottosso e Ton Carbones. Condicionamento físico: Carolini Piovani. Orientação de Yoga: Daniele Santos. Professor de View Points: Bruno de Oliveira. Professora convidada: Daniela Moraes (improvisação). Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Assistência de comunicação: Cristina Ávila. Assistência de produção e sonoplastia: Jehn Sales.
1 + Um
Foto: Silvia Machado
Partindo de mais um desenvolvimento técnico de movimento dentro do estilo próprio que o coreógrafo Henrique Rodovalho trabalha, este duo foi criado especialmente para a Companhia de Danças de Diadema. A coreografia foi criada como parte do espetáculo por+vir (2015), quando nove coreógrafos, que já haviam criado para a Companhia, foram chamados para trazer novas experiências para a dança contemporânea, pela sua ótica. Assim, 1 + Um foi concebido por Rodovalho a partir de diferenças no pensar e no mover dos bailarinos, com detalhes próprios de cada um, mas, sobretudo, com muita qualidade e virtuosismo de ambos, resultando numa possibilidade de relação e por vezes de desejo.
FICHA TÉCNICA - Direção geral: Ana Bottosso. Coreografia: Henrique Rodovalho. Bailarinos: Ton Carbones e Carolini Piovani. Assistência de direção e produção administrativa: Ton Carbones. Assistência de coreografia: Carolini Piovani. Assistência de ensaios: Zezinho Alves. Concepção de luz: Henrique Rodovalho. Sonoplastia e assistência de produção: Jehn Sales. Figurino: o elenco. Professores de dança clássica: Márcio Rongetti e Paulo Vinícius. Professor de dança moderna: Reinaldo Soares. Professores de dança contemporânea: Ana Bottosso e Ton Carbones. Professor de View Points: Bruno Oliveira. Professora convidada - Improvisação: Daniela Moraes. Condicionamento físico: Carolini Piovani. Orientação de Yoga: Daniele Santos. Assessoria de Imprensa: Verbena Comunicação. Assistência de comunicação: Cristina Ávila. Duração: 10 min. Indicação etária: livre.
SCinestesia
Foto: Silvia Machado
Com direção geral e concepção coreográfica de Ana Bottosso, a obra transita pelo universo surrealista, associado às possibilidades de integração entre dança contemporânea, teatro, música e artes visuais. Ana também assina a dramaturgia cênica, junto com o ator-performer Matteo Bonfitto, e a montagem conta ainda com participação de Luciano Sallun na criação da trilha sonora. A animação surrealista “Tango”, do polonês Zbigniew Rybczynski, foi a principal inspiração para a Companhia. O título SCinestesia surge dos diferentes significados das palavras sinestesia (mistura de sentidos) e cinestesia (conjunto de sensações que torna possível perceber os movimentos musculares). No palco, as possibilidades se multiplicam a cada repetição de hábitos corriqueiros, que podem ser parecidos, mas nunca iguais. Como em um processo de causa e efeito, ação e reação tudo pode se modificar a partir da mínima desordem, do inesperado, do acaso da vida.
FICHA TÉCNICA - Direção geral e concepção coreográfica: Ana Bottosso. Dramaturgia cênica: Ana Bottosso e Matteo Bonfitto. Intérpretes colaboradores: Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Guilherme Nunes, Leonardo Carvajal, Noemi Esteves, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves. Assistência de direção e produção administrativa: Ton Carbones. Assistência de coreografia: Carolini Piovani. Assistente de ensaio: Zezinho Alves. Concepção musical: Luciano Sallun. Desenho de luz: Alexandre Zullu e Ana Bottosso. Técnico de luz: Luan Vinícius. Cenografia e adereços cênicos: Júlio Dojcsar. Figurinos: Bruna Recchia. Confecção de figurinos: Zezé de Castro. Art designer: Tono Guimarães. Professores de dança clássica: Márcio Rongetti e Paulo Vinícius. Professor de dança moderna: Reinaldo Soares. Professores de dança contemporânea: Ana Bottosso e Ton Carbones. Condicionamento físico: Carolini Piovani. Orientação em Yoga: Daniele Santos. Professor de View Points: Bruno de Oliveira. Professora convidada: Daniela Moraes (improvisação). Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Assistência de comunicação: Cristina Ávila. Assistência de produção e sonoplastia: Jehn Sales.
Serviço
Companhia de Danças de Diadema
29 de abril. Sexta-feira, às 15h
Infantil/dança: Crocodilo Embaixo da Cama
Duração: 37 min. Indicação etária: Livre.
29 de abril. Sexta, a partir das 19h30
Evento: Múltipla Cias de Dança SP
Coreografia: 1 + Um
Duração: 10 minutos. Classificação: Livre.
Participam também do evento: Grupo Divinadança, Cia. de Dança NR e Arlene Ramos.
30 de abril - sábado, às 20h
Espetáculo/dança: SCinestesiaDuração: 60 min. Indicação etária: 14 anos.
Teatro Clara Nunes | Centro Cultural Diadema
Praça da Moça, 300 - Centro. Diadema/SP.
Tel: (11) 4056-3366. Capacidade: 377 lugares.
Ingressos: Grátis - distribuição 30 minutos antes das sessões.
Haverá bate-papo com o público após cada apresentação.
Comentários
Postar um comentário